Cultivando diálogos sobre a Amazônia para além de suas fronteiras
📸 Bibiana Garrido / IPAM
Últimos lançamentos
Sobre o Amazoniar
📸 Bruno Kelly
O verbo “Amazoniar” simboliza o ato de se envolver, aprender e participar ativamente na promoção e proteção da cultura, da biodiversidade e de questões ambientais da Amazônia. Lançado em 2019, o Amazoniar é uma iniciativa do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) para promover um diálogo mundial sobre o bioma.

Temos o objetivo de ser um canal de conhecimento e um palco para a comunidade global interessada em mergulhar em diferentes características da região. Através de uma abordagem cultural, informativa e artística, visamos informar, atrair, provocar, inspirar e conscientizar. Esse conceito nos guia em diversas frentes de atividades e práticas, como:

  1. Integração e Diálogo: promovemos a interação inclusiva e o diálogo aberto entre diversas comunidades e disciplinas, visando a compreensão e cooperação em torno dos temas da Amazônia;
  2. Conscientização Ambiental: atuamos na sensibilização sobre a importância da Amazônia para o clima e meio ambiente globais, destacando questões como desmatamento, biodiversidade, mudanças climáticas e direitos humanos;
  3. Cultura e Preservação: nos engajamos na preservação, valorização e reconhecimento das culturas amazônicas, respeitando tradições, valores e direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, agricultores familiares, entre muitos outros;
  4. Imersão e Estudo: promovemos informação imersiva e estudos da floresta amazônica, destacando sua complexidade e saberes únicos.

O Amazoniar é um movimento em direção a um futuro onde a Amazônia é compreendida, respeitada e preservada. Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada de conhecimento, diálogo e ação por este rico bioma e pelas pessoas que nele vivem. Juntos, podemos ser atores de grandes mudanças.

Atividades anteriores
Recomendação de leitura

Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Europeia

Quem somos
O Amazoniar possui uma rede extensa de colaboradores e parceiros que possibilitam alcançarmos novos patamares.

Embora nossa jornada seja enriquecida por muitas mãos e mentes, temos uma equipe recorrente que forma o núcleo do nosso projeto, a espinha dorsal do nosso dia a dia. Cada um traz consigo sua expertise única, com paixão e compromisso que nos impulsiona para frente.

Lucas Ramos

Gestor e idealizador do Amazoniar

Criado na Amazônia e adotado pelo Cerrado, é Mestre em Gestão de Indústrias Criativas na área da arte, cultura e educação. Defende globalmente a sustentabilidade por meio da comunicação inclusiva e da informação de qualidade. Um historiador que se tornou fotógrafo, é fascinado por saberes e métodos tradicionais bem como por tecnologias contemporâneas e procura contemplar ambos em seus trabalhos.

Olivia Zerbini

Pesquisadora do Amazoniar

Administradora Pública de formação, é analista de pesquisa no IPAM desde 2020. No Amazoniar, seu projeto queridinho, atua como apoio técnico-científico, na construção de parcerias e na formação de narrativas que traduzem a ciência para uma linguagem acessível. Para além do sonho de furar bolhas e engajar diferentes públicos no combate às mudanças climáticas e desigualdades socioambientais, atua nas áreas de sociobioeconomia e comércio internacional aliado à preservação dos biomas brasileiros.

Sara Leal

Jornalista

É atual coordenadora de comunicação do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Nascida no Cerrado e apaixonada pela Amazônia, acredita que o diálogo, com base na ciência e na informação, será chave para a construção de um futuro onde os seres possam dividir um mundo habitável.

Lays Ushirobira

Comunicadora do Amazoniar

Jornalista latinoamericana feminista, atua em comunicação para o desenvolvimento, construção de movimentos e campanhas de advocacy para a justiça climática e econômica. Apaixonada por ouvir e contar histórias que inspiram mudanças sistêmicas, trabalhou com ONGs e OSCs em educação, justiça fiscal e direitos socioambientais.

Maria Garcia

Analista de rede social

Produtora de conteúdo para as redes sociais do IPAM, é uma soteropolitana que vive em Brasília, jornalista e já atuou em diversas áreas da comunicação (entre elas redação, assessoria de imprensa e gestão de redes sociais). Todo o seu empenho profissional, no entanto, deságua na comunicação e no engajamento do público para os temas ligados à sustentabilidade e direitos humanos. Também é mestre em Relações Internacionais.

Supervisão

Paulo Moutinho

PhD, cientista sênior e cofundador do IPAM

Ecologista que estuda os impactos do desmatamento nas mudanças climáticas e nos habitantes do planeta. Trabalha na Amazônia brasileira há mais de 30 anos e defende o reconhecimento da riqueza da floresta conservada, buscando maneiras de combater a desesperança ambiental.

Marcelo Freitas

Gerente de Comunicação do IPAM

Jornalista com pós-graduação em marketing, trabalhou em rádio, televisão, jornal e assessoria de imprensa até ser içado pelo terceiro setor. Acredita que a comunicação exerce um papel estratégico para dar respostas e construir soluções para as questões climáticas e ambientais.

Contato
Gostou do nosso conteúdo?
Inscreva-se na Newsletter do Amazoniar e fique por dentro de todas as atualizações, histórias e insights sobre a Amazônia.
📸 Bibiana Garrido / IPAM
Contribua para a nossa missão!
Envie suas perguntas e sugestões para a equipe do Amazoniar. Sua voz é essencial para enriquecer este projeto!