Não são números, são vidas! A ameaça da covid-19 aos povos indígenas da Amazônia brasileira

19 de junho de 2020

jun 19, 2020

Martha Fellows, Valéria Paye, Ane Alencar, Mário Nicácio, Isabel Castro, Maria Emília Coelho, Paulo Moutinho

O grave cenário de contaminação, mortalidade e letalidade que se revela entre os povos indígenas da Amazônia hoje é o prenúncio de uma situação que pode ser catastrófica se uma estratégia urgente e adequada para o tratamento destas populações não for colocada em prática na região. Nesse sentido, esta nota técnica visa a apresentar mais dados que auxiliam a dimensionar o problema, a fim de contribuir para que soluções sejam construídas de forma rápida e eficiente, para segurança de todos os povos indígenas da região.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono

Assentamentos Sustentáveis na Amazônia: o desafio da produção familiar em uma economia de baixo carbono

A iniciativa traz um arcabouço de referências visando contribuir para a promoção de territórios rurais sustentáveis na Amazônia. Por meio de investimentos e parcerias coordenadas, a iniciativa permitiu o alcance de resultados nas dimensões ambiental, social e econômica. Neste sentido, o programa pode ser considerado um caso de Big Push para a Sustentabilidade da agricultura familiar da Amazônia.

Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica

Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica

Este documento contextualiza a iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em parceria com a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), e os municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Senador José Porfírio, no engajamento para a construção de parcerias intermunicipais que resultem na redução de emissões de gases de efeito estufa causadas por queimadas e desmatamento (REDD) em seus territórios.