Acordo entre UE e Mercosul deve considerar, acima de tudo, a vida

8 de fevereiro de 2023 | Notícias

fev 8, 2023 | Notícias

Por Sara Leal*

“É preciso levar em consideração, acima de tudo, a vida. Porque de diversos territórios que eles [União Europeia] vão adquirir produtos, muita gente morreu e ainda está morrendo pela ganância de um desenvolvimento desenfreado sem pensar no equilíbrio climático, no desenvolvimento social, e em uma possibilidade de continuação dessas pessoas que aqui estão”, afirma Kátia Penha da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), sobre as negociações do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

A frase foi dita durante uma série de consultas e entrevistas realizadas entre julho e agosto de 2022 pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em parceria com a Fern e o ISA (Instituto Socioambiental).

Foram ouvidos representantes de organizações, coletivos e comunidades indígenas e tradicionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai, totalizando 22 pessoas de 20 organizações locais participantes nos encontros.

Como resultado dessas consultas, o IPAM lançou uma série de quatro entrevistas, realizadas no âmbito do projeto Amazoniar, com convidados de diferentes organizações da Argentina, Brasil e Paraguai. O objetivo é dar voz às populações que serão diretamente – e indiretamente – afetadas pelo tratado e às suas preocupações em relação às consequências caso este seja aprovado.

“É necessário olhar para as causas indígenas mais [como] causas emergenciais, pois elas são de todos nós. Só pisando nas áreas indígenas que eles [negociadores] entenderiam e sentiriam na pele”, afirma Erileide Guarani-Kaiowá, do Povo Guarani-Kaiowá.

Assista aos destaques das entrevistas de Erileide Guarani-Kaiowá e Kátia Penha.

Leia a transcrição completa da entrevista de Erileide Guarani-Kaiowá e Kátia Penha.

Leia o policy brief, documento que resume os principais temas abordados durante as consultas, clicando aqui.

Datas de lançamento dos episódios e respectivos entrevistados:

1. Sergio Rojas (CONAMI Chaco – Conselho Nacional de Mulheres Indígenas, Argentina) – publicação em 01/02 vídeo | transcrição completa da entrevista

2. Kátia Penha (CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e Erileide Guarani Kaiowá (Povo Guarani Kaiowá) – publicação em 08/02 vídeo | transcrição completa da entrevista de Kátia Penha  e Erileide Guarani-Kaiowá

3. Ana Romero, Unión Juvenil Indígena del Paraguay – publicação em 15/02

4. Julio Xapuri – Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e Ana Paula Santos Souza – Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) – publicação em 23/02

 

*Jornalista no IPAM, sara.pereira@ipam.org.br



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also