Oficina fortalece capacidades técnicas para atuação em REDD+ no Pará

26 de março de 2024 | Notícias

mar 26, 2024 | Notícias

Por Elias Serejo

Servidores da Coordenação de Monitoramento e Fiscalização da Semas-PA (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) participaram, do dia 19 a 22 de março, em Belém, do treinamento sobre MRV (Mensuração, Reporte e Verificação), etapa-chave para o desenvolvimento do Sistema Jurisdicional de REDD+ no estado. A iniciativa, liderada pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), visa equipar os profissionais seguindo o padrão Art Trees, que estabelece critérios de excelência ambiental com as competências necessárias para atuar no levantamento de dados sobre carbono para geração de créditos.

“Esperamos que, após esse treinamento, nossa equipe técnica seja capaz de gerar informações ainda mais precisas sobre emissões no Pará, atendendo aos padrões nacionais e contribuindo para a geração de créditos de carbono”, disse Jakeline Viana, coordenadora de Monitoramento Ambiental da Semas-PA.

O REDD+, estratégia global para combater o desmatamento, oferece um mecanismo para países e comunidades que reduzem emissões ao preservar suas florestas. O Estado do Pará, com a colaboração de diferentes setores da sociedade, entre eles agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e extrativistas, está desenvolvendo seu sistema jurisdicional de REDD+ para capitalizar sobre esse mecanismo, priorizando benefícios ambientais e sociais para as comunidades locais.

Emissões

Gustavo Furini, pesquisador de políticas públicas do IPAM, destacou o papel do MRV no contexto de REDD+: “É essencial para o estado demonstrar reduções de emissão de forma robusta e gerar créditos de carbono, um processo que começa com uma mensuração precisa”, explicou.

Durante o evento, os participantes se aprofundaram nos processos de geração de créditos de carbono conforme o padrão Art Trees, aprendendo a calcular o carbono preservado pela manutenção da floresta. Esses dados, transformados em créditos de carbono, poderão ser comercializados, trazendo recursos financeiros para o Estado e para as comunidades que ajudam a conservar o meio ambiente.

“Estamos empolgados com o potencial de o nosso trabalho contribuir significativamente para a política ambiental do Pará. Com a ferramenta de MRV que estamos adotando, esperamos tornar mais eficientes os processos de monitoramento e fiscalização”, argumentou Celso Silva Júnior, pesquisador do IPAM e um dos facilitadores da atividade.

Para saber mais sobre REDD+, acesse:

https://ipam.org.br/entenda/o-que-e-redd-e-redd/

*Analista de Comunicação do IPAM – Jornalista SRTE/Pa 2258

Veja também

See also