Acordo de Paris

O Acordo de Paris, fechado na COP 21, em 2015, une todas as nações em torno do único objetivo de realizarem esforços ambiciosos contra as mudanças climáticas e adaptarem-se a seus efeitos, com apoio aos países em desenvolvimento.

A meta é manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2 graus Celsius, em comparação à média registrada antes da Revolução Industrial, com a tentativa de se manter em 1,5 graus Celsius.

O acordo entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, trinta dias depois de pelo menos 55 partes da Convenção do Clima, que somados totalizavam 55% das emissões globais de gases de efeito estufa, submeteram suas ratificações.

Veja também

See also

Permanência

Permanência

Tempo em que o carbono armazenado por sequestro permanece em um reservatório, sem ser liberado novamente. Apenas reservatórios permanentes são aceitáveis para propósitos de política climática.

Créditos de carbono

Créditos de carbono

São reduções de emissões de gases de efeito estufa negociáveis no mercado internacional de carbono, medidas em toneladas evitadas de carbono equivalente (tCO2e). Existem dois tipos de ativos negociados no mercado: (i) as permissões de emissões alocadas em um...

Protocolo de Quioto

Protocolo de Quioto

No dia 11 de dezembro de 1997, durante a Terceira Conferência das Partes (COP 3) da Convenção do Clima, realizada em Quioto, Japão, foi criado o Protocolo de Quioto. É um tratado vinculado à Convenção do Clima, pelo qual são definidas responsabilidades e obrigações...