Protocolo quioto, o que é protocolo de quioto, porque lugares como florestas tem mais chuvas?, credito de carbono, redd, mudanças climáticas globais, o que é efeito estufa, protocolo de kyoto
Protocolo de Quioto, Ipam, Efeito Estufa, Mercado de Carbono, Recuperação de áreas degradadas, Mudanças Climáticas, Crédito de Carbono, Mudanças Globais climáticas
IPAM Amazônia | Desenvolvimento sustentável da Amazônia pelo crescimento econômico, justiça social e proteção da integridade de seus ecossistemas.
No IPAM, você vai encontrar pessoas apaixonadas por todos os setores da vida, e vai trabalhar em conjunto para tornar a Amazônia um pouco melhor a cada dia. Caso não se encaixe nas alternativas disponíveis, deixe registrado seus dados em nosso Banco de Currículos.
Vagas
Contratação de consultoria especializada do tipo Pessoa Jurídica para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema para gerenciamento e análise para acompanhamento técnico como ferramenta para serviço de assistência técnica e extensão rural incluindo Treinamentos e Consultorias sobre uso do sistema e suas funcionalidades. Enviar proposta até o dia 31/03/2023.
TERMO DE REFERÊNCIA 09.2023.95676
OBJETIVO: Contratação de consultoria especializada do tipo Pessoa Jurídica para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema para gerenciamento e análise para acompanhamento técnico como ferramenta para serviço de assistência técnica e extensão rural incluindo Treinamentos e Consultorias sobre uso do sistema e suas funcionalidades.
TIPO DE CONTRATAÇÃO: Consultoria Pessoa Jurídica.
PERÍODO DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: até 31/03/2023
PERÍODO DE EXECUÇÃO: maio de 2023 a setembro de 2023.
I – OBJETIVO GERAL
O presente Termo de Referência visa selecionar Pessoa Jurídica (PJ) para o DESENVOLVIMENTO, MANUTENÇÃO E SUPORTE DE SISTEMA PARA GERENCIAMENTO E ANÁLISE PARA ACOMPANHAMENTO técnico como ferramenta de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural remota na modalidade híbrida acessível através de WEBSITE E APLICATIVO MOBILE.
II – PRODUTOS E ATIVIDADES.
ATIVIDADES:
a) Desenvolver Plataforma para Assistência Técnica, implementando funcionalidades de gestão e acompanhamento das atividades relacionadas à assistência técnica rural em ambientes: Web e Mobile.
b) Desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicativo mobile em versões IOS, ANDROID, E WEB APP, COM SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS PARA ACOMPANHAMENTO técnico como ferramenta de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural remota na modalidade híbrida (presencial e remota).
c) Desenvolver funcionalidades de planejamento, sistematização, acompanhamento e disseminação de informações das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER de forma integrada;
d) Modelar e implementar um banco de dados com dados geoespacializados com suporte às funcionalidades dos aplicativos para a elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR), Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), ATER e Diagnóstico de Cadeias de valor.
e) A plataforma de ATER deve possibilitar a elaboração de indicadores para o assessoramento, monitoramento e avaliação das atividades de ATER, bem como relatórios e gráficos sobre desempenho das atividades desenvolvidas pela Plataforma.
PRODUTOS:
A consultoria deverá entregar os seguintes produtos:
● Produto 1 – Plano de trabalho com previsão de entrega. O plano deverá identificar os trabalhos que serão desenvolvidos, sempre que aplicável associando-os às funcionalidades demandadas;
● Produto 2 – Website criado com interface e funcionalidades adequadas a demandas de assistência técnica, integrado a aplicativo de celular, adequado ao cadastro de agricultores e agricultoras para acessarem o conteúdo técnico e interatividade com profissionais de ATER, bem como atualização e inclusão de conteúdo técnico necessário ao serviço de ATER Híbrida.
● Administrador que permita edição de conteúdo do site;
● Produto 3 – Aplicativo de celular criado com interface e funcionalidades adequadas a demandas de assistência técnica, integrado a aplicativo de celular, adequado ao cadastro de agricultores e agricultoras para acessarem o conteúdo técnico e interatividade com profissionais de ATER, bem como atualização e inclusão de conteúdo técnico necessário ao serviço de ATER Híbrida.
● Produto 4 – Relatório da realização de teste de execução do Website e aplicativo de celular junto a 250 famílias de agricultores e agricultoras da região Transamazônica e Xingu, que devem experimentar as ferramentas de ATER híbrida propostas, em combinação com o serviço de ATER presencial oferecido pelos técnicos do IPAM.
● Produto 5 – Treinamento de equipe técnica indicada pelo IPAM para gerenciar, alimentar e dar suporte ao Website e Aplicativo de Celular a partir do término desta contratação.
– Os produtos deverão ser desenvolvidos com o acompanhamento de um desenvolvedor do IPAM e deverão ser entregues em ambiente de homologação para testes pela equipe do IPAM e outros Parceiros do projeto indicados pelo IPAM.
– Correções identificadas deverão ser realizadas e submetidas novamente em ambiente de homologação para aprovação pelo IPAM. O produto será considerado entregue quando for colocado em ambiente de produção.
– A empresa contratada ficará responsável por colocar o website e aplicativo (objetos deste TR) em produção.
– Depois que o Sistema estiver totalmente em produção, a CONTRATADA deverá fornecer assistência técnica por 6 (seis) meses para resolver quaisquer problemas que surjam relacionados ao funcionamento dos sistemas e das funcionalidades desenvolvidas. Durante este período, apenas a CONTRATADA poderá fazer alterações no código.
– A empresa CONTRATADA ficará responsável por colocar o aplicativo na loja.
III – REQUISITOS DE TECNOLOGIA.
Os requisitos de tecnologia que serão usadas:
Desenvolver aplicativo mobile com Android 6.0 ou superior e IOS usando React Native. Aplicação Web desenvolvido com backend em Nodejs ou Php, frontend em React e mapa com Openlayers. Banco de Dados Relacional PostgreSQL/PostGIS. Gerenciador de mapas Mapserver.
O sistema deve ser desenvolvido em containers usando docker. Separando backend, frontend, banco de dados e Mapserver.
IV – PRAZOS E PAGAMENTOS.
Pela entrega satisfatória dos produtos descritos acima, o IPAM realizará o pagamento após a aprovação dos produtos conforme tabela a seguir.
Produto 1 – Prazo: 30/05/2023 | % Pagamento após aprovação: 10%
Produto 2 – Prazo: 30/06/2023 | % Pagamento após aprovação: 20%
Produto 3 – Prazo: 30/07/2023 | % Pagamento após aprovação: 20%
Produto 4 – Prazo: 30/08/2023 | % Pagamento após aprovação: 20%
Produto 5 – Prazo: 01/09/2023 | % Pagamento após aprovação: 30%
Tota: 100%
V – APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DOS PRODUTOS.
● Na estratégia de execução a CONSULTORIA deverá se reportar aos fiscais do Contrato indicados pelo IPAM.
● Todos os documentos apresentados deverão estar normalizados conforme as normas da ABNT, digitados, impressos e em meio digital nos formatos: .doc e .pdf. Todos os relatórios deverão possuir registro fotográfico, lista de frequência para comprovação de evento, como seminários, reuniões e outros.
● Estão inclusos no custo do contrato, e ocorrerá por conta da CONTRATADA, a remuneração de todos os serviços prestados nesta consultoria, bem como todos os encargos sociais estipulados na legislação fiscal e trabalhista, devendo ser deduzidos, no ato dos pagamentos, os descontos de IRPJ e PCC. Os custos do contrato também incluem a organização e realização de reuniões e oficinas.
● As despesas com passagens aéreas, locomoção, hospedagem, alimentação, comunicação e outras necessárias para a realização dos trabalhos, bem como a aquisição de equipamentos (quando pertinente), pagamento de serviços de terceiros e materiais de consumo necessários para o desenvolvimento dos trabalhos e a consecução dos produtos serão por conta da CONTRATADA.
● A supervisão das atividades da consultoria em qualquer das etapas do trabalho estará a cargo dos fiscais do contrato indicados pela Direção do IPAM, que terá pleno acesso a todas as informações e atividades realizadas para a elaboração dos serviços deste termo de referência.
VI – REQUISITOS TÉCNICOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
● Os requisitos, mínimo e obrigatório para a classificação da empresa, é comprovar que tem em seu quadro profissional equipe técnica com as certificações abaixo relacionadas:
● Enterprise Administration Associate; qualificação para implantação, implementação, manutenção e suporte de sistemas de SIG corporativo.
● Enterprise Geodatabase Management Professional; qualificação para entender os componentes e arquitetura do geodatabase e habilidade em desenvolvimento e manutenção de um ambiente multi-usuário.
● A CONTRATADA deverá apresentar em sua equipe, comprovação de conhecimento técnico em projetos ambientais e SIG corporativo, constando o nome dos profissionais da equipe de trabalho.
● A CONTRATADA deverá apresentar 01 Engenheiro da Computação ou áreas correlatas em sua equipe, comprovando conhecimento técnico em projetos ambientais e SIG corporativo através de diploma de graduação, currículo e o mínimo de 01 atestado técnico constando o nome do profissional indicado na equipe de trabalho.
● A CONTRATADA deverá comprovar ao menos uma participação em projetos corporativos de desenvolvimento de sistemas de informação geográfica para gestão de dados ambientais no âmbito do governo na esfera federal, estadual e/ou municipal, apresentando no mínimo 01 atestado.
VII – REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO.
A CONTRATADA deverá comprovar e estar de acordo com os seguintes termos e requisitos no ato da assinatura do CONTRATO:
● A consultoria deverá estar adimplente com todas suas obrigações fiscais e tributárias.
● Os profissionais integrantes da equipe técnica da CONTRATADA devem fazer parte do quadro permanente da licitante no ato da assinatura do contrato. Havendo, durante a contratualidade, substituição desses profissionais, os substitutos deverão possuir as mesmas condições técnicas dos substituídos, sob pena de rescisão contratual e aplicação das sanções legais.
● A comprovação dos certificados deverá ser feita através da apresentação de cópia autenticada por cartório oficial. Para os certificados solicitados que não seja possível a autenticação, os proponentes devem indicar o endereço, telefone ou o sítio do órgão certificador que permita ao CONTRATANTE apurar a veracidade do certificado apresentado.
● Os profissionais apresentados deverão fornecer “curriculum vitae” assinado para demonstrar a experiência nas tecnologias relacionadas.
● A apresentação do Atestado Técnico solicitados deverá ser feita por meio de cópia autenticada por cartório oficial.
● Apresentação de um plano para realizar manutenção durante um ano após a entrega do produto.
VIII – SUPERVISÃO DO TRABALHO
A supervisão e aceite dos serviços contratados serão de responsabilidade de Elisangela (responsável técnica) e Lucimar Souza (Diretora Adjunta responsável).
IX – Para se Candidatar à Consultoria
Enviar, até o dia 31/03/2023, em formato digital para COMPRAS E CONTRATOS – compras@ipam.org.br, Cc.: elisangela.trzeciak@ipam.org.br com o assunto: TDR. 09.2023.95676 Mecanismo econômico/financeiro AF.
Anexar os seguintes documentos:
● Proposta comercial indicando o aceite dos termos e condições deste Termo de Referência, o valor total do serviço e o nome da pessoa desenvolvedora responsável pelos trabalhos e entregas ao IPAM (Dados da empresa).
● Portfolio da empresa em trabalhos semelhantes.
● Indicação da pessoa desenvolvedora responsável pelo Projeto dentro da empresa.
● CV dos membros que irão compor a equipe, inclusive a pessoa desenvolvedora responsável pelo Projeto, indicando experiência com as tecnologias solicitadas:
● Mínimo de dois anos de experiência em desenvolvimento de plataformas semelhantes, comprovados por meio de certificados ou atestados emitidos por contratantes anteriores, identificados no portfólio e/ou CV (indicação de pessoa responsável em cada empresa citada e contato para checagem de referência será um fator favorável à proposta).
X – DISPOSIÇÕES GERAIS.
● Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
● Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
● Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
● Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
● A CONTRATADA se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da CONTRATANTE, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
● Entregar no prazo os produtos deste instrumento contratual.
XI – DIREITOS AUTORAIS E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.
● Todas as informações e materiais produzidos a partir dos trabalhos objeto deste contrato terão os direitos autorais revertidos para o IPAM e sua reprodução total ou parcial requer expressa autorização do mesmo, inclusive em período posterior ao encerramento do contrato, respeitando- se e reconhecendo-se a propriedade intelectual.
● Para a publicação e produção de material bibliográfico na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações objeto da contratação pela consultoria e sua equipe técnica, deverá ser solicitada previamente autorização da direção do IPAM.
● Fotografias e filmagens devem respeitar as normas referentes ao uso de imagem de unidades de conservação e dos comunitários.
Vagas
Enviar até 24/03/2023 a proposta comercial, em formato digital, para: compras@ipam.org.br com cópia para: administração@conserv.org.br indicando no Assunto “TDR. 12.2023.95985 – Captação de Imagens Audiovisuais”.
TDR 12.2023.95985
Objetivo: Consultoria de audiovisual, para captar imagens (filmagem em terra e imagens aéreas via drone), roteirizar e editar gravações in loco de propriedades rurais e de entrevistas a serem realizadas no município de Barra do Garça e Novo São Joaquim (MT).
Período de inscrições: até 24/03/2023
Enviar para: COMPRAS e CONTRATOS – compras@ipam.org.br e Laís Souza lais.sousa@ipam.org.br
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 27 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O projeto CONSERV (https://conserv.org.br/) é um mecanismo privado, de adesão voluntária, que compensa produtores rurais por conservarem a vegetação nativa em sua propriedade que poderia ser suprimida legalmente. Para o pleno funcionamento do projeto é necessário a interação entre diferentes atividades, desde o levantamento de informações, monitoramento das propriedades contratadas e replicação para o ganho de escala.
Este termo de referência visa contratar consultoria de audiovisual, pessoa jurídica, residente em Cuiabá, Mato Grosso, para captar imagens (filmagem em terra e imagens aéreas via drone) in loco de propriedades rurais e de entrevistas a serem realizadas no município de Barra do Garça e Novo São Joaquim (MT). A consultoria também será responsável por roteirizar as gravações, bem como roteirizar e editar 1 vídeos de até 5 (cinco) minutos sobre o andamento do projeto CONSERV. O vídeo deverá ter duas versões: uma com legendas em inglês, e outra com legendas em português.
Prazos:
– Abertura do Edital: 14 de março de 2023
– Submissão de propostas: até 24 de março de 2023
– Decisão e contratação: 5 de abril de 2023
A consultoria será remunerada por produto, após a aprovação das versões finais pela supervisão técnica, mediante apresentação de nota fiscal eletrônica, no prazo médio de 15 dias após o recebimento da nota fiscal.
Atividades:
A consultoria prevê a realização das seguintes atividades:
* Captação das imagens: filmagem (terra\aéreas, com drone), em alta resolução/qualidade de reprodução, para formação de banco de imagens do IPAM, bem como filmagem de entrevistas a serem realizadas na ocasião. As imagens, inclusive brutas, devem ser entregues ao IPAM e seu uso deve ser exclusivo do Instituto, excetuando casos de pedidos extraordinários e mediante expressa autorização
** Relatório detalhado sobre atividades desenvolvidas, possíveis ajustes e entrega final de vídeo de até 5 (cinco minutos), finalizado nas versões com legendas em inglês, e outra com legendas em português (empresa contratada será responsável por legendar, com revisão do IPAM)
Produtos, Entregas e Pagamentos:
Requisitos:
Sólida experiência na captação de imagens (filmagem) em campo, especialmente na Amazônia e no Cerrado;
Capacidade reconhecida de produção de vídeos;
Ser residente em Cuiabá;
Possuir veículo para deslocamento até Barra do Garça e Novo São Joaquim e equipamentos próprios para a total realização dos serviços elencados no presente edital.
Documentação Necessária:
Propostas devem ser enviadas até o dia 24/03/2023, com as seguintes documentações:
Portfólio e experiência comprovada de trabalhos audiovisuais, preferencialmente ligados ao meio ambiente;
Proposta orçamentária contendo*:
– Valor total da captação de imagens audiovisuais aéreas e em campo (fazendas e entrevistas), roteirização e edição de vídeo (duas versões: uma com legendas em inglês e outra com legendas em português);
– Estimativa de gastos com gasolina durante os deslocamentos;
– Estimativa de gastos com estadia em Barra do Garça e Novo São Joaquim (MT) durante o período previsto por este edital;
– Estimativa de gastos com alimentação (considerar quatro refeições: café, almoço, lanche vespertino e jantar) em Barra do Garça e Novo São Joaquim (MT) durante o período previsto por este edital.
*Obs: os valores deverão aparecer na proposta de maneira discriminada.
Condições do contrato
Contrato com vigência de (3) meses, de pessoa jurídica e sem vínculos trabalhistas com o IPAM.
Orientações para apresentação de proposta:
Aos interessados em realizar os trabalhos previstos nesse Termo de Referência, solicitamos enviar até 24/03/2023 a proposta comercial de consultoria por meio de Pessoa Jurídica, em formato digital, para o Departamento de Compras (compras@ipam.org.br), com cópia para administração@conserv.org.br indicando no Assunto “TDR. 12.2023.95985 – Captação de Imagens Audiovisuais”.
A proposta comercial deverá conter:
Carta de apresentação com linhas gerais da abordagem proposta para cumprir os objetivos conhecimento e experiência no tema (1 a 2 páginas);
Portfólio de trabalhos realizados;
Proposta de valor para consultoria por meio de Pessoa Jurídica. A proposta deve refletir o valor bruto a ser pago pela realização de todas as atividades necessárias para cumprir os objetivos e produtos do Edital.
Os critérios de seleção levarão em conta análise experiência, bem como o valor da consultoria. Não avaliaremos candidaturas enviadas fora do prazo e sem proposta de valor.
Disposições Gerais
Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
A CONTRATADA se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da CONTRATANTE, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
Supervisão do trabalho:
A supervisão técnica será de Marcelo Freitas e Sara Leal.
Vagas
IPAM abre processo de seleção para uma vaga de técnico(a) de apoio a pesquisa na região do Juruá, no estado do Acre. Candidatos(as) devem se cadastrar na vaga pelo endereço: https://bit.ly/técnicopesquisa até dia 21/03/2023.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 27 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM atua em colaboração com dezenas de outras instituições não governamentais e governamentais. Seus pesquisadores e educadores compartilham o compromisso de gerar informações científicas, formar recursos humanos e contribuir para políticas públicas que sirvam de base para um desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
As ações do IPAM são voltadas à preservação das funções dos ecossistemas florestais, à recuperação de paisagens degradadas, à busca por economias sustentáveis e ao combate à injustiça social.
Seus projetos e atividades combinam produção de conhecimento através da produção, organização e disseminação de conteúdo técnico-científico, testa a viabilidade através da construção, implementação e teste de modelos em campo e busca promover a escalabilidade para mudanças em processos decisórios com impacto em larga.
O IPAM atua no estado do Acre desde 1995, e atualmente irá implementar um projeto técnico-científico na Região do Juruá, no estado do Acre, para construir de forma participativa alternativas de uso do solo e recuperação de paisagens degradadas, com foco em áreas da agricultura familiar, de modo a contribuir para a produção de alimentos com geração de renda, qualidade de vida e a conservação dos serviços ecossistêmicos. Para isso, estamos buscando técnicos agrícola para apoiar em atividades relacionadas a implantação das atividades do referido projeto.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção de técnico (a) de apoio a pesquisa, para desenvolver atividades relacionadas a recuperação de áreas degradadas visando melhorar o uso do solo, a diversificação da produção, a melhoria da geração de renda e dos serviços ambientais e ecossistêmicos de imóveis rurais da produção familiar na região do Juruá no Estado do Acre no âmbito do projeto “Recuperando paisagens degradadas: a agricultura familiar contribuindo para a produção de alimentos e geração de serviços ecossistêmicos”.
Atribuições:
Planejamento das atividades de campo junto a equipe e coordenação do projeto;
Atuar como técnico (a) de apoio a pesquisa junto aos projetos do IPAM na região do Juruá no estado do Acre, trabalhando com o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, incluindo a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, organizando a realização de reuniões e outros eventos;
Atuar com o desenvolvimento de sistemas produtivos, planos de restauro e com a implantação de projetos de restauração e sistemas agroflorestais;
Prestar ATER presencial e ATER à distância a famílias e a associações e cooperativas;
Preparar de orçamentos, organizar reuniões e capacitações;
Apoiar na elaboração de relatórios, de atas e memórias das reuniões.
Formação: Ensino Médio – Técnico em Agropecuária, Agrícola, Florestal ou Agroecologia ou Ensino Superior (Formação Recente) nas áreas agronômicas ou florestal.
Requisitos:
Possuir carteira de habilitação, categoria mínima AB;
Ter disponibilidade para viagens de campo;
Residir em Cruzeiro do Sul ou região;
Experiência de trabalhos junto a agricultores familiares;
Experiência na organização, acompanhamento e registros de reuniões;
Domínio na elaboração de relatórios técnicos, elaboração de projetos de créditos rurais e conhecer processos de regularização ambiental e sanitária de empreendimentos rurais;
Experiência com produtores rurais na região amazônica, na realização de experimentos participativos de produção em Sistemas Agroflorestais, culturas anuais e perenes, criação de animais e na utilização de abordagens agroecológicas;
Experiência com modelos produtivos sustentáveis e SAFs, iLPF e técnicas de intensificação da produção pecuária;
Boa organização, pró-atividade, comunicação e capacidade de resolver problemas;
Diferenciais:
Experiência em implantação sistema produtivos diferenciados e sustentáveis de produção e condução de sistemas agroflorestais;
Experiência com assistência técnica a famílias e a empreendimento agroindustriais familiares;
Experiência na regularização ambiental de propriedades rurais.
Benefícios: Salário compatível com mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos (as) devem realizar a inscrição pelo endereço: https://bit.ly/técnicopesquisa até 21/03/2023.
Apenas os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) para entrevista na última semana de março de 2023.
O início do contrato está previsto para abril de 2023.
Vagas
IPAM abre processo de seleção para uma vaga de Analista de Pesquisa na região do Juruá, no estado do Acre. Candidatos(as) devem se cadastrar na vaga pelo endereço: https://bit.ly/analistaacre até dia 21/03/2023.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 27 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM atua em colaboração com dezenas de outras instituições não governamentais e governamentais. Seus pesquisadores e educadores compartilham o compromisso de gerar informações científicas, formar recursos humanos e contribuir para políticas públicas que sirvam de base para um desenvolvimento sustentável para a Amazônia.
As ações do IPAM são voltadas à preservação das funções dos ecossistemas florestais, à recuperação de paisagens degradadas, à busca por economias sustentáveis e ao combate à injustiça social.
Seus projetos e atividades combinam produção de conhecimento através da produção, organização e disseminação de conteúdo técnico-científico, testa a viabilidade através da construção, implementação e teste de modelos em campo e busca promover a escalabilidade para mudanças em processos decisórios com impacto em larga.
O IPAM atua no estado do Acre desde de 1995, e atualmente irá implementar um projeto técnico-científico na região do Juruá, no estado do Acre, para construir de forma participativa alternativas de uso do solo e recuperação de paisagens degradadas, com foco em áreas da agricultura familiar, de modo a contribuir para a produção de alimentos com geração de renda, qualidade de vida e a conservação dos serviços ecossistêmicos. Para isso, estamos buscando um profissional com experiência para atuar nos projetos visando a implantação de alternativas de uso do solo e recuperação de paisagens degradadas na região do Juruá, no estado do Acre.
Atribuições:
O profissional irá atuar no âmbito do projeto “Recuperando paisagens degradadas: a agricultura familiar contribuindo para a produção de alimentos e geração de serviços ecossistêmicos”.
Planejamento das atividades de campo junto a equipe e coordenação do projeto;
Atuar junto aos projetos do IPAM na região do Juruá no estado do Acre, trabalhando com o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar, incluindo a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, organizando a realização de reuniões e outros eventos.
Atuar com o desenvolvimento de sistemas produtivos, planos de restauro e com a implantação de projetos de restauração e sistemas agroflorestais.
Apoiar o desenvolvimento de estratégias e metodologias de ATER presencial e ATER à distância;
Prestar assistência técnica a produtores familiares, bem como a associações e cooperativas;
Estabelecer e manter rede de parcerias locais;
Elaborar relatórios, atas e memórias das reuniões.
Formação: Graduação e/ou Pós-Graduação em ciências agrárias ou áreas correlatas.
Requisitos da vaga:
Graduação e/ou Pós-Graduação em ciências agrárias ou áreas correlatas;
Experiência em liderança de equipe;
Disponibilidade para viagens;
Possuir carteira de habilitação, categoria mínima AB;
Residir em Cruzeiro do Sul ou região;
Experiência de trabalhos junto a agricultores familiares;
Experiência na organização, acompanhamento e registros de reunião;
Domínio na elaboração de relatórios técnicos, elaboração de projetos de créditos rurais e conhecer processo de regularização ambiental e sanitária de empreendimentos rurais;
Experiência com produtores rurais na região amazônica, na realização de experimentos participativos de produção em Sistemas Agroflorestais, culturas anuais e perenes, criação de animais e na utilização de abordagens agroecológicas;
Experiência com modelos produtivos sustentáveis e SAFs, iLPF e técnicas de intensificação da produção pecuária;
Pessoa dinâmica e proativa, com boa desenvoltura no diálogo com o produtor rural.
Benefícios: Salário compatível com mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos (as) devem realizar a inscrição pelo endereço: https://bit.ly/analistaacre até 21/03/2023.
Apenas os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) para entrevista na última semana de março de 2023.
O início do contrato está previsto para abril de 2023.
Vagas
Enviar proposta digital até o dia 28/02/2023 em formato digital para o email: compras@ipam.org.br e elisangela.trzeciak@ipam.org.br com o assunto, “TDR. 09.2023.95676 Mecanismo econômico/financeiro AF”
TDR: 09.2023.95676
OBJETIVO: Contratação de consultoria especializada do tipo Pessoa Jurídica para desenvolvimento, manutenção e suporte em Sistema para gerenciamento e análise para acompanhamento técnico como ferramenta para serviço de assistência técnica e extensão rural incluindo Treinamentos e Consultorias sobre uso do sistema e suas funcionalidades.
TIPO DE CONTRATAÇÃO: Consultoria Pessoa Jurídica.
PERÍODO DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: até 28/02/2023
PERÍODO DE EXECUÇÃO: março de 2023 a dezembro de 2023.
OBJETIVO GERAL.
O presente Termo de Referência visa selecionar pessoa jurídica (PJ) para o DESENVOLVIMENTO, MANUTENÇÃO E SUPORTE DE SISTEMA PARA GERENCIAMENTO E ANÁLISE PARA ACOMPANHAMENTO técnico como ferramenta de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural remota na modalidade híbrida acessível através de WEBSITE E APLICATIVO MOBILE.
PRODUTOS E ATIVIDADES
ATIVIDADES:
Desenvolver Plataforma para Assistência Técnica, implementando funcionalidades de gestão e acompanhamento das atividades relacionadas à assistência técnica rural em ambientes: Web e Mobile.
Desenvolvimento, manutenção e suporte de aplicativo mobile em versões IOS, ANDROID E WEB APP, COM SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS PARA ACOMPANHAMENTO técnico como ferramenta de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural remota na modalidade híbrida (presencial e remota).
Desenvolver funcionalidades de planejamento, sistematização, acompanhamento e disseminação de informações das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER de forma integrada;
Modelar e implementar um banco de dados geográficos com suporte às funcionalidades dos aplicativos para o CAR, PRADAS, ATER e Diagnóstico de Cadeias de valor.
Possibilitar a elaboração de indicadores para o assessoramento, monitoramento e avaliação das atividades de ATER;
Gerar relatórios e gráficos sobre o desempenho das atividades desenvolvidas pela Plataforma.
PRODUTOS:
A consultoria deverá entregar os seguintes produtos:
Produto 1 – Plano de trabalho com previsão de entrega. O plano deverá identificar os trabalhos que serão desenvolvidos, sempre que aplicável associando-os às funcionalidades demandadas;
Produto 2 – Website criado com interface e funcionalidades adequadas a demandas de assistência técnica, integrado a aplicativo de celular, adequado ao cadastro de agricultores e agricultoras para acessarem o conteúdo técnico e interatividade com profissionais de ATER, bem como atualização e inclusão de conteúdo técnico necessário ao serviço de ATER Híbrida.
Administrador que permita edição de conteúdo do site;
Produto 3 – Aplicativo de celular criado com interface e funcionalidades adequadas a demandas de assistência técnica, integrado a aplicativo de celular, adequado ao cadastro de agricultores e agricultoras para acessarem o conteúdo técnico e interatividade com profissionais de ATER, bem como atualização e inclusão de conteúdo técnico necessário ao serviço de ATER Híbrida.
Produto 4 – Relatório da realização de teste de execução do Website e aplicativo de celular junto a 250 famílias de agricultores e agricultoras da região Transamazônica e Xingu, que devem experimentar as ferramentas de ATER híbrida propostas, em combinação com o serviço de ATER presencial oferecido pelos técnicos do IPAM.
Produto 5 – Treinamento de equipe técnica indicada pelo IPAM para gerenciar, alimentar e dar suporte ao Website e Aplicativo de Celular a partir do término desta contratação.
– Os produtos deverão ser desenvolvidos com o acompanhamento de um desenvolvedor do IPAM e deverão ser entregues em ambiente de homologação para testes pela equipe do IPAM e outros Parceiros do projeto indicados pelo IPAM.
– Correções identificadas deverão ser realizadas e submetidas novamente em ambiente de homologação para aprovação pelo IPAM. O produto será considerado entregue quando for colocado em ambiente de produção.
– A empresa contratada ficará responsável por colocar o website e aplicativo (objetos deste TR) em produção.
REQUISITOS DE TECNOLOGIA.
Os requisitos de tecnologia atualmente em uso são:
Aplicativo mobile com Android 6.0 ou superior.Aplicativo Web desenvolvido com API do ArcGIS para JavaScript contendo front end em JavaScript e backend em JAVA;Ferramenta de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional PostgreSQL com PostGIS;
PRAZOS E PAGAMENTOS.
Pela entrega satisfatória dos produtos descritos acima, o IPAM realizará o pagamento após a aprovação dos produtos conforme tabela a seguir.
APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DOS PRODUTOS.
Na estratégia de execução a CONSULTORIA deverá se reportar aos fiscais do Contrato indicados pelo IPAM.
Todos os documentos apresentados deverão estar normalizados conforme as normas da ABNT, digitados, impressos e em meio digital nos formatos: .doc e .pdf. Todos os relatórios deverão possuir registro fotográfico, lista de frequência para comprovação de evento, como seminários, reuniões e outros.
Estão inclusos no custo do contrato, e ocorrerá por conta da CONTRATADA, a remuneração de todos os serviços prestados nesta consultoria, bem como todos os encargos sociais estipulados na legislação fiscal e trabalhista, devendo ser deduzidos, no ato dos pagamentos, os descontos de IRPJ e PCC. Os custos do contrato também incluem a organização e realização de reuniões e oficinas.
As despesas com passagens aéreas, locomoção, hospedagem, alimentação, comunicação e outras necessárias para a realização dos trabalhos, bem como a aquisição de equipamentos (quando pertinente), pagamento de serviços de terceiros e materiais de consumo necessários para o desenvolvimento dos trabalhos e a consecução dos produtos serão por conta da CONTRATADA.
A supervisão das atividades da consultoria em qualquer das etapas do trabalho estará a cargo dos fiscais do contrato indicados pela Direção do IPAM, que terá pleno acesso a todas as informações e atividades realizadas para a elaboração dos serviços deste termo de referência.
REQUISITOS TÉCNICOS E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.
Os requisitos, mínimo e obrigatório para a classificação da empresa, é comprovar que tem em seu quadro profissional equipe técnica com as certificações abaixo relacionadas:
ArcGIS Desktop Professional; qualificação para utilizar uma ampla gama de ferramentas e funcionalidades do ArcGIS para definir e concluir com êxito projetos de SIG complexos.
Enterprise Administration Associate; qualificação para implantação, implementação, manutenção e suporte de sistemas de SIG corporativo.
Enterprise Geodatabase Management Professional; qualificação para entender os componentes e arquitetura do geodatabase e habilidade em desenvolvimento e manutenção de um ambiente multi-usuário.
Web AplicationDeveloperAssociate; qualificação para desenvolvimento de aplicações Web ArcGIS e familiarização com os conceitos de SIG.
A CONTRATADA deverá apresentar os certificados “EsriTechnicalCertification” dos profissionais, devidamente emitidos pela ESRI (Environmental Systems ResearchInstitute), tendo a sua data emissão anterior a publicação desse edital.
A CONTRATADA deverá apresentar em sua equipe, comprovação de conhecimento técnico em projetos ambientais e SIG corporativo, constando o nome dos profissionais da equipe de trabalho.
A CONTRATADA deverá apresentar 01 Engenheiro da Computação ou áreas correlatadas em sua equipe, comprovando conhecimento técnico em projetos ambientais e SIG corporativo através de diploma de graduação, currículo e o mínimo de 01 atestado técnico constando o nome do profissional indicado na equipe de trabalho.
A CONTRATADA deverá comprovar ao menos uma participação em projetos corporativos de desenvolvimento de sistemas de informação geográfica para gestão de dados ambientais no âmbito do governo na esfera federal, estadual e/ou municipal, apresentando no mínimo 01 atestado.
REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO.
A CONTRATADA deverá comprovar e estar de acordo com os seguintes termos e requisitos no ato da assinatura do CONTRATO:
A consultoria deverá estar adimplente com todas suas obrigações fiscais e tributárias.
Os profissionais integrantes da equipe técnica da CONTRATADA devem fazer parte do quadro permanente da licitante no ato da assinatura do contrato. Havendo, durante a contratualidade, substituição desses profissionais, os substitutos deverão possuir as mesmas condições técnicas dos substituídos, sob pena de rescisão contratual e aplicação das sanções legais.
A comprovação dos certificados deverá ser feita através da apresentação de cópia autenticada por cartório oficial. Para os certificados solicitados que não seja possível a autenticação, os proponentes devem indicar o endereço, telefone ou o sítio do órgão certificador que permita ao CONTRATANTE apurar a veracidade do certificado apresentado.
Os profissionais apresentados deverão fornecer “curriculum vitae” assinado para demonstrar a experiência nas tecnologias relacionadas.
A apresentação do Atestado Técnico solicitados deverá ser feita por meio de cópia autenticada por cartório oficial.
Apresentação de um plano para realizar manutenção durante um ano após a entrega do produto.
SUPERVISÃO DO TRABALHO
A supervisão e aceite dos serviços contratados serão de responsabilidade de Elisangela (responsável técnica) e Lucimar Souza (Diretora Adjunta responsável).
Para se Candidatar à Consultoria
Enviar, até o dia 28/02/2023, em formato digital para COMPRAS E CONTRATOS – compras@ipam.org.br, Cc.: elisangela.trzeciak@ipam.org.br com o assunto: TDR. 09.2023.95676 Mecanismo econômico/financeiro AF.
Anexar os seguintes documentos:
Proposta comercial indicando o aceite dos termos e condições deste Termo de Referência, o valor total do serviço e o nome da pessoa desenvolvedora responsável pelos trabalhos e entregas ao IPAM (Dados da empresa).
Portfolio da empresa em trabalhos semelhantes.
Indicação da pessoa desenvolvedora responsável pelo Projeto dentro da empresa.
CV dos membros que irão compor a equipe, inclusive a pessoa desenvolvedora responsável pelo Projeto, indicando experiência com as tecnologias solicitadas:
Mínimo de dois anos de experiência em desenvolvimento de plataformas semelhantes, comprovados por meio de certificados ou atestados emitidos por contratantes anteriores, identificados no portfólio e/ou CV (indicação de pessoa responsável em cada empresa citada e contato para checagem de referência será um fator favorável à proposta).
DISPOSIÇÕES GERAIS.
Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
A CONTRATADA se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da CONTRATANTE, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
Entregar no prazo os produtos deste instrumento contratual.
DIREITOS AUTORAIS E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL.
Todas as informações e materiais produzidos a partir dos trabalhos objeto deste contrato terão os direitos autorais revertidos para o IPAM e sua reprodução total ou parcial requer expressa autorização do mesmo, inclusive em período posterior ao encerramento do contrato, respeitando- se e reconhecendo-se a propriedade intelectual.
Para a publicação e produção de material bibliográfico na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações objeto da contratação pela consultoria e sua equipe técnica, deverá ser solicitada previamente autorização da direção do IPAM.
Fotografias e filmagens devem respeitar as normas referentes ao uso de imagem de unidades de conservação e dos comunitários.