COP31: IPAM promove evento oficial sobre tornar florestas uma infraestrutura global

6 de novembro de 2026 | COP, Notícias

nov 6, 2026 | COP, Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), junto com parceiros internacionais, levará à discussão em evento oficial da Conferência do Clima das Nações Unidas, COP31, em Antália, na Turquia, a necessidade do protagonismo das florestas como solução para o enfrentamento das mudanças climáticas. O side event “Do reconhecimento à implementação: um roteiro para as florestas como infraestrutura global” ocorre nesta terça-feira (10), das 16h45 às 18h15 (horário local), na Sala Side Event 3 (Zerzevan), na Blue Zone. O evento é organizado pelo IPAM em parceria com o Woodwell Climate Research Center e Solutions for Our Climate.

Assim como os investimentos em energia, água e transporte são fundamentais para sustentar o desenvolvimento das sociedades, o reconhecimento das florestas como infraestrutura global é essencial para garantir a prosperidade humana e enfrentar os desafios climáticos. Apesar de seu papel estratégico na regulação do clima, na manutenção dos ciclos da água e na segurança alimentar, as florestas ainda ocupam espaço limitado nos acordos climáticos, nas decisões de investimento e na arquitetura financeira internacional.

O evento busca contribuir para mudar esse cenário, promovendo o avanço do reconhecimento das florestas para sua efetiva incorporação à agenda global de desenvolvimento e ação climática. A proposta é discutir modelos de governança, mecanismos de financiamento, evidências científicas e parcerias internacionais capazes de posicionar as florestas e a natureza como elementos centrais das estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas.

Para André Guimarães, diretor executivo do IPAM e Enviado Especial da Sociedade Civil para a COP30, o êxito em valorizar as florestas está alinhado ao mapa do caminho para o fim do desmatamento, proposto pelo Brasil, e vai exigir uma mudança de paradigma em diversos setores.

“Teremos que investir em mudanças de práticas agrícolas, trabalhar com comunidades menos desenvolvidas, que têm menos capacidade de investimento, para adequá-las tecnologicamente e melhorar suas formas de uso do solo, diminuindo a pressão sobre as florestas”, defende.

Participam do evento: André Guimarães; Frances Seymour, do Woodwell, Marihel Parda Winda, da Solutions For Our Climate; Mithika Mwenda, da Pacja (Pan African Climate Justice Alliance), Marco Túlio Cabral (COP30); além de representantes da presidência da COP32, que será em Adis Abeba, na Etiópia, em 2027.

Serviço:

Do reconhecimento à implementação: um roteiro para as florestas como infraestrutura global

10 de novembro de 2026

16h45 às 18h15 (horário local) – 10h45 às 12h15 (horário de Brasília)

Local: Sala Side Event 3 (Zerzevan) – Blue Zone

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Marcelo Freitas (Em Antália)

+55 61 999642598

Sara Leal (No Brasil)

+55 62 992552742

ODS 13ODS 12ODS 11

Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also