Efeito estufa

É a forma que a Terra dispõe para manter constante a temperatura propícia à vida. Trata-se de um processo natural, que fornece a temperatura necessária para o estabelecimento e sustento da vida na Terra e que só é possível com os gases de efeito estufa.

Esses gases, cujas moléculas capturam calor na atmosfera terrestre, quando corretamente distribuídos, agem como a cobertura de uma estufa sobre o planeta, permitindo a passagem da radiação solar (na forma de luz), mas evitando a liberação da radiação infravermelha (na forma de calor) pela Terra. Esse fenômeno mantém a temperatura da Terra por volta de 30 graus Celsius mais quente que na ausência dele, impedindo que o nosso planeta virasse um deserto gelado.

Com o crescimento da emissão de gases de efeito estufa emitidos por atividades humanas nos últimos séculos, como a queima de combustíveis fósseis, o efeito estufa se agravou, retendo mais radiação infravermelha, que levou ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Veja também

See also

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto

No dia 11 de dezembro de 1997, durante a Terceira Conferência das Partes (COP 3) da Convenção do Clima, realizada em Quioto, Japão, foi criado o Protocolo de Quioto. É um tratado vinculado à Convenção do Clima, pelo qual são definidas responsabilidades e obrigações...

Permanência

Permanência

Tempo em que o carbono armazenado por sequestro permanece em um reservatório, sem ser liberado novamente. Apenas reservatórios permanentes são aceitáveis para propósitos de política climática.

Rio-92 ou ECO-92

Rio-92 ou ECO-92

Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, reunindo mais de 180 países. Foi na Rio-92 que a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) foi aberta a...