Protocolo quioto, o que é protocolo de quioto, porque lugares como florestas tem mais chuvas?, credito de carbono, redd, mudanças climáticas globais, o que é efeito estufa, protocolo de kyoto
Protocolo de Quioto, Ipam, Efeito Estufa, Mercado de Carbono, Recuperação de áreas degradadas, Mudanças Climáticas, Crédito de Carbono, Mudanças Globais climáticas
IPAM Amazônia | Desenvolvimento sustentável da Amazônia pelo crescimento econômico, justiça social e proteção da integridade de seus ecossistemas.
No IPAM, você vai encontrar pessoas apaixonadas por todos os setores da vida, e vai trabalhar em conjunto para tornar a Amazônia um pouco melhor a cada dia. Caso não se encaixe nas alternativas disponíveis, deixe registrado seus dados em nosso Banco de Currículos.
Vagas
O IPAM seleciona empresa ou consultoria (pessoa jurídica) para acompanhar e executar ações de comunicação voltadas ao projeto “Mapeamento de Comunidades Tradicionais Invisibilizadas – Tô no Mapa”, definidas pela coordenação do departamento de comunicação do IPAM. Pessoas interessadas deverão encaminhar a proposta para o seguinte e-mail*: compras@ipam.org.br, até 12 de março de 2021, com o assunto: “TDR 16.2021.82662 – Consultoria em Comunicação Tô no Mapa”.
Termo de Referência 16.2021.82662
Título: Consultoria em comunicação para o Tô no Mapa.
Objetivo: Consultoria para acompanhar e executar ações de comunicação voltadas ao projeto “Mapeamento de Comunidades Tradicionais Invisibilizadas – Tô no Mapa”.
Período: envio das propostas até às 23h59 (horário de Brasília), do dia 12/3/2021.
Enviar proposta para: compras@ipam.org.br
Assunto do e-mail: “TDR 16.2021.82662 – Consultoria em Comunicação Tô no Mapa”
I – Contexto
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de contribuir para um processo de desenvolvimento da Amazônia que atenda às aspirações sociais e econômicas da população e que mantenha a integridade funcional dos ecossistemas da região.
O Mapeamento de Comunidades Tradicionais “Invisibilizadas” – Tô no Mapa é uma iniciativa desenvolvida pelo IPAM e pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), com aporte do Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos (CEPF/IEB) e da Aliança pelo Clima e Uso da Terra (CLUA), em parceria com a Rede Cerrado.
Dentro do projeto, foi desenvolvido um aplicativo, o “Tô no Mapa”, por meio do qual os Povos e as Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PCTAFs) podem realizar o mapeamento dos seus territórios. O aplicativo permite ainda identificar áreas de uso e reportar ameaças e conflitos.
II – Objetivo
O presente edital tem como propósito selecionar empresa ou consultoria (pessoa jurídica) para acompanhar e executar ações de comunicação voltadas ao projeto “Mapeamento de Comunidades Tradicionais Invisibilizadas – Tô no Mapa”, definidas pela coordenação do departamento de comunicação do IPAM.
III – Atividades com foco no projeto e Produto
– Apoio ao planejamento tático de comunicação para definição de produtos e cronograma de operacionalização;
– Produção, distribuição e monitoramento de conteúdo, como press releases, spot de rádio, texto para materiais gráficos e posts para redes sociais;
– Gerenciamento de fornecedores necessários para a realização de ações do projeto; como acompanhamento de elaboração e envio de kits promocionais; de atualização da cartilha; de nova edição do vídeo de resultados do projeto; entre outros.
– Apoio à organização e à cobertura de eventos relacionados às atividades do projeto, como seminários on-line, oficinas, etc., incluindo fotos e vídeos (stories) simples para redes sociais;
– Gerenciamento da comunicação do projeto junto aos povos e comunidades tradicionais e demais interessados no aplicativo;
– Gerenciamento e execução de plano de atualização dos conteúdos e da página institucional do aplicativo. Exemplos: atualizações em textos do site, na cartilha, FAQ, barra de logomarcas.
• Produto: Relatórios de produtos e acompanhamento das ações de comunicação desenvolvidas no período da contratação.
IV – Condições do contrato
Contrato de consultoria com vigência de quatro (4) meses, de pessoa jurídica e sem vínculos trabalhistas com o IPAM, no escritório de Brasília (DF).
• Período: 25 (vinte e cinco) horas semanais.
• Previsão de início: em março, logo após a assinatura do contrato.
V – Pagamentos
Pagamento fixo mensal, mediante apresentação de nota fiscal e relatório de atividades durante o período.
VI – Perfil requerido:
– Formação em Jornalismo ou cursos correlatos, com experiência comprovada de no mínimo cinco anos;
– Excelente conhecimento da língua portuguesa;
– Capacidade de ler e de se comunicar em inglês;
– Facilidade de comunicação interpessoal e capacidade de trabalhar em equipe;
– Independência e proatividade;
– Organização e capacidade de entregar produtos dentro do prazo.
VII – Perfil desejável:
– Experiência com o terceiro setor;
– Conhecimento sobre temas socioambientais;
– Conhecimento em redes sociais;
– Experiência com SEO e acompanhamento de métricas.
VIII – Para concorrer à vaga
Pessoas interessadas deverão encaminhar a proposta para o seguinte e-mail*: compras@ipam.org.br, até 12 de março de 2021, com o assunto: “TDR 16.2021.82662 – Consultoria em Comunicação Tô no Mapa”.
*O e-mail deve conter:
• Curriculum vitae;
• Portfólio de produtos de comunicação desenvolvidos (cards, textos, planejamento estratégico);
• Proposta de valor.
• Os critérios de seleção levarão em conta análise curricular/experiência, bem como o valor da consultoria.
• Não avaliaremos candidaturas enviadas fora do prazo e sem proposta de valor.
• Apenas candidatos selecionados serão contatados.
IX – Disposições Gerais
– Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
– Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
– Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
– Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
– A CONTRATADA se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da CONTRATANTE, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
X – Supervisão do trabalho
A supervisão técnica será de responsabilidade de Natália Moura.
Vagas
O IPAM procura consultor (pessoa jurídica) para produção de infográficos para relatório de atividades bianual do IPAM. Interessados devem encaminhar a proposta para o e-mail compras@ipam.org.br, até 13 de março de 2021, com o assunto: TDR 14.2021.82618 Consultoria para produção de infográficos.
Termo de Referência 14.2021.82618
Título: Consultoria para produção de infográficos para relatório de atividades bianual do IPAM.
Objetivo: Contratação de empresa ou consultor (a) para produção de infográficos para relatório de atividades bianual do IPAM.
Período: Recebimento das propostas até 13/03.
Enviar para: compras@ipam.org.br
Assunto do e-mail: “TDR 14.2021.82618 Consultoria para produção de infográficos”
I – Consultoria em comunicação
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
II – Objetivo geral da consultoria
O IPAM procura consultor (pessoa jurídica) para produção de infográficos para relatório de atividades bianual do IPAM.
III – Atividades
Infográficos, em português e inglês, com os principais resultados (a tradução será entregue pelo IPAM).
IV – Produtos
Produto único: Infográficos com resumo e principais resultados, em português e inglês, em formato digital, com resolução para web e impressão.
A supervisão e aceite dos serviços contratados serão de responsabilidade de Cristina Amorim (responsável técnica) e Luiz Paulo Maciel (diretor responsável).
V – Perfil da consultoria
– Empresa ou consultor com experiência comprovada no desenvolvimento de infográficos;
– Capacidade comprovada com apresentação de portfólio.
– Capacidade de trabalhar em grupo e de entregar os produtos dentro do prazo.
VI – Prazos e pagamentos
Produto: Entrega e aprovação do produto
Prazo: Até 25/04/2021
Pagamento após aprovação: 100%
VII – Para concorrer
• Interessados devem encaminhar a proposta para o e-mail compras@ipam.org.br, até 13 de março de 2021, com o assunto: TDR 14.2021.82618 Consultoria para produção de infográficos.
• O e-mail deve conter portfolio relacionado ao trabalho e proposta de valor.
• Os critérios de seleção levarão em conta análise de portfolio e experiência, bem como o valor da consultoria.
• Não avaliaremos candidaturas enviadas fora do prazo e sem proposta de valor.
VIII – Disposições gerais
a) Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
b) Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
c) Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
d) Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
e) A Contratada se compromete a utilizar qualquer informação, dados e/ou documentos obtidos da Contratante, ou proporcionados por ela, para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
f) A Contratada se compromete a não transferir ou ceder parcial ou integralmente nenhuma informação ou base de dados providos pelo Contratante, sob possibilidade de responsabilização civil no poder judiciário.
g) Refazer, todo ou em parte, os produtos da consultoria se por ventura não estejam os mesmos na conformidade do que estabelece este contrato e o Termo de Referência, correndo por sua conta as despesas advindas das modificações necessárias;
h) Entregar no prazo o produto deste instrumento contratual.
Vagas
O IPAM procura consultor (pessoa jurídica) para diagramar relatório de atividades bianual do instituto. Interessados devem encaminhar a proposta para o e-mail compras@ipam.org.br, até 13 de março de 2021, com o assunto: TDR 15.2021.82663 Consultoria para diagramação de relatório de atividades..
Termo de Referência 15.2021.82663
Título: Consultoria para diagramação de relatório de atividades
Objetivo: Contratação de empresa ou consultor (a) para diagramar relatório de atividades bianual do instituto.
Período: Recebimento das propostas até 13/03.
Enviar para: compras@ipam.org.br
Assunto do e-mail: TDR 15.2021.82663 Consultoria para diagramação de relatório de atividades.
I – Consultoria em comunicação
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
II – Objetivo geral da consultoria
O IPAM procura consultor (pessoa jurídica) para diagramar relatório de atividades bianual do instituto.
III – Atividades
Diagramação de versões em português e inglês (a tradução será entregue pelo IPAM);
IV – Produtos
Produto 1: Projeto gráfico;
Produto 2: Relatório diagramado, em versões português e inglês, em formato digital, com resolução para web e impressão;
Produto 3: Infográfico em página dupla, com resumo executivo do relatório.
A supervisão e o aceite dos serviços contratados serão de responsabilidade de Cristina Amorim (responsável técnica) e Luiz Paulo Maciel (diretor responsável).
V – Perfil da consultoria
– Empresa ou consultor com experiência comprovada no desenvolvimento de relatórios anuais;
– Capacidade comprovada de criação de layout, com apresentação de portfolio.
– Capacidade de trabalhar em grupo e de entregar os produtos dentro do prazo.
VI – Prazos e pagamentos
Produto: Entrega e aprovação dos produtos
Prazo: Até 25/04/2021
Pagamento após aprovação: 100%
VII – Para concorrer
• Interessados devem encaminhar a proposta para o e-mail compras@ipam.org.br, até 13 de março de 2021, com o assunto: TDR 15.2021.82663 Consultoria para diagramação de relatório de atividades.
• O e-mail deve conter portfolio relacionado ao trabalho e proposta de valor.
• Os critérios de seleção levarão em conta análise de portfolio e experiência, bem como o valor da consultoria.
• Não avaliaremos candidaturas enviadas fora do prazo e sem proposta de valor.
VIII – Disposições gerais
a) Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
b) Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
c) Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
d) Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
e) A Contratada se compromete a utilizar qualquer informação, dados e/ou documentos obtidos da Contratante, ou proporcionados por ela, para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
f) A Contratada se compromete a não transferir ou ceder parcial ou integralmente nenhuma informação ou base de dados providos pelo Contratante, sob possibilidade de responsabilização civil no poder judiciário.
g) Refazer, todo ou em parte, os produtos da consultoria se por ventura não estejam os mesmos na conformidade do que estabelece este contrato e o Termo de Referência, correndo por sua conta as despesas advindas das modificações necessárias;
h) Entregar no prazo o produto deste instrumento contratual.
Vagas
Contratação de consultoria para elaborar curso na modalidade educação a distância (EaD) para gestores de Unidades de Conservação (UCs) sobre o uso da plataforma do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 13/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 13.2021.82600 – Desenvolvimento curso EaD para novo CNUC”.
Termo de Referência – 13.2021.82600
Consultoria para elaborar curso na modalidade educação à distância (EaD) para gestores de Unidades de Conservação (UCs) sobre o uso da plataforma do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC).
Período: inscrições até o dia 13/03/2021
Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 13/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 13.2021.82600 – Desenvolvimento curso EaD para novo CNUC”
ELABORAÇÃO DE CURSO MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA OPERAÇÃO DO CNUC
I. INTRODUÇÃO
O Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) está legalmente instituído pela lei federal nº 9.985, de 18 de junho de 2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). De acordo com art. 50 dessa lei, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) organizará e manterá um Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, com os principais dados de cada UC, incluindo informações sobre espécies ameaçadas de extinção, situação fundiária, recursos hídricos, clima, solos e aspectos culturais e antropológicos, entre outras características relevantes. O MMA também é responsável por divulgar e colocar à disposição do público interessado os dados contidos no CNUC, bem como orientar e capacitar os órgãos gestores federais, estaduais, distritais e municipais para que possam incluir informações sobre as unidades de conservação sob sua gestão no CNUC.
Para cumprimento desta lei, o Departamento de Áreas Protegidas (DAP/MMA) mantém um Sistema, denominado Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) alimentado, mantido e atualizado com a colaboração dos órgãos gestores do SNUC, o que possibilita a inserção, certificação, validação, gerenciamento e disponibilização de informações oficiais sobre as características físicas, biológicas e gerenciais (incluindo dados georreferenciados) das unidades de conservação do SNUC por meio de diferentes perfis de acesso dos usuários. Estas informações alimentam sistemas nacionais e internacionais de áreas protegidas, contribuindo para o monitoramento nacional e global de áreas protegidas e na articulação de ações voltadas para sua gestão, potencializando os benefícios gerados pelas UCs.
Atualmente, o CNUC possui 2.508 Unidades de Conservação federais, estaduais, distritais, municipais e privadas. Este sistema também permite ao DAP/MMA gerenciar e analisar as informações das UCs cadastradas.
II. OBJETIVO
Este Termo de Referência visa contratar serviço Pessoa Jurídica para elaborar curso na modalidade de educação à distância e materiais didáticos de apoio para gestores de Unidades de Conservação (UCs) sobre o uso da plataforma CNUC. O curso será uma ferramenta de treinamento integralmente online e autoguiado (sem tutores). O curso e os materiais didáticos de apoio ficarão permanentemente disponíveis para uso pelos gestores de Unidades de Conservação federais, estaduais, distritais e municipais, incluindo também gestores de reservas privadas (RPPNs).
III. ATIVIDADES E PRODUTOS
1. Elaborar plano de trabalho: detalhar todas as etapas de desenvolvimento dos trabalhos, considerando prazos para validação pelo IPAM e DAP/MMA (PRODUTO 1a).
2. Elaborar proposta de material didático do curso à distância de cadastramento do órgão gestor, perfil de usuário, de unidades de conservação no CNUC e cruzamento de informações:
a) Elaborar proposta pedagógica para estruturação da ementa e do conteúdo (sumário), contendo minimamente os módulos: “Usuário”, “Órgão Gestor”, “Unidade de Conservação 1: Preenchimento do formulário”, “Unidade de Conservação 2: Certificação e Validação”, “Programas, Projetos e Proteção Especial” e “Consultas e Relatórios” (PRODUTO 1b);
b) Desenvolver o conteúdo a partir do sumário aprovado (PRODUTO 2a). Esse conteúdo será a base para o material didático e deverá incluir, além das orientações especificas de utilização da plataforma, a contextualização do CNUC no âmbito do SNUC e a importância de ambos para a conservação e uso sustentável, reconhecimento nacional e internacional e potencialização dos benefícios das UCs;
– Para o desenvolvimento do material didático, deverá ser considerada a versão atualizada da plataforma do CNUC. Como a plataforma ainda está em desenvolvimento, será disponibilizado link para o ambiente de homologação para a empresa selecionada após a assinatura do contrato;
– Também deverão ser considerados os procedimentos normatizados de cadastramento, tanto do órgão gestor como das unidades de conservação, na Portaria nº 380/2005 – MMA, consultando o DAP/MMA para ajustes a procedimentos alterados para formato digital desde a edição da Portaria, entre outros ajustes necessários;
– Utilizar uma linguagem objetiva, ou seja, uma escrita simples e eficiente, para que o público-alvo entenda facilmente a mensagem que se pretende transmitir no material didático;
c) Desenvolver projeto gráfico para o material (PRODUTO 2b);
d) Produzir apostila Guia do Usuário, voltado especificamente à interação do usuário com a plataforma CNUC, com orientações do passo a passo de cada módulo, com imagens das telas da plataforma para facilitar o uso da mesma (PRODUTO 2c);
e) Diagramar o material para o curso EaD a partir do projeto gráfico aprovado (PRODUTO 2d);
f) Produzir um storyboard, contendo os elementos de design instrucional e recursos educacionais utilizados para cada tópico/sessão do curso (PRODUTO 2e);
3. Desenvolver conceito didático e pedagógico, metodologia de ensino e conteúdo digital do curso EaD (PRODUTO 3):
a) O curso EaD de Cadastramento do órgão gestor e de unidades de conservação no CNUC tem por objetivo fortalecer as capacidades dos órgãos gestores e dos gestores de unidades de conservação por meio da disponibilização de orientações para a utilização do CNUC por esses e, assim, garantir que o CNUC disponha de informações qualificadas e atualizadas sobre todo o SNUC;
b) O material-base para a construção do curso encontra-se detalhado no material didático desenvolvido no item 1;
c) O material produzido para o curso será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MMA (tipo Moodle versão 3.8), em uma trilha pedagógica de 32 a 40 horas;
d) O público-alvo do curso serão os órgãos gestores e gestores de unidades de conservação, incluindo proprietários de RPPN, nos níveis federal, estadual e municipal do SNUC;
e) Deverão ser consideradas as seguintes especificações técnicas para o desenvolvimento do curso:
– Utilização de linguagem HTML;
– Curso autoguiado (sem tutores);
– Transmissão dos conteúdos dos módulos por meio de vídeos, animações, infográficos, textos e outros formatos educacionais;
– Breves vídeos introdutórios: 1 videoaula de introdução ao curso; 1 videoaula de introdução a cada módulo;
– Elaboração de vídeos tutoriais com as etapas de cadastramento de órgãos gestores e de UC (elaboração de roteiro para gravação, gravação dos vídeos tutorias, edição dos vídeos tutoriais);
– Questionários no formato “múltipla escolha” para verificação do aprendizado no final de cada módulo, com a disponibilização dos feedbacks das questões corretas e/ou erradas;
– Como sugestão de atividades complementares a serem desenvolvidas, além de leituras e exercícios de fixação, destaca-se a utilização de chats para a troca de conhecimentos sobre as diferentes realidades e fóruns de discussão como espaço de construção coletiva;
– Elaborar um questionário e espaço de avaliação ao final do curso que permita aos participantes avaliar conteúdos, metodologia, elementos didáticos (e outros aspectos a serem definidos em conjunto com a equipe de acompanhamento), bem como dar sugestões de aperfeiçoamento do curso;
f) Para a transferência do curso para a plataforma Moodle do MMA:
– Quanto à transposição de conteúdo para ensino à distância, deve ser em linguagem HTML, contendo imagens, animações, ilustrações, gráficos, vídeos e demais recursos necessários para aplicação e correto funcionamento dos materiais do curso (cadernos de estudo, material complementar de apoio etc.) e recurso página web do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do MMA, de acordo com a definição no planejamento educacional do projeto demandado. O MMA providenciará o acesso da contratada à plataforma Moodle para homologação do curso, conforme sua política de privacidade;
– Realizar, juntamente com o departamento responsável do MMA (DDOC), os testes para validação e funcionamento do curso. Caso seja oportuno, após a realização dos testes iniciais, fazer os ajustes necessários.
g) Em relação à apresentação dos produtos desenvolvidos:
– Desenvolver os conteúdos de maneira que possibilite futuras correções pelo MMA de textos, legendas e imagens em todos os módulos, bem como de forma que sejam compatíveis com os navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e demais softwares necessários para seu pleno funcionamento;
– Os produtos a serem gerados pela consultoria devem ser entregues com nível e linguagem compatível com o objetivo do trabalho. As validações das entregas serão baseadas nos seguintes critérios: pertinência e qualidade de conteúdo, qualidade de linguagem e qualidade de produção e estética;
– Os produtos de texto deverão ser apresentados com capa de identificação, contendo as seguintes informações: nome do (a)consultor (a) ou da empresa em caso de pessoa jurídica, título da consultoria, número do contrato, número e nome dos produtos;
– Os conteúdos de texto deverão ser elaborados em documento formato .docx compatível com o Microsoft Word. Caso existam tabelas, encaminhá-las em documento separado no formato .xlsx compatível com o Excel. No caso de imagens, informar fontes, questões de direitos autorais e encaminhar em formato compatível com .jpg e Adobe Ilustrador;
– O conteúdo de texto final será entregue de forma preliminar para análise e aceite da equipe de acompanhamento do IPAM e DAP/MMA. Havendo necessidade, o responsável pelo desenvolvimento do curso adequará ou corrigirá os produtos conforme acordado entre as partes. A versão final será entregue, de acordo com as especificações acima mencionadas. Qualquer proposta de alteração deverá ser justificada e estará passível de aprovação do IPAM;
– Os documentos técnicos de texto deverão vir em formato digital e impresso, segundo as normas dispostas pela ABNT, fonte 12;
– Todos os elementos digitais devem ser fornecidos em formato aberto, que permita seu uso e sua adaptação;
– O conteúdo digital deve conter cenários, personagens, animações, ilustrações, gráficos, vídeos e demais recursos/elementos necessários, de acordo com as especificidades do conteúdo e definição do planejamento educacional, bem como conter recursos de interatividade para os usuários;
– Deve apresentar locução, legenda e conteúdo das aulas disponibilizado para impressão no ambiente do curso, tradução para libras e áudio descrição de imagens; utilização de exercícios e/ou jogos e testes de revisão e/ou progresso;
– Os vídeos deverão ser editados em sistema de boa qualidade, contendo cortes e transições suaves, efeitos especiais, sonorização, legendas entre outros recursos e traduzidos para libras;
– Cada videoaula deve contemplar os créditos e as logomarcas, imagens e artes ilustrativas do conteúdo do módulo, levando em consideração os direitos autorais;
– Após a edição de cada videoaula, o responsável pelo desenvolvimento do curso deverá apresentá-la, para validação do IPAM e DAP/MMA. O formato desta prova poderá ser em mpeg-2 ou em .avi, em arquivo eletrônico (pen drive) ou DVD;
– Após a validação da videoaula, o produto deverá ser entregue, devidamente corrigido, em formato igual ou superior a: mp-4 de 400 kbps e .flv em média resolução. Nos backups serão fornecidos os arquivos nos formatos: mp-4 de 800 kbps, mpeg-2 de alta resolução com áudio e vídeo fundidos em um único arquivo, DVD em dois arquivos separados áudio e vídeo. Sendo que dois arquivos brutos de cada vídeo-aula serão fornecidos no formato de backup;
– Os vídeos deverão ser gravados obrigatoriamente em formato digital, com resolução de 720×480 linhas ou superior. Tanto os vídeos quanto áudios deverão ser de a máxima qualidade viável e eficiente para transmissão online (ex., YouTube) e em condições diversas de qualidade de internet disponível. Para as gravações em estúdio com o uso do recurso de “chroma key” e ou cenários virtuais, os efeitos não poderão apresentar nenhum tipo de distorção, devendo ser preciso e limpo, e o áudio, isento de ruídos e/ou interferências, perfeitamente sincronizados;
– Todas as imagens e correlatos deverão estar devidamente acompanhados do termo de cessão de uso, caso não seja da própria responsável pelo desenvolvimento do curso, ou com identificação de isenção de royalty. Todos os produtos e serviços gerados por meio deste trabalho, tangíveis e intangíveis, serão de propriedade exclusiva do MMA, ficando garantida a autoria do mesmo;
h) O curso completo hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do MMA deverá se estruturar com, pelo menos, os itens descritos abaixo. Caso pertinente e oportuno, o IPAM poderá solicitar modificações, em comum acordo com a Contratada:
– Apresentação/Tutorial contendo as informações gerais e um tour pela arquitetura das aulas;
– Aulas sequenciais de cada módulo (contendo os vídeos, animações, infográficos, textos e outros formatos educacionais);
– Material de apoio e seus respectivos links para download (cadernos de estudo, bibliografia citada, glossário, leituras complementares, vídeos complementares, sítios web etc.);
– Fóruns de discussão para a troca de experiências e dúvidas entre os participantes;
– Exercícios de fixação, gabaritos, exercícios de reflexão e avaliação do curso.
i) Realizar reuniões semanais com as equipes do IPAM e DAP para acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos e apresentação dos produtos que estiverem sendo entregues, facilitando o esclarecimento de dúvidas, a coleta de subsídios e recomendações ao longo de cada produto, bem como a validação dos produtos entregues.
IV. GARANTIA
A empresa contratada deverá oferecer garantia de seis meses dos produtos aprovados pelo IPAM, sem ônus para o IPAM, a contar da aprovação do último produto aprovado. A garantia será limitada à correção de bugs e problemas relacionados ao conteúdo e apresentação do curso aprovados pelo IPAM, sem o desenvolvimento adicional de funcionalidades ou conteúdo.
Durante a garantia, todas as intervenções no código serão feitas pela empresa contratada. Qualquer alteração feita por pessoa que não esteja a serviço da empresa contratada implicará na perda da garantia restante no contrato.
V. PRAZOS
Todos os produtos deverão ser desenvolvidos e entregues em versão final no prazo máximo de 80 dias, sem ultrapassar 15 de junho de 2021 para entrega final dos produtos, incluindo revisões e ajustes conforme cronograma abaixo:
Produto 1a – plano de trabalho. Prazo: Até 7 dias após início dos trabalhos. Valor: 20%.
Produto 1b – proposta pedagógica. Prazo: Até 15 dias após o início dos trabalhos. Valor: 20%.
Produtos 2a e 2b – conteúdo e projeto gráfico. Prazo: Até 30 dias após início dos trabalhos. Valor: 20%.
Produtos 2c – Guia do Usuário. Prazo: Até 37 dias após o início dos trabalhos. Valor: 20%.
Produtos 2d e 2e – material didático e storyboard. Prazo: Até 45 dias após o início dos trabalhos. Valor: 25%.
Produto 3 – Curso EaD primeira versão para revisões. Prazo: Até 60 dias após o início dos trabalhos. Valor: 35%.
Produto 3 – Curso EaD versão final após revisões e ajustes. Prazo: Até 80 dias após o início dos trabalhos, sem exceder 15 de junho de 2021. Valor: 35%.
A entrega dos produtos deverá considerar o prazo mínimo de 7 dias corridos para avaliação de cada produto pelo IPAM, GIZ e MMA, assim como o tempo adicional necessário para correção e ajustes necessários pela contratada.
A empresa contratada será remunerada após a aprovação das versões finais dos produtos pela Coordenação do Projeto.
Após a aprovação de cada produto, a Coordenação do Projeto solicitará a emissão da nota fiscal. A nota fiscal deverá identificar o número do contrato e o número e descrição (título) do produto. Os pagamentos serão feitos até 15 dias após o recebimento da nota fiscal, em conta bancária registrada no mesmo CNPJ da Contratada.
VII. PERFIL E EXPERIÊNCIA
i. Experiência comprovada de ao menos 5 anos em:
a. Produção de linhas pedagógicas e material didático para cursos técnicos e para gestores públicos;
b. Educação à distância;
c. Design gráfico;
d. Produção audiovisual com especialidade em videoaulas;
e. Outras práticas diretamente relevantes ao conteúdo do Termo de Referência.
ii. A equipe desenvolvedora responsável pelo contrato deverá ter as seguintes habilidades e experiências:
a. Conhecimentos específicos em relação à criação e ao desenvolvimento de cursos na modalidade à distância (EAD);
b. Experiência em linguagem HTML;
c. Experiência no desenvolvimento de projeto gráfico para material didático, elaboração de vídeos, animações, infográficos, textos e outros formatos educacionais;
d. Experiência na elaboração de questionários de avaliação de conteúdo.
iii. Diferenciais da empresa, pessoa desenvolvedora ou de membros da equipe desenvolvedora, indicado em CV:
a. Conhecimento técnico sobre Unidades de Conservação e características de gestão nas esferas federal, estadual ou municipal (ex., conhecimento de terminologias e perfis de gestores);
b. Experiência em prestar serviços para o MMA ou outro órgão gestor de unidades de conservação no Brasil, tão melhor quanto mais próximo ao objeto deste Termo de Referência.
VIII. COMO APRESENTAR PROPOSTA
Aos interessados em realizar os trabalhos previstos nesse Termo de Referência, solicitamos enviar até 13 de março de 2021 a proposta comercial por meio de Pessoa Jurídica, em formato digital, para o Departamento de Compras (compras@ipam.org.br), indicando no Assunto “TDR. 13.2021.82600 – Desenvolvimento curso EaD para novo CNUC”.
i. Proposta comercial indicando o aceite dos termos e condições deste Termo de Referência; o valor total do serviço; o nome da pessoa desenvolvedora responsável pelos trabalhos e entregas ao IPAM, bem como função técnica que desempenhará; nome e função de outros membros da equipe desenvolvedora; estratégia e métodos que serão empregados para garantir as entregas dentro do prazo definido.
ii. Portfolio da empresa em trabalhos semelhantes;
iii. CV da pessoa desenvolvedora responsável;
iv. CV dos membros que comporão a equipe;
v. Mínimo de dois certificados ou atestados de realização de trabalhos semelhantes emitidos por contratantes anteriores, identificados no portfólio e/ou CV;
A proposta deve refletir o valor bruto a ser pago pela realização de todas as atividades necessárias para cumprir os objetivos e produtos do Edital.
IX. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os critérios de seleção levarão em conta análise curricular/experiência, bem como o valor da consultoria. Não avaliaremos candidaturas enviadas fora do prazo e sem proposta de valor.
X. SUPERVISÃO
A supervisão técnica será realizada por Carolina Guyot, analista de pesquisa do IPAM, e a gestão do projeto será realizada por Sylvia Mitraud, Coordenadora do Projeto.
Vagas
Contratação de consultoria em modelagem de emissões por fogo no Cerrado. Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 05/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 11.2021.82537 Modelagem de emissões por fogo no Cerrado”.
Termo de Referência – 11.2021.82547
Contratação de consultoria em modelagem de emissões por fogo no Cerrado.
Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 05/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 11.2021.82537 Modelagem de emissões por fogo no Cerrado”.
I – Contextualização
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
O presente edital tem o propósito de selecionar prestador de consultoria para construção de base de dados para estimativas de emissões por fogo em fitofisionomias do Cerrado.
II – Objetivos da consultoria:
Listar e analisar dados para o modelo de emissões por fogo no Cerrado.
III – As atividades desta consultoria são:
1- Montar base de dados em planilha do Excel integrando os dados das variáveis e dos parâmetros de interesse do modelo de emissões por fogo para fitofisionomias do Cerrado
2- Refinar modelos estatísticos de regressão pré-existentes para estimativa de emissões por combustão de Carbono e outros gases de efeito estufa, com apoio do IPAM
3- Calcular AGB, mortalidade e ganhos (crescimento e recrutamento) a partir de dados brutos a nível de parcelas permanentes, com apoio do IPAM
4- Refinar modelos temporais existentes de perdas e ganhos de Carbono após o fogo, com apoio do IPAM
5- Apoiar a organização e a apresentação dos dados em workshop.
6- Apoiar na elaboração de uma publicação científica relacionada ao modelo de emissões por fogo no Cerrado, com apoio do IPAM.
7- Participar de reuniões com a equipe do projeto SEEG de emissões por fogo.
8- Auxiliar na espacialização de dados e modelos de remoção e emissões de GHG pré-existentes em GEE,
IV – Produtos, prazos e valores:
Produto 1. Base de dados de campo (compartilhados por parceiros) das variáveis e dos parâmetros exigidos para modelos de regressão. Prazo: 30/abr/21.
Produto 2. Modelo de regressão ajustado e validado para estimativa de emissões por combustão. Prazo: 31/jun/21.
Produto 3. Integração dos modelos de emissões por combustão e dinâmica da vegetação nas fitofisionomias do Cerrado. Prazo: 30/ago/21.
V – Perfil do consultor:
– Contratação de pessoa jurídica
– Ter título de mestrado ou doutorado em Ciências florestais, Ecologia ou áreas afins;
– Ter experiência profissional e/ou publicações em dados de estrutura da vegetação e estimativas de biomassa em formações florestais;
– Domínio em análise de dados de inventário florestal e parcelas permanentes com uso de conceitos estatísticos;
– Ter comprometimento com a qualidade dos produtos e prazos.
VI – Forma de Pagamento:
Os trabalhos previstos neste Termo de Referência deverão ser realizados até agosto de 2021. Com entregas dos produtos descritos acima, será dividido em 3 parcelas o valor total da proposta, mediante apresentação de nota fiscal e aprovação do produto pelo IPAM.
VII – Para concorrer à vaga:
• Currículo (até 3 páginas);
• Carta de apresentação da proposta, incluindo proposta comercial;
• Atestado de capacidade técnica para comprovação de experiência profissional (ex., declarações, certificados, contratos).
VIII – Disposições Gerais
1) Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
2) Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
3) Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
4) Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
5) A Contratada se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da Contratante, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
6) Refazer, todo ou em parte, os produtos da consultoria se por ventura não estejam os mesmos na conformidade do que estabelece este contrato e o Termo de Referência, correndo por sua conta as despesas advindas das modificações necessárias;
7) Entregar no prazo o produto deste instrumento contratual.
Vagas
Consultoria para levantamento do banco de dados e modelagem espacial de emissões por fogo na Mata Atlântica e Amazônia. Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 05/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 12.2021.82546 Modelagem de emissões Mata Atlântica e Amazônia”.
Termo de Referência – 12.2021.82546
Contratação de consultoria para levantamento do banco de dados e modelagem espacial de emissões por fogo na Mata Atlântica e Amazônia.
Período: inscrições até o dia 05/03/2021
Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 05/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 12.2021.82546 Modelagem de emissões Mata Atlântica e Amazônia”.
I – Contextualização
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
O presente edital tem o propósito de selecionar prestador de consultoria para construção de base de dados e análise do modelo de estimativas de emissões por fogo para fisionomias florestais da Mata Atlântica e Amazônia.
II – Objetivos da consultoria:
Listar e espacializar dados para o modelo de emissões por fogo na Mata Atlântica e Amazônia.
III – As atividades desta consultoria são:
1- Realizar revisão de literatura sobre estoques de biomassa e necromassa e fatores de combustão em fitofisionomias da Mata Atlântica;
2- Reunir dados coletados em campo de biomassa, necromassa e fatores de combustão através do contato com parceiros e colaboradores do projeto;
3- Montar base de dados em planilha do Excel integrando os dados das variáveis e dos parâmetros de interesse do modelo de emissões por fogo para fisionomias florestais;
4- Refinar modelos estatísticos de regressão pré-existentes para estimativa de necromassa no solo em florestas degradadas e primárias, com apoio do IPAM;
5- Calcular AGB, mortalidade e ganhos (crescimento e recrutamento) a partir de dados brutos a nível de parcelas permanentes, com apoio do IPAM;
6- Refinar modelos existentes de mortalidade tardia e crescimento após o fogo, com apoio do IPAM
7- Apoiar a organização e a apresentação dos dados em workshop;
8- Apoiar na elaboração de uma publicação científica relacionada ao modelo de emissões por fogo, com apoio do IPAM.
9- Participar de reuniões com a equipe do projeto SEEG de emissões por fogo;
10- Auxiliar na espacialização de dados e modelos de remoção e emissões de GHG pré-existentes em GEE.
IV – Produtos, prazos e valores:
Produto 1. Base de dados da literatura sobre estoques de biomassa e necromassa, fatores de combustão, e dados de dinâmica em formações fitofisionomias da Mata Atlântica. Prazo: 30/abr/21.
Produto 2. Modelo de regressão ajustado e validado para estimativa de necromassa e dinâmica da vegetação em formações florestais. Prazo: 02/jun/21.
Produto 3. Espacialização de dados e modelos em GEE. Prazo: 30/ago/21.
V – Perfil do consultor:
– Contratação de pessoa jurídica;
– Ter título de mestrado ou doutorado em Sensoriamento Remoto;
– Ter experiência profissional e publicações em dados de estrutura da vegetação e estimativas de biomassa em formações florestais;
– Domínio de ferramentas de GIS em ambiente de linguagem de programação (e.g. R, python ou GEE);
– Ter comprometimento com a qualidade dos produtos e prazos.
VI – Forma de Pagamento:
Os trabalhos previstos neste Termo de Referência deverão ser realizados até agosto de 2021. Com entregas dos produtos descritos acima, será dividido em 3 parcelas o valor total da proposta, mediante apresentação de nota fiscal e aprovação do produto pelo IPAM.
VII – Para concorrer à vaga:
• Currículo (até 3 páginas);
• Carta de apresentação da proposta, incluindo proposta comercial;
• Atestado de capacidade técnica para comprovação de experiência profissional (ex., declarações, certificados, contratos).
VIII – Disposições Gerais
1) Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
2) Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
3) Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
4) Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
5) A Contratada se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da Contratante, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
6) Refazer, todo ou em parte, os produtos da consultoria se por ventura não estejam os mesmos na conformidade do que estabelece este contrato e o Termo de Referência, correndo por sua conta as despesas advindas das modificações necessárias;
7) Entregar no prazo o produto deste instrumento contratual.
Vagas
O IPAM busca consultor para construção de base de dados e análise do modelo; propostas devem ser enviadas pelo e-mail descrito neste termo até 5 de março de 2021.
Termo de Referência – 10.2021.82530
Período: inscrições até o dia 5/3/2021
Enviar propostas e documentações exigidas até o dia 05/03/2021, em formato digital, para compras@ipam.org.br, com o assunto: “TDR. 10.2021.82530 Consultoria Emissões Fogo Amazônia.
I – Contextualização
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.
O presente edital tem o propósito de selecionar consultoria jurídica para construção de base de dados e análise do modelo de estimativas de emissões por fogo para o bioma Amazônia.
As atividades desta consultoria são:
1- Realizar revisão de literatura sobre estoques de biomassa e necromassa e fatores de combustão em formações florestais, savânicas e campestres da Amazônia.
2- Reunir dados coletados em campo de necromassa, biomassa, fatores de combustão e incremento de estoque de carbono na Amazônia através do contato com parceiros e colaboradores do projeto.
3- Montar base de dados em planilha do Excel integrando os dados das variáveis e dos parâmetros de interesse do modelo de emissões por fogo para a Amazônia.
4- Refinar modelos estatísticos de regressão existentes para estimativa de necromassa em florestas degradadas, secundárias e primárias na Amazônia, com apoio do IPAM.
5- Calcular AGB, mortalidade e ganhos (crescimento e recrutamento) a partir de dados brutos a nível de parcelas permanentes na Amazônia, com apoio do IPAM.
6- Refinar modelos existentes de mortalidade tardia e crescimento após o fogo na Amazônia, com apoio do IPAM.
7- Apoiar a organização e a apresentação dos dados em workshop.
8- Apoiar na elaboração de uma publicação científica relacionada ao modelo de emissões por fogo na Amazônia, com apoio do IPAM.
9- Participar de reuniões com a equipe do projeto SEEG de emissões por fogo.
II – Produtos e prazos:
1. Base de dados da literatura sobre estoques de biomassa e necromassa e fatores de combustão em formações florestais, e savânicas e campestres da Amazônia: 30/4/2021
2. Base de dados de campo (compartilhados por parceiros) das variáveis e dos parâmetros exigidos para modelos de regressão: 31/6/2021
3. Modelo de regressão ajustado e validado para estimativa de necromassa, mortalidade e crescimento em formações florestais: 30/8/2021
III – Perfil do consultor:
– Ter título de doutorado em Ecologia ou áreas afins.
– Ter experiência profissional e publicações em dados de estrutura da vegetação e estimativas de biomassa em formações florestais amazônicas.
– Domínio em análise de dados de inventário florestal e parcelas permanentes com uso de conceitos estatísticos
– Ter comprometimento com a qualidade dos produtos e prazos.
IV – Forma de pagamento:
Os trabalhos previstos neste termo de referência deverão ser realizados até agosto de 2021. Com entregas dos produtos descritos acima, será dividido em 3 parcelas o valor total da proposta, mediante apresentação de nota fiscal e aprovação do produto pelo IPAM.
V – Para concorrer à vaga:
Enviar proposta contendo ao menos os seguintes documentos:
– Currículo (até 3 páginas).
– Carta de apresentação da proposta, incluindo proposta comercial
– Atestado de capacidade técnica para comprovação de experiência profissional (ex., declarações, certificados, contratos)
VI – Disposições Gerais
a) Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
b) Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
c) Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento e no Processo Administrativo referido no preâmbulo, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
d) Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
e) A CONTRATADA se compromete a assinar Termo de Confidencialidade junto ao CONTRATANTE relativo a todo conteúdo relativo à preparação, realização e finalização das atividades previstas no Contrato;
f) Entregar no prazo os produtos deste instrumento contratual.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 15/02/2021, com o Assunto “Pesquisador Tanguro”
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de pesquisador para atuar na coordenação do Projeto Tanguro. O escopo de pesquisa do Projeto Tanguro hoje consiste em entender como a degradação por distúrbios e o desmatamento das florestas localizadas na fronteira agrícola amazônica impactam as relações entre a biodiversidade, os processos ecossistêmicos e a integridade de córregos da região, assim como as trajetórias de florestas e ecossistemas aquáticos ao longo do tempo.
Atribuições:
• Coordenar e executar ações do Projeto Tanguro, liderando as atividades já em andamento e planejando atividades futuras.
• Manter o diálogo com os parceiros dentro e fora do IPAM, incluindo aqueles de instituições internacionais;
• Assessoramento técnico à Diretoria Ciências, sobre os temas relacionados ao Projeto Tanguro;
• Elaboração de projetos de pesquisas, sistematização de dados, análises e documentos sobre os temas abordados no âmbito do Projeto Tanguro;
• Elaboração de projetos e execução de ações relacionadas aos temas de meio ambiente, clima, produção agropecuária e biodiversidade;
• Acompanhamento e monitoramento técnico de execução de projetos;
• Elaboração de Termos de Referências e acompanhamento das entregas de produtos e serviços previstas em contratos de consultoria;
• Organização de eventos, reuniões, debates e oficinas de capacitação de temas relacionados aos projetos realizados e/ou apoiados pelo Instituto;
• Manter articulação e ações cooperadas em parceria com atores da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, dentre outras atividades pertinentes à atuação do IPAM;
• Manter permanente interlocução e atualização das atividades junto aos diretores da área.
Formação: Doutorado em Ecologia, Ciências Ambientais, Biologia, Engenharia Ambiental, Florestal, Geografia ou áreas afins;
Requisitos da vaga:
• Experiência comprovada de trabalho na elaboração, implementação, acompanhamento de programas e/ou projetos de pelo menos um desses temas: desenvolvimento sustentável, biodiversidade, produção agropecuária, meio ambiente, mudança do clima;
• Disponibilidade para viagens nacionais, internacionais e de campo (terrestre, fluvial e aérea), em locais remotos, com pouca comunicação e logística complexa;
• Domínio da linguagem R ou similar;
• Inglês intermediário a avançado (leitura e escrita obrigatórias);
• Disponibilidade para morar em Brasília/DF e flexibilidade para visitar Canarana/MT quando necessário.
Diferenciais:
• Capacidade para colaborar com equipe multidisciplinar;
• Bom relacionamento interpessoal;
• Boa comunicação oral e escrita;
• Domínio de Python, Google Earth Engine, MatLab ou similares;
• Experiência em iniciativas e atividades com atores governamentais, da sociedade civil, da agricultura familiar e/ou do agronegócio.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 15/02/2021, com o Assunto “Pesquisador Tanguro”
Os pré-selecionados serão contatados na última semana de fevereiro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 12/02/2021. Assunto: “Analista de Pesquisa GEO-BSB ”
Os pré-selecionados serão contatados na última semana de fevereiro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
Atualmente, o IPAM é a instituição responsável pelo cálculo das estimativas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil do setor de Mudança de Uso da Terra (MUT) no SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa – http://seeg.eco.br/).
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Analista de Pesquisa para trabalhar no escritório de Brasília (Asa Norte, DF).
Atribuições:
Execução dos cálculos e das análises de estimativas de emissões de GEE no Brasil no setor de MUT no SEEG.
Mapeamento e modelagem de biomassa e estoque de carbono a partir de abordagem multisensor e dados de campo no Brasil.
Elaboração de banco de dados, relatórios e publicações.
Apoio na organização de eventos.
Formação:
Ensino Superior em Ciências Ambientais, Biologia, Geografia, Engenharia Florestal ou Ambiental, Ecologia ou áreas afins. Desejável curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Requisitos da vaga:
Conhecimento médio a avançado em análise de dados espaciais, preferencialmente em ambiente de programação (R e Google Earth Engine);
Ter conhecimento médio a avançado sobre sensoriamento remoto, geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica.Conhecer processo de regularização ambiental e de atividades produtivas rurais;
Experiência trabalhando com produtores rurais na região do Cerrado;
Conhecimento de informática, com preferência em Microsoft Office em ambiente Windows;
Diferenciais:
Experiência em estimativas de emissões de gases de efeito estufa relacionadas a mudança de uso da terra;
Experiência em mapeamento e modelagem de biomassa/estoque de carbono;
Experiência em análises estatísticas;
Capacidade de relacionamento interpessoal;
Capacidade para planejar e realizar projetos e pesquisas;
Ótimo senso de organização;
Capacidade de trabalhar em colaboração dentro de um ambiente de múltiplas equipes;
Inglês avançado a fluente;
Benefícios:
Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato:
O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 12/02/2021, com o Assunto: “Analista de Pesquisa GEO-BSB ”
Os pré-selecionados serão contatados na última semana de fevereiro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV (máximo três páginas) com carta de apresentação e proposta salarial (máximo duas páginas) para curriculo@ipam.org.br, até 15/02/2021, com o Assunto “Pesquisador”.
Edital de vaga para pesquisador
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Pesquisador em Relações Internacionais para atuar diretamente com a Diretoria de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM em nosso escritório de Brasília visando realizar estudos, acompanhar e aportar subsídios técnicos, estratégicos e políticos sobre Acordo Internacionais sobre clima, desenvolvimento de baixas emissões, mercado de carbono e serviços ambientais no âmbito da UNFCCC e outros acordos internacionais relacionados ao tema de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, visando o fortalecimento e a consolidação da atuação do IPAM e de parceiros.
Atribuições:
• Acompanhar e relatar sobre as políticas e tratados internacionais de clima, meio ambiente, desenvolvimento econômico e sustentabilidade em fóruns internacionais como Conferência de Clima, Acordo de Paris, Conversão da Diversidade Biológica, Pacto de Letícia, dentre outros).
• Acompanhar e relatar sobre as organizações, fóruns e acordos bilaterais, multilaterais de mercado dos quais o Brasil é partícipe ou em negociação, como Fórum Econômicos Mundial, OMC, FAO, Acordo BRICS, OCDE, Banco Mundial, Interamericano de Desenvolvimentos, dentre outros;
• Atuar subsidiariamente nas pesquisas e estudos sobre Acordo MercoSul-União Europeia;
• Acompanhar e relatar sobre os acordos e ações da iniciativa privada e plataformas de acreditação de crédito de carbono em âmbito internacional, como o CORSIA, TFS, Emergente, ART-TREES, dentre outros;
• Acompanhar e relatar participação institucional em fóruns nacionais de política climática como o Fórum Brasileiro de Mudança climática;
• Acompanhar e identificar oportunidades de eventos estratégicos e sinergias entre a atuação do IPAM e parceiros, como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Conversão da Diversidade Biológica (CDB);
• Identificar oportunidades de apoios, financiadores bilaterais e multilaterais, filantropia, compradores voluntários e outros mercados de carbono e de serviços ambientais interessados em financiar ou investir em reduções jurisdicionais no desmatamento;
• Apoiar a elaboração e implementação de estratégia de captação de recursos financeiros, identificando potenciais financiadores e investidores para os projetos do IPAM e parceiros;
• Mapear linhas alternativas de investidores, Banco e agências Multilaterais que apoiem agenda de clima, conservação florestal/ambiental, utilizando-se de ativos ambientais dos Estados;
• Elaborar relatórios, notas técnicas, projetos e estratégias para fortalecer a capacidade técnica e estratégica do IPAM e parceiros para atuação internacional nos temas objeto de termo de referência;
• Apoiar na organização de agendas e eventos internacionais sobre os temas de interesse;
• Outros definidos pela Diretoria no âmbito do escopo de atuação.
Formação: Mestrado ou doutorado ou MBA ou pós-graduação latu sensu em Relações Internacionais, Comércio Exterior, Direito Internacional, Economia ou áreas afins.
Requisitos da vaga:
• Experiência de atuação nos temas relacionados ao objetivos e atividades deste edital;
• Fluência em inglês (escrita e oral). Outro idioma é desejável;
• Disponibilidade de viagens nacionais e internacionais.
Diferenciais:
• Experiência de atuação em projetos internacionais;
• Perfil dinâmico, proativo e comunicativo;
• Comunicar-se bem com diferentes atores nacionais e internacionais da sociedade civil, governamentais, iniciativa privada e academia;
• Capacidade de trabalhar em equipe multidisciplinar.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV (máximo três páginas) com carta de apresentação e proposta salarial (máximo duas páginas) para curriculo@ipam.org.br, até 15/02/2021, com o Assunto “Pesquisador”.
Os pré-selecionados serão contatados na primeira semana de março.
Vagas
Vagas para coordenador de projetos e analista de pesquisa. Candidatos devem enviar CV (máximo três páginas) com carta de apresentação e proposta salarial (máximo duas páginas) para curriculo@ipam.org.br, até 27/01/2021.
EDITAL DE VAGA PARA COORDENADOR DE PROJETO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E PARA ANALISTA DE PESQUISA
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para selecionar profissionais que atuarão no Projeto de Cadeias Produtivas Sustentáveis no estado do Maranhão. Ambas com sede no escritório de São Luis.
VAGA 1
Coordenador de projeto de políticas públicas
Atribuições:
• Coordenar e executar ações Projeto de Cadeias Sustentáveis na região de Chapadinha, no Estado do Maranhão;
• Assessoramento técnico à Diretoria de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, sobre os temas relacionados às cadeias produtivas de commodities e da agricultura familiar, e a ligação com as políticas públicas de desenvolvimento sustentável para os biomas a Amazônia e/ou Cerrado;
• Elaboração de pesquisas, sistematização de dados, análises e documentos técnicos sobre desenvolvimento sustentável e as cadeias produtivas na Amazônia e/ou Cerrado;
• Elaboração de projetos e execução de ações relacionadas aos temas de meio ambiente, clima, produção agropecuária e cidades;
• Acompanhamento e monitoramento técnico de execução de projetos;
• Elaboração de Termos de Referências e acompanhamento das entregas de produtos e serviços previstas em contratos de consultoria;
• Organização de eventos, reuniões, debates e oficinas de capacitação de temas relacionados aos projetos realizados e/ou apoiados pelo Instituto;
• Manter articulação e ações cooperadas em parceria com atores da sociedade civil, iniciativa privada e poder público, dentre outras atividades pertinentes à atuação do IPAM no Estado do Maranhão;
• Manter permanente interlocução e atualização das atividades junto aos diretores da área.
Formação: Graduação em Geografia, Ciências Naturais, Ambientais, Biológicas, ou áreas afins.
Requisitos da vaga:
• Experiência comprovada de trabalho de no mínimo 5 anos na elaboração, implementação, acompanhamento de políticas públicas, programas e/ou projetos de desenvolvimento sustentável, produção agropecuária, meio ambiente, mudança do clima;
• Experiência em iniciativas e atividades com atores governamentais, da sociedade civil, da agricultura familiar e/ou do agronegócio;
• Conhecimento de informática, com preferência em Microsoft Office em ambiente Windows;
• Disponibilidade para viagens nacionais, internacionais e de campo (terrestre, fluvial e aérea), em locais remotos, com pouca comunicação e logística complexa.
Diferenciais:
• Compreensão de políticas públicas e desenvolvimento territorial;
• Experiência prévia em políticas, programas, projetos e/ou atividades em Maranhão;
• Pós-graduação (especialização ou mestrado) com relação aos temas de meio ambiente, produção agropecuária, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas ou temas afins;
• Capacidade para colaborar com equipe multidisciplinar;
• Bom relacionamento interpessoal;
• Boa comunicação oral e escrita; e
• Capacidade de comunicação (fala e escrita) em inglês.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
VAGA2
Analista de pesquisa
Atribuições:
• Realizar a coleta, organização e sistematização de dados sobre recursos naturais, socioeconômicos do território e, em especial, sobre, cadeias produtivas;
• Apoiar o mapeamento de atores locais e demandas de melhorias nas cadeias produtivas;
• Apoiar a elaboração de planejamento de capacitações técnicas sobre boas práticas na agropecuária no Estado do Maranhão;
• Apoiar a organização de eventos, reuniões, debates e oficinas de capacitação de temas relacionados aos projetos realizados e/ou apoiados pelo Instituto;
• Prestar assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, apoiando na realização de reuniões e outros;
• Elaborar relatórios técnicos de atividades.
Formação: Graduação em Ciências Agrárias ou áreas afins;
Requisitos da vaga:
• Carteira de habilitação, categoria mínima AB;
• Ter disponibilidade para viagens de campo;
• Residir em São Luís ou região;
• Experiência com assistência técnica e extensão rural a cadeias produtivas e a empreendimentos agroindustriais familiares;
• Experiência com a coleta e sistematização de dados e informações;
• Experiência na organização e realização de oficinas de capacitação e na condução de palestras técnicas;
• Domínio na elaboração de relatórios técnicos;
• Conhecer processo de regularização ambiental e de atividades produtivas rurais;
• Experiência trabalhando com produtores rurais na região do Cerrado;
• Conhecimento de informática, com preferência em Microsoft Office em ambiente Windows;
• Disponibilidade para viagens nacionais e de campo (terrestre, fluvial e aérea), em locais remotos, com pouca comunicação e logística complexa.
Diferenciais:
• Experiência em regularização ambiental da propriedade e das atividades produtivas;
• Iniciativa, dinamismo e senso de missão; e
• Bom relacionamento interpessoal.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV (máximo três páginas) com carta de apresentação e proposta salarial (máximo duas páginas) para curriculo@ipam.org.br, até 27/01/2021, com o Assunto “Coordenador de projetos de políticas públicas – MA” ou “Analista de Pesquisa – MA”.
Os pré-selecionados serão contatados na segunda semana de fevereiro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 31/01/2021, com o Assunto “Analista Administrativo – Controladoria” . Os pré-selecionados serão contatados na segunda semana de fevereiro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Analista Administrativo para atuar na equipe de Controladoria em nosso escritório de Brasília.
Atribuições: Efetuar o controle financeiro e contábil dos projetos, sendo responsável pela alocação e empenho das despesas, gestão de recebimentos junto a financiadores, elaboração de relatórios financeiros e processos de prestação de contas, elaboração de propostas orçamentárias e controle de indicadores de performance. Irá colaborar com time administrativo e com gerentes de projeto.
Formação: Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Gestão de Projetos.
Requisitos da vaga: Conhecimento básico de contratos e gestão financeira de projetos, planejamento orçamentário, inglês avançado, MS Excel avançado e PowerBI básico.
Diferenciais: Conhecimento do sistema Sankhya, vivência no terceiro setor, PowerBI avançado.
Habilidades comportamentais: Capacidade analítica, organização, pró-atividade, trabalho em equipe.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 31/01/2021, com o Assunto “Analista Administrativo – Controladoria” . Os pré-selecionados serão contatados na segunda semana de fevereiro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 18/01/2021, com o Assunto “Estagiário (a) – Financeiro”. Os pré-selecionados serão contatados na última semana de janeiro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de estagiário(a) para atuar na equipe financeira no escritório de Brasília.
Atribuições: Auxiliar no controle financeiro da instituição, gestão de recebimentos, processo de conciliação bancária, alimentação de sistemas, elaboração de relatórios financeiros, processos de prestação de contas e controle e desenvolvimento de indicadores de performance.
Formação: Cursando a partir do 5° semestre em Administração, Contabilidade, Economia ou afins.
Requisitos da vaga: Familiaridade com MS Excel e MS Powerpoint.
Diferenciais: Inglês avançado, Excel avançado e experiência com PowerBI.
Habilidades comportamentais: Organização, pró-atividade, trabalho em equipe.
Benefícios: Bolsa estágio, vale transporte, seguro de vida, e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será regido pela Lei do estágio.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 18/01/2021, com o Assunto “Estagiário (a) – Financeiro”. Os pré-selecionados serão contatados na última semana de janeiro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 18/01/2021, com o Assunto “Assistente Administrativo – Financeiro”. Os pré-selecionados serão contatados na última semana de janeiro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Assistente Administrativo para atuar na equipe Financeira no escritório em Brasília.
Atribuições: Auxiliar no controle financeiro da instituição, gestão de recebimentos, processo de conciliação bancária, alimentação de sistemas, elaboração de relatórios financeiros, processos de prestação de contas e controle e desenvolvimento de indicadores de performance.
Formação: Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia.
Requisitos da vaga: Experiência em rotinas financeiras e familiaridade com MS Excel.
Diferenciais: Conhecimento do sistema Sankhya, vivência no terceiro setor, inglês avançado, Excel avançado e experiência com PowerBI.
Habilidades comportamentais: Organização, pró-atividade, trabalho em equipe.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 18/01/2021, com o Assunto “Assistente Administrativo – Financeiro”. Os pré-selecionados serão contatados na última semana de janeiro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 13/01/2021, com o Assunto “Assistente Contábil”. Os pré-selecionados serão contatados na terceira semana de janeiro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 24 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Assistente Contábil para atuar na equipe de contabilidade em nosso escritório em Brasília.
Atribuições: Auxiliar o setor contábil em rotinas de contabilização e controle de bens, conciliação de contas contábeis, como banco, folha, despesas e impostos retido, bem como demais setores da gestão.
Formação: Contabilidade, ou cursando.
Requisitos da vaga: Pontualidade e proatividade.
Diferenciais: Vivência com sistema Sankhya, vivência no terceiro setor, inglês avançado, Excel avançado.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 13/01/2021, com o Assunto “Assistente Contábil”. Os pré-selecionados serão contatados na terceira semana de janeiro.
Vagas
Candidatos (as) devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 31/12/2020, com o Assunto “Técnico de Apoio e Pesquisa Querência”.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Técnico (a) de Apoio e pesquisa para atuar em nosso Projeto Agroflorestas de Querência.
Atribuições:
Atuar como técnico (a) de apoio à pesquisa junto ao Projeto Agroflorestas de Querência: restauração produtiva para fortalecer cadeias produtivas sustentáveis da agricultura familiar, trabalhando com a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, apoiando na realização de reuniões e outros.
Formação: Ensino Médio – Técnico em Agropecuária, Agrícola, Florestal ou Agroecologia ou afins. Nível superior em agronomia.
Competências necessárias:
– Carteira de habilitação, categoria mínima AB;
– Ter disponibilidade para viagens de campo;
– Residir em Querência;
– Experiência de trabalhos junto a agricultores familiares;
– Experiência na organização, acompanhamento e registros de reunião;
– Domínio na elaboração de relatórios técnicos, elaboração de projetos de créditos rurais e conhecer processo de regularização ambiental e sanitária de empreendimentos rurais;
– Experiência trabalhando com produtores rurais na região amazônica, na realização de experimentos participativos de produção em Sistemas Agroflorestais, culturas anuais e perenes, criação de animais e na utilização de abordagens agroecológicas.
Diferenciais:
– Experiência em implantação e condução de sistemas agroflorestais;
– Experiência com assistência técnica a empreendimentos agroindustriais familiares;
– Experiência na regularização ambiental de propriedades rurais.
Benefícios: Salário compatível com mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos (as) devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 31/12/2020, com o Assunto “Técnico de Apoio e Pesquisa Querência”
Os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) e janeiro de 2021.
O inicio do contrato está previsto para janeiro de 2021.
Vagas
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 11/12/2020, com o Assunto “Pesquisador GEO-BSB”. Os pré-selecionados serão contatados a partir da terceira semana de dezembro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 24 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de Pesquisador para trabalhar no escritório de Brasília (Asa Norte, DF).
Atribuições:
– Mapeamento das fitofisionomias, da vegetação secundária, da degradação e dos incêndios do bioma cerrado;
– Análises sobre código florestal, incluindo seus instrumentos, como cadastro ambiental rural e programas de regularização ambiental;
– Análise multidisciplinar de dados geospaciais: imagens satelitárias, uso e cobertura, meio ambiente físico, biodiversidade e socio-economia;
– Elaboração de relatórios e publicações;
– Organização de eventos.
Formação: Ensino Superior em Ciências Ambientais, Biologia, Geografia, Engenharia Florestal ou Ambiental, Ecologia ou áreas afins. Desejável curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Requisitos da Vaga:
– Conhecimento médio a avançado sobre sensoriamento remoto, geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica;
– Conhecimento médio a avançado de programação com foco em ferramentas de análise geoespacial em larga escala: JavasScript para Google Earth Engine, Python, R.;
– Experiência em mapeamento da cobertura e uso da terra, índices de vegetação, degradação e/ou incêndios;
– Conhecimento e experiência de campo na identificação de fitofisionomias do bioma Cerrado;
– Conhecimento básico sobre código florestal e outras políticas ambientais.
Diferenciais:
– Capacidade de relacionamento interpessoal;
– Capacidade para planejar e realizar projetos e atividades;
– Ótimo senso de organização;
– Capacidade de trabalhar em colaboração dentro de um ambiente de múltiplas equipes;
– Responsável com prazos e produtos.
Benefícios: Salário na média de mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 11/12/2020, com o Assunto “Pesquisador GEO-BSB”. Os pré-selecionados serão contatados a partir da terceira semana de dezembro.
Vagas
Candidatos devem enviar CV para curriculo@ipam.org.br, até 12/02/2021, com o Assunto “Estagiário Comunicação”. Os pré-selecionados serão contatados na primeira semana de fevereiro.
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.
O IPAM abre inscrições para o processo de seleção para uma vaga de estagiário para atuar na equipe de comunicação em nosso escritório em Brasília.
Atribuições:
– Apoiar atividades cotidianas do departamento de comunicação;
– Auxiliar na produção de materiais institucionais como: contato com fornecedores; administração de orçamentos e processos de pagamentos; e cumprimento de cronograma de entrega;
– Monitorar e responder e-mails institucionais, com apoio da coordenação;
– Organizar e manter o mailing atualizado;
– Apoiar a realização de eventos.
Formação: Cursando a partir do 5° semestre em Comunicação Social ou graduações correlatas.
Diferenciais: Interesse em produção de materiais audiovisuais.
Benefícios: Bolsa estágio, vale transporte, seguro de vida, e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será regido pela Lei do estágio.
Ação afirmativa: Para fomentar a diversidade, o IPAM incentiva a candidatura de mulheres, negras e negros, indígenas, pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência.
Candidatos devem enviar CV para curriculo@ipam.org.br, até 12/02/2021, com o Assunto “Estagiário Comunicação”.
Os pré-selecionados serão contatados na primeira semana de fevereiro.
Vagas
Vaga para técnico(a) de apoio à pesquisa junto ao Projeto Restauração Florestal: Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Regeneração Natural em Tomé-Açu, apoiando a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, apoiando na realização de reuniões e outros.
Atribuições:
Atuar como técnico(a) de apoio à pesquisa junto ao Projeto Restauração Florestal: Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Regeneração Natural em Tomé-Açu, apoiando a coleta, organização e sistematização de dados dos beneficiários do projeto, prestando assistência técnica a produtores rurais e a organizações de produtores como associações e cooperativas, apoiando na realização de reuniões e outros.
Formação: Ensino Médio – Técnico em Agropecuária, Agrícola, Florestal ou Agroecologia.
Competências necessárias:
– Carteira de habilitação, categoria mínima AB;
– Ter disponibilidade para viagens de campo;
– Residir em Belém ou região;
– Experiência de trabalhos junto a agricultores familiares;
– Experiência com a coleta e sistematização de dados e informações, prestação de ATER junto a produtores familiares, assentados de reforma agrária e povos tradicionais;
– Experiência na organização, acompanhamento e registros de reunião;
– Domínio na elaboração de relatórios técnicos, elaboração de projetos de créditos rurais e conhecer processo de regularização ambiental e sanitária de empreendimentos rurais;
– Experiência trabalhando com produtores rurais na região amazônica, na realização de experimentos participativos de produção em Sistemas Agroflorestais, culturas anuais e perenes, criação de animais e na utilização de abordagens agroecológicas.
Diferenciais:
– Experiência em implantação e condução de sistemas agroflorestais;
– Experiência com assistência técnica a empreendimentos agroindustriais familiares.
– Experiência na regularização ambiental de propriedades rurais;
Benefícios: Salário compatível com mercado, vale alimentação/refeição, seguro de vida, plano de saúde, plano odontológico e recesso anual de 10 dias.
Condições do contrato: O contrato será feito em regime de CLT.
Candidatos (as) devem enviar CV com carta de apresentação e proposta salarial para curriculo@ipam.org.br, até 30/11/2020, com o Assunto “Técnico de Apoio e Pesquisa Belém”.
Os (as) pré-selecionados (as) serão contatados (as) em dezembro de 2020.
O inicio do contrato está previsto para janeiro de 2021.