IPAM disponibiliza série completa do Amazoniar sobre grilagem na Amazônia

13 de novembro de 2023 | Amazoniar (PT), Notícias

nov 13, 2023 | Amazoniar (PT), Notícias

Lays Ushirobira*

A série de vídeos do Amazoniar sobre grilagem na Amazônia já está inteiramente disponível no canal de YouTube do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Lançada em agosto, a série conta com cinco episódios e tem como objetivo desvendar como a grilagem acontece na prática, quais são seus impactos na Amazônia e no mundo, e o que pode ser feito para combater esse crime.

“Uma das missões do Amazoniar é democratizar informações sobre a Amazônia e não poderíamos deixar de abordar a grilagem, que é atualmente uma das principais causas do desmatamento na região”, diz Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar. “A série oferece um olhar descomplicado sobre o tema, desde sua definição até as ações para combatê-lo, que podem ser tomadas por governos, empresas, sociedade civil e comunidade internacional. Juntos, podemos entender melhor o cenário e contribuir para um futuro sustentável, reforçando a responsabilidade compartilhada de proteger a Amazônia.”

Veja a série completa sobre grilagem na Amazônia

Episódio #1: O que é grilagem?

A grilagem – nome dado à apropriação ilegal de terras públicas – está diretamente relacionada aos recordes de desmatamento na Amazônia. Foram nessas áreas, que são patrimônio público, onde ocorreu mais da metade do desmatamento do bioma entre 2019 e 2021, de acordo com análises do IPAM. O primeiro episódio fala sobre a origem do termo, como esse crime acontece na prática e a destinação de florestas públicas não destinadas (FPNDs) como medida para combatê-lo.

Episódio #2: Cadastro Ambiental Rural, a caixinha de grilos dos dias atuais

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico dos imóveis rurais de todo o país, essencial para a regularização ambiental. Criado para aumentar o acesso às informações florestais, ele é um instrumento que pode contribuir para a fiscalização de práticas ilegais, incluindo o desmatamento. No entanto, ele vem sendo utilizado indevidamente para a apropriação ilegal de terras públicas. No segundo episódio da série, o Amazoniar comenta formas de evitar o uso fraudulento do CAR por grileiros.

Episódio #3: Medidas para combater a grilagem na Amazônia

Para acabar com a grilagem, é fundamental que haja ações coordenadas entre governos de todos os níveis, setor produtivo e sociedade civil. O terceiro episódio traz cinco medidas para combater a grilagem: cancelamento dos registros de imóveis rurais irregulares com sobreposição às FPNDs; destinação das FPNDs; fortalecimento da fiscalização e da punição aos grileiros; implementação e aprimoramento de mecanismos de rastreabilidade; e apoio à iniciativa popular Amazônia de Pé.

Episódio #4: Como a grilagem afeta a segurança alimentar?

A segurança alimentar – ou seja, o direito à alimentação em quantidade e com qualidade para manter uma vida saudável – corre grande risco com o avanço da grilagem na Amazônia. Isso porque a apropriação ilegal de terras públicas contribui significativamente para as mudanças climáticas, afetando também a produção de alimentos no Brasil. O quarto episódio da série destaca a importância de mudar a forma como se produz e consome alimentos no país e as alternativas para incentivar a produção sustentável de alimentos.

Episódio #5: O papel da comunidade internacional no combate à grilagem

Da prevenção ao fomento da grilagem pelos mercados e investidores à implementação e fortalecimento da rastreabilidade em cadeias de suprimento, a comunidade internacional também pode contribuir para o combate à grilagem na Amazônia. No quinto e último episódio da série, a equipe do Amazoniar comenta o papel da comunidade internacional nesta luta.

16/11: Participe do bate-papo ao vivo sobre grilagem

Na quinta-feira (16/11), às 10h, a equipe do Amazoniar organizará um bate-papo ao vivo entre Alcilene Cardoso, pesquisadora do IPAM e apresentadora da série, e César Tenório, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Na ocasião, os especialistas vão comentar os principais pontos tratados na série e responder às perguntas do público, recebidas através das redes sociais do IPAM. O evento é aberto a todos e não é necessária inscrição prévia para participar.

Sobre o Amazoniar

O Amazoniar é uma iniciativa do IPAM para promover um diálogo global sobre a Amazônia e sua importância para as relações do Brasil com o mundo. Nos ciclos anteriores, foram organizados diálogos sobre as relações comerciais entre Brasil e Europa; o papel dos povos indígenas no desenvolvimento sustentável da região e sua contribuição para a ciência e a cultura; e o engajamento da juventude pela floresta e seus povos nas eleições de 2022.

Com a proposta de levar a Amazônia para além de suas fronteiras, o Amazoniar já realizou projetos especiais, como um concurso de fotografia, cujas obras selecionadas foram expostas nas ruas de Glasgow, na Escócia, durante a COP 26; uma série de curtas que compôs a exposição “Fruturos – Amazônia do Amanhã”, do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; além das cartilhas Cenários possíveis para a Amazônia no contexto das eleições brasileiras de 2022 e Soluções para o desmatamento na Amazônia. A iniciativa também produziu uma série de entrevistas e um minidocumentário com representantes de comunidades tradicionais durante as negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.

Para fazer parte do diálogo global sobre a Amazônia, inscreva-se na newsletter do Amazoniar.

 

*Jornalista e consultora de comunicação do IPAM



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also