IPAM e COIAB vencem prêmio Empreendedor Social do Ano

7 de dezembro de 2020 | Sem categoria

dez 7, 2020 | Sem categoria

O aplicativo Alerta Indígena Covid-19, desenvolvido pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), foi uma das 30 iniciativas que receberam hoje o prêmio Empreendedor Social do Ano, promovido pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, que neste ano destacou ações de resposta à covid-19.

O Alerta Indígena Covid-19 ajuda comunidades indígenas a se informarem sobre avanços do novo coronavírus. Com dados do Ministério da Saúde, de lideranças e organizações de rede da COIAB e de profissionais de saúde indígena, o aplicativo mapeia avanços da doença em um raio de 100 quilômetros ao redor da região de cada terra indígena na Amazônia. O usuário tem acesso a uma lista com todos os municípios próximos de seu território que tenham casos de coronavírus confirmados. Dessa maneira, pode evitar trafegar por áreas com mais risco de contaminação e ajudar a orientar estratégias de ações e combate ao vírus. O app ainda permite o registro de novos casos pela COIAB.

Nayra Kaxuyana, assessora técnica da COIAB, responsável pelo levantamento dos casos entre os povos indígenas da Amazônia, diz que aplicativo foi pensado para dar visibilidade a parentes indígenas e para informar o impacto do coronavírus na região. “Sabemos que a informação pode salvar vidas e, com o apoio do IPAM, desenvolvemos uma ferramenta eficiente para monitoramento e prevenção dessa doença.”

A pesquisadora do IPAM Martha Fellows, membro da equipe que trabalhou diretamente com a COIAB, destacou que o prêmio é um “reconhecimento de que a pauta de saúde indígena precisa ser tratada com urgência”. Cerca de 700 indígenas morreram vítimas de covid-19 no Brasil; mais de 130 povos já foram contaminados pela doença só na Amazônia. “Por trás de cada número há uma pessoa, uma história de luto e luta que não pode ser apagada”, diz Fellows.

A diretora de Ciência do IPAM, Ane Alencar, destacou o papel do aplicativo no combate à subnotificação, como uma “ferramenta importante de apoio aos povos indígenas”.

O Alerta Indígena Covid-19 impactou ao menos 483 mil pessoas, é um aplicativo gratuito e aberto. Pode ser baixado gratuitamente no site da COIAB (versão Android).

Veja também

See also