Efeito estufa

É a forma que a Terra dispõe para manter constante a temperatura propícia à vida. Trata-se de um processo natural, que fornece a temperatura necessária para o estabelecimento e sustento da vida na Terra e que só é possível com os gases de efeito estufa.

Esses gases, cujas moléculas capturam calor na atmosfera terrestre, quando corretamente distribuídos, agem como a cobertura de uma estufa sobre o planeta, permitindo a passagem da radiação solar (na forma de luz), mas evitando a liberação da radiação infravermelha (na forma de calor) pela Terra. Esse fenômeno mantém a temperatura da Terra por volta de 30 graus Celsius mais quente que na ausência dele, impedindo que o nosso planeta virasse um deserto gelado.

Com o crescimento da emissão de gases de efeito estufa emitidos por atividades humanas nos últimos séculos, como a queima de combustíveis fósseis, o efeito estufa se agravou, retendo mais radiação infravermelha, que levou ao aquecimento global e às mudanças climáticas.

Veja também

See also

Eventos climáticos extremos

Eventos climáticos extremos

O que é fundamental saber sobre eventos climáticos extremos Comumente chamados de desastre ambiental ou climático, eventos como secas, enchentes, ondas de calor, deslizamentos e outros desequilíbrios ambientais são eventos climáticos extremos.   Eventos...

Gases de efeito estufa (GEE)

Gases de efeito estufa (GEE)

Constituintes gasosos da atmosfera, de origem natural e antrópica, que absorvem e reemitem radiação infravermelha. Os gases de efeito estufa considerados no âmbito da UNFCCC e do Protocolo de Quioto são dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O),...