ARPA

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA)  foi lançado em 2002 por meio do decreto federal nº4.326 e com início operacional em 2003, o programa ARPA objetiva proteger amostras significativas da biodiversidade amazônica numa escala inédita, reunindo o estado da arte em biologia da conservação e integração participativa de comunidades locais. O ARPA apenas apoia certas categorias de unidades de conservação e não contempla terras indígenas ou área militares.

Um total de 117 unidades eram apoiadas pelo ARPA em 2012 na Amazônia brasileira. Atualmente encontra-se na terceira fase, iniciada em 2014.

 

Veja também

See also

SIPAM

SIPAM

Sistema de Proteção da Amazônia (antigo Sistema de Vigilância da Amazônia - Sivan). É um sistema de vigilância da Amazônia do governo federal.

Permanência

Permanência

Tempo em que o carbono armazenado por sequestro permanece em um reservatório, sem ser liberado novamente. Apenas reservatórios permanentes são aceitáveis para propósitos de política climática.

Energia renovável

Energia renovável

É a energia derivada de fontes que não usam combustíveis esgotáveis (por exemplo, água - energia hidrelétrica; vento - energia eólica; Sol - energia solar; marés e fontes geotérmicas). Alguns materiais combustíveis como biomassa também podem ser considerados...