TERMO DE REFERÊNCIA IPAM Nº 69.2024.112795
Título: TERMO DE REFERÊNCIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEO SOBRE CRITÉRIOS PARA JURISDIÇÕES SUSTENTÁVEIS
Período: inscrições até 05/12/2024
Enviar para: compras@ipam.org.br – indicando o assunto: “TDR Nº 69.2024.112795
– Vídeo Jurisdição Sustentável”
Sobre o IPAM
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização ambiental não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1995. O IPAM tem a missão de contribuir para um processo de desenvolvimento da Amazônia e do Cerrado que atenda às aspirações sociais e econômicas da população e que mantenha a integridade funcional dos ecossistemas da região.
Contexto
O projeto “PUZZLE – Solucionando o quebra-cabeças da Amazônia: sem desmatamento, mais produção e direitos”, tem como um de seus objetivos promover jurisdições sustentáveis a partir do diálogo para e pelos atores locais da região do leste maranhense. Neste contexto, apoiou-se o processo de definição, priorização e validação dos critérios de sustentabilidade na região de Chapadinha, Maranhão, junto ao Comitê de Desenvolvimento Rural e outros atores locais.
Objetivo
Este Termo de Referência (TDR) visa a contratação de empresa ou profissional especializado para a produção de uma estratégia de comunicação e produção de vídeo que tenha como foco a disseminação dos critérios socioambientais discutidos de maneira participativa na região de Chapadinha, Maranhão, com objetivo de incentivar e contribuir na promoção de jurisdição sustentável no estado. O vídeo deverá divulgar a iniciativa desenvolvida de maneira a motivar os agricultores, produtores, associações, cooperativas e demais atores locais sobre a importância de aderir a práticas sustentáveis para garantir acesso ao mercado e desenvolvimento de territórios sustentáveis.
Escopo do Trabalho
O trabalho contratado deve incluir:
- Plano de trabalho com cronograma detalhado e baseado em reunião com a contratante;
- Desenvolvimento da Estratégia de Comunicação dos critérios socioambientais na promoção de jurisdição sustentável na região de Chapadinha, Maranhão.
- Pesquisa e desenvolvimento de um roteiro que aborde o processo de definição, validação e priorização dos critérios socioambientais na promoção de jurisdição sustentável na região de Chapadinha, Maranhão.
- Produção de um vídeo com duração aproximada de 10 a 12 minutos sobre o projeto.
- Produção de quatro vídeos com duração de 3 a 5 minutos.
- Gravação de depoimentos de especialistas em sustentabilidade, representantes do governo, agricultores e produtores que já adotam boas práticas.
- Utilização de recursos visuais, como animações e infográficos, para ilustrar os conceitos e indicadores dos critérios de sustentabilidade.
- Revisões baseadas no feedback da equipe responsável pelo projeto.
- Entrega do vídeo em alta resolução e em formatos compatíveis com plataformas digitais e eventos presenciais (todo o material com legenda em português).
Público-Alvo
O vídeo será destinado: 1) aos atores locais como agricultores, produtores, cooperativas, Comitê de Desenvolvimento Rural da região de Chapadinha, ONGs, entre outros, 2) governo estadual e municipal, 3) instituições financeiras e 4) instituições financiadoras.
Metodologia e Abordagem
A abordagem do vídeo deverá ser informativa e inspiradora, apresentando de forma clara e objetiva a importância e o processo de construção dos critérios de socioambientais na promoção de jurisdição sustentáveis na região de Chapadinha, Maranhão. O conteúdo deve ser acessível, mas com informações detalhadas para garantir que o público compreenda a relevância e os benefícios dos critérios socioambientais para o estimulo ao desenvolvimento territorial e cadeias produtivas sustentáveis.
Entregáveis
- Estratégia de comunicação.
- Roteiro detalhado do vídeo.
- Um vídeo finalizado, com duração entre 10 e 12 minutos.
- Quatro vídeos com duração de 3 a 5 minutos.
- Versões do vídeo em diferentes formatos, adequadas para exibição online e offline em diferentes plataformas.
- Material bruto das gravações e recursos visuais utilizados.
Cronograma
O projeto deverá ser concluído em até 75 dias a partir da assinatura do contrato. O cronograma será detalhado em comum acordo entre as partes, com marcos principais incluindo a entrega do roteiro, revisão inicial do vídeo, e a versão final.
Orçamento: O orçamento deve incluir todos os custos envolvidos no desenvolvimento da estratégia de comunicação e na produção do vídeo, como roteiro, filmagens, edição, animações, locações, transporte, equipamentos e outros custos relacionados para o escopo definido.
Critérios de Seleção As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
- Experiência prévia na produção de vídeos institucionais, especialmente voltados a temas de sustentabilidade.
- Qualidade técnica e criativa da proposta apresentada.
- Adequação do orçamento proposto.
- Capacidade de cumprir o cronograma estabelecido.
As propostas deverão ser enviadas até às 23:59h do dia 05/12/2024 para o email compras@ipam.org.br e isabela.pires@ipam.org.br. Dúvidas pertinentes ao processo poderão ser sanadas pelo mesmo e-mail de contato.
Condições de Pagamento O pagamento será realizado em três fases:
- 20% na assinatura do contrato.
- 20% na entrega da estratégia de comunicação.
- 30% na entrega do primeiro rascunho do vídeo.
- 30% na entrega e aprovação do vídeo final.
Condições:
- Envio de currículo vitae do(s) profissional(is);
- Ter MEI ou CNPJ;
Os critérios de seleção levarão em conta análise curricular/experiência. Não avaliaremos candidaturas enviadas fora do prazo.
Considerações Finais O contratado deverá manter a confidencialidade sobre todas as informações fornecidas durante o processo e garantir que o material produzido seja utilizado exclusivamente para os fins estabelecidos neste TDR.
O Documento Apêndice I dos Termos de Referência – Declaração de Integridade, Elegibilidade e Responsabilidade Ambiental e Social – deverá ser assinado pela consultora (Pessoa Jurídica) selecionada na assinatura do contrato.
Disposições Gerais
- Não transferir, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, sem prévia anuência, por escrito, do CONTRATANTE;
- Assumir integral responsabilidade por danos e prejuízos causados por culpa exclusiva da CONTRATADA ao CONTRATANTE ou a terceiros, na execução dos serviços contratados, inclusive acidente, morte, perda ou destruição parcial ou total, a pessoas, materiais ou coisas, isentando o CONTRATANTE de toda reclamação resultante de ato ou omissão de seus prepostos ou qualquer pessoa, física ou jurídica, empregada ou ajustada na execução de seus trabalhos;
- Executar o objeto deste CONTRATO observando os critérios de qualidade técnica, prazos e custos previstos nesse instrumento, refazendo todos os serviços eivados de defeitos, erros, falhas e omissões, ou qualquer irregularidade constatada, resultante de trabalho mal executado, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE;
- Ceder os direitos patrimoniais sobre o produto resultante da execução deste CONTRATO ao CONTRATANTE;
- A CONTRATADA se compromete a utilizar qualquer informação e/ou documentos obtidos da CONTRATANTE, ou proporcionados por ela para fins do presente contrato, exclusivamente para as atividades aqui estipuladas.
Supervisão do trabalho
A supervisão será de responsabilidade de Isabela Pires: isabela.pires@ipam.org.br. Cc.: compras@ipam.org.br, Cc.
Brasília, 25 de novembro de 2024.