Pesquisador do IPAM leva experiência do TransCerrado para a Shimano Fest 2022

17 de agosto de 2022 | Notícias

ago 17, 2022 | Notícias

O TransCerrado – expedição científica que utiliza a bicicleta como meio de locomoção, organizada pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) – será uma das atrações do Shimano Fest 2022, que ocorre de 18 a 21 de agosto, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Este é o maior evento de bikes da América Latina e espera receber um público estimado de 50 mil pessoas. O tema deste ano será a preservação ambiental e apoio aos novos ciclistas. O projeto busca alertar, por meio da ciência e o mundo da bike, o quão importante e imprescindível é o bioma Cerrado para as águas, para biodiversidade e para o bem-estar da sociedade brasileira.

O pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho, falará sobre o papel do mercado e da indústria do setor na conservação do meio ambiente, em palestra na sexta (19), às 13h30. Já no sábado (20), às 10h45, Moutinho fará outra apresentação do TransCerrado, agora para o público em geral. As palestras ocorrerão no auditório Protect Our Playground. “O TransCerrado abre uma porta inovadora para o mercado, a indústria e o público consumidor, na proteção ao meio ambiente. Através das expedições sobre duas rodas, é possível colocar ciência, educação ambiental e lazer outdoor num só pacote. A questão ambiental é cada vez mais chave, tanto para a economia sustentável, quanto para uma sociedade mais saudável. E o mundo da bicicleta é um caminho muito promissor para tanto”, reforça Moutinho.

A 4ª edição do TransCerrado ocorreu em julho deste ano, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os ciclistas – dois deles, cientistas do IPAM – percorreram 420 km, em quatro dias, visitando pequenos vilarejos e conversando com a população local e autoridades sobre a necessidade de proteger o segundo maior bioma do país, que já perdeu metade de sua vegetação nativa. “Em cada um desses povoados, conversando com as pessoas, a gente sentiu já uma certa preocupação. As pessoas, por exemplo, sentem que está ficando, a cada ano, mais seco e com mais escassez de água. Mesmo após períodos chuvosos intensos, os rios e riachos já não apresentam volumes grandes de água”, alertou Moutinho. Boa parte desta água, quando abundante, é mantida devido a presença do Parque Nacional.

Informações sobre a expedição podem ser obtidas no site ou no perfil do TranCerrado no Instagram. A programação completa do Shimano Fest 2022 está disponível no site do evento.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also