Pedalando pela preservação e pelo desenvolvimento sustentável

A aventura

Notícias

Leia mais

A aventura

Chamar atenção para a preservação e o uso sustentável dos recursos do Cerrado, aliada ao esporte e à aventura, estão no coração da edição 2023 do TransCerrado. Agora, nossos ciclistas vão pedalar mais de 400 km pela água e a proteção das nascentes na savana brasileira

Os ciclistas irão percorrer, por cinco dias, estradas e trilhas, acompanhando os rios e nascentes nos arredores do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, entre 10 e 15 de julho. A expedição, que une aventura sobre duas rodas e pesquisa científica, irá coletar dados sobre os cursos d’água e relatos daqueles que moram  às margens dos rios do segundo maior bioma do Brasil. 

Serão entrevistados gestores das unidades de conservação da região, turistas e população local a fim de entendermos melhor o papel da água na economia e na cultural da região, assim como as consequências diretas das mudanças climáticas no abastecimento hídrico.

Acompanhe nossos atletas nesse esforço para vencer os obstáculos do trajeto, emoldurados pelas belezas naturais do Cerrado. 

NOTÍCIA | Pesquisador do IPAM leva experiência do TransCerrado para a Shimano Fest 2022

Expedição científica que alerta sobre a necessidade de preservação do Cerrado marca presença no maior festival de bike da América Latina, que ocorre entre os dias 18 e 21 deste mês, em São Paulo

O TransCerrado – uma expedição científica utilizando bicicleta como meio de locomoção e organizada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) – será uma das atrações do Shimano Fest 2022, que ocorre de 18 e 21 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Este é o maior evento de bikes da América Latina e espera receber um público estimado de 50 mil pessoas. O tema deste ano será a preservação ambiental e apoio aos novos ciclistas. O projeto busca alertar, por meio da ciência e o mundo da bike, o quão importante e imprescindível é o bioma Cerrado para as águas, para biodiversidade e o bem-estar da sociedade brasileira.

O pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho, falará sobre o papel do mercado e da indústria do setor na preservação do meio ambiente, em palestra na sexta (19), 13h30. Já no sábado (20), às 10h45, Moutinho fará outra apresentação do TransCerrado, agora para o público em geral. As palestras ocorrerão no Auditório Protect Our Playground. “O TransCerrado abre uma porta inovadora para o mercado, a indústria e o público consumidor, na proteção ao meio ambiente. Através das expedições sobre duas rodas, é possível colocar ciência, educação ambiental e lazer outdoor num só pacote. A questão ambiental é cada vez mais chave, tanto para a economia sustentável, quanto para uma sociedade mais saudável. E o mundo da bicicleta é um caminho muito promissor para tanto”, reforça Moutinho.

A 4ª edição do TransCerrado ocorreu no mês passado, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os ciclistas – dois cientistas do IPAM – percorreram 420 km, em quatro dias, visitando pequenos vilarejos e conversando com a população local e autoridades sobre a necessidade de proteger o segundo maior bioma do país, que já perdeu metade de sua vegetação nativa. “Em cada um desses povoados, conversando com as pessoas, a gente sentiu já uma certa preocupação. As pessoas, por exemplo, sentem que está ficando, a cada ano, mais seco e com mais escassez de água. Mesmo após período chuvosos intensos, os rios e riachos já não apresentam volumes grandes de água”, alertou Moutinho. Boa parte desta água, quando abundante, é mantida devido a presença do Parque Nacional.

Informações sobre a expedição podem ser obtidas no site ou na página do TranCerrado no Instagram. A programação completa do Shimano Fest 2022 está disponível no site do evento.

O trajeto

Com um olhar focado na preservação do Cerrado, nossos quatro ciclistas fizeram o trajeto de 420 quilômetros pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO).

Veja por onde passamos em 2022:

Acompanhe como foi o trajeto da edição de 2021:

Veja também por onde passou o TransCerrado em 2019, quando pedalamos mais de 700 quilômetros falando sobre conservação e desenvolvimento de agricultura sustentável no Cerrado:

Quem são eles?

Paulo Moutinho

Paulo Moutinho

PhD, cientista sênior e cofundador do IPAM.

Paulo é um ecologista de 58 anos. Trabalha no Brasil com os impactos do desmatamento nas mudanças climáticas e nas pessoas nas últimas duas décadas. Em 2017, ele fez uma longa jornada de bicicleta, com outros dois parceiros, por 1.100 km do trecho não asfaltado da Rodovia Transamazônica para chamar a atenção para os problemas socioambientais da região.

Márcio Bittencourt

Márcio Bittencourt

Técnico em Telecomunicações e especialista em navegação marítima.

Márcio tem 51 anos, é militar da reserva da Marinha onde trabalhou por 30 anos. Há 14 anos faz parte da Coordenação do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado, o maior grupo de mountain bike do Brasil. Nos últimos três têm participado como voluntário na estruturação, implementação e sinalização de trilhas de longo curso que ligam Unidades de Conservação no Centro-Oeste.

Valderli Jorge Piontekowski

Valderli Jorge Piontekowski

Mestre, coordenador de Inovação Tecnológica no IPAM.

É um engenheiro florestal de 41 anos. Atua nas áreas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto como programador especialista para a produção de mapas relacionados à intervenção humana na cobertura do solo. Pedala há dois anos, explorando trilhas no Distrito Federal e no entorno.

Por que o Cerrado?

Com 198 milhões de hectares e ocupando 26% da área de vegetação nativa do país, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e a savana mais biodiversa do mundo. Está presente em 12 estados brasileiros mais o Distrito Federal: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins. É lar de cerca de 25 milhões de pessoas, entre elas povos e comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares, quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais e ribeirinhos.

Conhecido como o “berço das águas” ou a “caixa d’água do Brasil”, o Cerrado abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai. Além disso, é no Cerrado que estão localizados três dos principais aquíferos do país: Bambuí, Urucuia e Guarani.

Estudos apontam que existem cerca de 10 mil espécies de plantas no Cerrado, das quais 44% são exclusivas do bioma. Há ainda uma fauna riquíssima: com 250 espécies de mamíferos, 856 espécies de aves, 800 espécies de peixes, 262 espécies de répteis e 204 espécies de anfíbios.

Tudo isso faz do Cerrado um hotspot de biodiversidade mundial, abrigando 1,5% da flora e 5% da fauna de todo o planeta. Apesar de toda essa riqueza de vida natural, apenas 12% da sua vegetação nativa está oficialmente protegida em Unidades de Conservação e Terras Indígenas, de acordo com o MapBiomas – Coleção 6.

Ainda segundo o MapBiomas, o Cerrado perdeu 26,5 milhões de hectares, ou 20%, de sua vegetação nativa desde 1985. Isso equivale a uma área maior que o estado do Piauí. No mesmo período, a agropecuária ocupou uma área quase complementar: foram 26,2 milhões de hectares destinados à atividade. Hoje, a agropecuária ocupa 44,2% do Cerrado. Em 36 anos, o Cerrado foi o bioma mais atingido por incêndios, concentrando cerca de 44% da área queimada do Brasil.

Visando contribuir com a visibilidade a esse bioma 100% brasileiro, é que a aventura TransCerrado se inicia mais uma vez para mostrar a importância da preservação da savana mais biodiversa do mundo. Unindo conservação com ecoturismo, prevenção de incêndios com maior qualidade de água, de solo e de ar, cultivando ações sustentáveis para a semeadura de um futuro com Cerrado vivo e para todos.

Em números

Pedal em fotos

Cliques imperdíveis em cenários incríveis compartilhados com você. Clique na imagem para saber mais.

Acompanhe nossa aventura pelas redes sociais:

Pedal em vídeos

Vale a pena cada segundo de história.

Parceiros

Realização

TransCerrado | Pedalando pela preservação e pelo desenvolvimento sustentável.