IPAM lança site para abrigar conteúdo dos Programas CapGestão e CapGestores

24 de julho de 2020 | Notícias

jul 24, 2020 | Notícias

Toda grande ação merece um lugar na memória para continuar a alcançar e a inspirar mais pessoas. Com esse objetivo, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) lança nesta sexta-feira, dia 24, o site capgestão.ipam.org.br – uma plataforma pública que abriga a riqueza dos conteúdos gerados pelos Programas CapGestão e CapGestores durante seus dois anos de vigência.

De maneira simples e didática, o usuário terá acesso a publicações, vídeos e sites indicados e produzidos ao longo das capacitações. Logo no início, é possível conhecer um pouco mais da história que originou os Programas e ter acesso a materiais fundamentais para complementar essa jornada, como por exemplo o Guia Ater Mais Gestão e a publicação com os resultados finais do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, responsável pelo desenvolvimento das iniciativas.

Para facilitar a navegação, os conteúdos foram divididos por temas, cada qual com sua cor. Ao clicar naquele de seu interesse, o internauta consegue visualizar um menu com leituras essenciais e recomendadas; sites e vídeos relacionados ao assunto escolhido; videoaulas; e fotos das turmas que já passaram pelos cursos.

“Ao promover a melhoria da gestão dos empreendimentos, o Programa CapGestão fortalece as cadeias produtivas da agricultura familiar e a sua conexão com o mercado consumidor, ampliando as oportunidades de negócios com impacto positivo do ponto de vista socioeconômico e ambiental. Paralelamente, o CapGestores fortalece o papel dos gestores públicos municipais no desenvolvimento do território a partir da ampliação das compras públicas de alimentos da agricultura familiar”, explica a pesquisadora do IPAM e atual coordenadora do projeto, Erika Pinto.

O novo site foi criado para ser um espaço vivo de contribuição ao conhecimento de técnicos e técnicas de Ater, de gestores públicos, de professores e pesquisadores das instituições públicas de formação de nível técnico e superior, de professores das Casas Familiares Rurais, de institutos federais, de universidades federais e de quem mais se interessar pelos temas.

Replicação

Os Programas CapGestão e CapGestores Amazônia – que neste ano serão replicados sob coordenação do IPAM em 14 municípios do estado do Pará, no âmbito do projeto “Fortalecimento de capacidades locais para a gestão de empreendimentos e ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar”, com o apoio do Instituto Humanize –  fazem parte de uma iniciativa desenvolvida pelo Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, implementado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e pela GIZ (Cooperação Técnica Alemã), com a colaboração do Consórcio Eco Consult e IPAM.

Em 2020, devido ao cenário de pandemia da covid-19, as capacitações iniciaram em formato totalmente digital por meio da plataforma on-line “Capacitar e Desenvolver”, disponibilizada pela cooperação da GIZ com o Fundo Amazônia/BNDES. Saiba mais aqui.

O intuito é ampliar a qualificação dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) – públicos e privados –, bem como dos gestores públicos da região, com ênfase em gestão de empreendimentos de base comunitária e compras públicas da agricultura familiar, contribuindo com a geração de renda e o fortalecimento de cadeias justas e sustentáveis.

Fazendo a diferença

Entre novembro de 2018 e novembro de 2019, 156 participantes de 75 instituições de Ater foram capacitados pelo CapGestão Amazônia. Ao total, mais de 5 mil famílias foram beneficiadas direta ou indiretamente; 174 tipos de produtos foram comercializados pelos 70 empreendimentos estudados pelos alunos; e mais de 40 municípios foram considerados pelo programa.

O CapGestores, por sua vez, com enfoque nas compras públicas da agricultura familiar, entre junho e agosto de 2019, qualificou 215 servidores e servidoras das administrações públicas municipal, estadual e federal do Acre, Amazonas, Amapá e Pará.

Veja também

See also