Vaga para serviço audiovisual – Tô no Mapa

11 de abril de 2023

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM – www.ipam.org.br) é uma organização científica, não governamental, e sem fins lucrativos que há 28 anos trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Cerrado, de modo a gerar prosperidade econômica e justiça social, ao mesmo tempo conservar a integridade dos ecossistemas.

No âmbito do Projeto Tô no Mapa, contrata-se serviço de audiovisual.

Contexto:
O aplicativo “Tô no Mapa” foi desenvolvido para que Povos, Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares realizem o mapeamento dos seus territórios povoando o mapa do Brasil. Esperamos que isso ajude na luta pela garantia de seus territórios e direitos.

Produtos:
– Produção de 7 (sete) Vídeos Tutoriais do aplicativo “Tô no Mapa”:
Vídeos tutoriais em formato de Screencast com narração em off. Cada vídeo deve abranger de forma bastante detalhada as seguintes telas do APP, explicando:

Baixar o aplicativo, criar login e recuperação de código de segurança
Mapear o território
Inserir locais de uso e locais de conflitos
Dados da Comunidade
Anexar arquivos (Baixar a Ata de Reunião e exemplificar o preenchimento)
Enviar o cadastro para o Tô no Mapa para análise e compartilhar relatório
Configurações extras e comunicação com a equipe do Tô no Mapa.

– Produção de 1 (um) Vídeo resumindo as etapas de cadastramento:
Vídeo para ser incorporado no aplicativo. Formato screencast com narração e deve ser de no máximo 1 minuto e com 3mb de tamanho.

Informações gerais sobre o projeto:
No Brasil, existem diversas comunidades invisibilizadas, a maioria delas sobrevive da agricultura familiar, tendo seu território e modo de vida constantemente ameaçados pelo avanço, principalmente, da urbanização e do agronegócio. O termo “invisível” caracteriza o lado social e geográfico destes povos, pois além de não serem reconhecidos pelo governo, seus territórios tampouco estão no mapa.
Com isso, foi desenvolvido um aplicativo para mapear os locais onde residem essas famílias, que possuem seus direitos esquecidos. Para que seja efetivo, precisamos de tutoriais de fácil entendimento para ser compartilhado acerca do uso correto da ferramenta “Tô no Mapa”. Esperamos que este trabalho ajude nas medidas de proteção desses povos e seus territórios.

Para o orçamento:
Sete vídeos curtos (entre 1 minuto a 2 minutos e meio por vídeo), que possam ser enviados por WhatsApp com facilidade, cada um detalhando uma parte do processo.

Um vídeo de até 1 minuto formato screencast com até 3mb de tamanho, com um resumo das etapas de cadastramento.

Para este produto será avaliada a sensibilidade com o tema. A proposta deve pensar nos atores principais. O tutorial do aplicativo deve ser totalmente inclusivo, visual e de fácil compreensão.

A proposta deve ser enviada por email, em formato digital, para: marcelo.freitas@ipam.org.br até o dia 21 de abril de 2023, com o assunto: TDR_videotutoriais – vaga audiovisual Tô no Mapa.

Outras vagas

Other vacancies

Contratação de CONSULTORIA ESPECIALIZADA para atuação no projeto Tô no Mapa, sob responsabilidade do IPAM e parceiros

Contratação de CONSULTORIA ESPECIALIZADA para atuação no projeto Tô no Mapa, sob responsabilidade do IPAM e parceiros

Aos interessados em participar do processo descrito neste termo de referência deverão encaminhar os referidos documentos para o seguinte e-mail: compras@ipam.org.br, com cópia para: marcelo.freitas@ipam.org.br e; isabelcastro@ipam.org.br com o assunto: “TDR 37.2024.107860 - Vaga para Consultor (a) de Comunicação do Tô no Mapa”, até dia 09 de julho de 2024.