A partir desta semana, o perfil do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia no Twitter (@IPAM_Amazonia) terá a cara e a voz de uma personagem criada exclusivamente para a instituição e que trará informações relevantes sobre conservação ambiental e combate ao desmatamento e às queimadas de diferentes formas. Com o nome de Maya, a persona é parte de um novo posicionamento estratégico para engajar as pessoas na importância da Amazônia usando uma linguagem mais simples e direta, com grande foco no público jovem.
Entre as ações planejadas para marcar essa nova fase de comunicação e conexão com as pessoas, o instituto lança a campanha #ProtetoresDaAmazônia, que inclui o uso de uma solução que faz com que a experiência e a interação do público com o IPAM sejam mais customizadas e humanizadas. Após o engajamento de uma pessoa com o Tweet da campanha, é iniciada uma análise automatizada das informações públicas de seu perfil para identificar os interesses daquela pessoa. A tecnologia encontra e classifica as informações em temas específicos e, então, envia um Tweet personalizado à pessoa. Neste caso, cada pessoa receberá uma resposta revelando qual dos animais protetores da floresta ela seria, com sua respectiva descrição e uma proposta de ação – conteúdos criados pela ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó (@alice_pataxo). É possível ser #Arara, #BotoCorDeRosa, #GaviãoReal, #Guariba ou #OnçaPintada.
“A Amazônia é uma peça importante para garantir o futuro das gerações mais jovens, e esse é um dos nossos objetivos desde que nascemos, 26 anos atrás, no Pará. A parceria entre o IPAM e o Twitter amplia esse trabalho ao valorizar a floresta, as pessoas, a cultura e a todas as demais riquezas da região”, diz o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães.
Criada pelo time de Twitter Next, área que atua em parceria com marcas e agências para desenvolver estratégias e criar experiências com foco nas pessoas e em seus interesses, a tecnologia foi recém-lançada no Brasil. “O Twitter é fonte de informação e o lugar onde nascem movimentos em relação a diversos temas, inclusive sobre o meio ambiente. Ao criar a persona e trazer essa importante ação com nossa tecnologia, temos como objetivo levar às pessoas um conteúdo dinâmico, humanizado e direto de forma escalável, aprofundando ainda mais a conexão com o instituto, e o entendimento e engajamento em torno do tema”, comenta Thalita Duarte, estrategista de marca do Twitter Next no Brasil. Esta é a primeira vez que o Twitter Brasil cria uma “personalidade de marca” dentro da plataforma.
Para movimentar as conversas na plataforma, as hashtags da campanha ativarão emojis especiais quando Tweetadas: #ProtetoresDaAmazônia, #OnçaPintada, #Guariba, #GaviãoReal, #Arara, #BotoCorDeRosa.
Geração Z e meio ambiente
A preocupação com a questão ambiental tem crescido gradativamente com o passar dos anos e um dos fatores para isso é a importância que as gerações mais novas têm dado para o tema.
“Nos últimos anos, os jovens tomaram conta do debate ambiental no Brasil e no mundo, exigindo um futuro saudável que é direito deles. Isso passa por buscar boas informações e questionar hábitos e decisões que têm impacto direto em suas vidas”, afirma Cristina Amorim, coordenadora de comunicação do IPAM.
Um estudo realizado pelo Twitter em 2021 utilizando diversos tipos de dados encontrados nas conversas e também questionários direcionados aos jovens que fazem parte da Geração Z apontou que 58% dos nascidos entre a segunda metade dos anos 1990 e o fim da década de 2000 e que estão na plataforma acham que o meio ambiente estará em situação pior no futuro. Essa fatia é 17% maior se comparada aos Millennials, geração anterior.
Para se ter uma ideia, “ajudar o meio ambiente” é um valor pessoal para dois em cada três jovens que responderam à pesquisa e o veganismo é mais ético do que seguir com uma dieta padrão, na opinião de 45% das pessoas. Inclusive, foram registradas 900 mil menções a mudanças climáticas e movimentos de sustentabilidade no Twitter no Brasil ano passado.