Pegadas – Identificando mamíferos

ANTA (Tapirus terrestris)

Maior mamífero terrestre da América do Sul, a anta chega a atingir 300 kg. Habita áreas de mata, principalmente nas proximidades de riachos e rios. De hábito solitário e noturno, alimenta-se de folhas, frutos e brotos. A pegada de uma anta apresenta, frequentemente, três dedos largos e curtos, arredondados nas extremidades e com o dedo médio sempre maior que os demais. O comprimento da pegada varia de 12 a 15 cm e de 12 a 14 cm de largura. Dependendo das condições do solo, é possível notar a presença de um quarto dedo na parte posterior.

 

Caititu

CAITITU (Pecari tajacu)

O caititu pesa até 25 kg. Vive em grupo de 6 a 9 indivíduos, mas esse número pode aumentar para 20. Habita áreas de matas, podendo ser visto em locais abertos. Alimenta-se de folhas, brotos, raízes, frutos, sementes e eventualmente de pequenos animais. As marcas das pegadas são parecidas com as do queixada, porém de menor tamanho e número. Variam entre 3,5 e 4,5 cm de comprimento por 3,5 a 4 cm de largura. Ocasionalmente, pode-se observar a marca dos dois cascos pequenos, localizados na parte de trás da pata traseira, denominados garrões ou guardas.

CAPIVARA (Hydrochaeris hydrochaeris)

A capivara é o maior roedor do mundo, com quase 1,5 de comprimento e 50 cm de altura, pesando em média 50 kg, mas podendo chegar a 100 kg. Vive em grupos familiares, principalmente nas proximidades de rios e lagos, alimenta-se basicamente de capim e plantas das margens. A capivara é igualmente ativa durante a noite e o dia. A pegada dianteira marca quatro dedos alongados e abertos, formando uma meia estrela. O comprimento varia em média de 11,5 cm e 12,5 cm. A pegada traseira é semelhante à dianteira, mas marca três dedos no solo e é de tamanho menor, com comprimento total entre 9,5 e 10,5 cm.

cutia e suas pegadas

CUTIA (Dasyprocta azarae)

Roedor de porte pequeno a médio, mede até 50 cm de comprimento e pesa em média 3 kg. Habita florestas, cerrados, capoeiras e até áreas cultivadas. Vive solitário ou em par, sendo ativo principalmente no começo e fim do dia. Sua alimentação consiste em sementes, frutos, brotos e raízes. A pegada dianteira marca três dedos alongados e voltados para frente, e um quarto dedo posicionado na lateral e nem sempre visível. A pegada traseira marca três dedos paralelos e unidos, sendo o do meio o maior deles. O comprimento pode variar entre 4 e 4,5 cm e a largura entre 2,5 e 3 cm.

 

gato-mourisco e suas pegadas

GATO-MOURISCO (Puma yagouaroundi)

Animal de porte entre pequeno e médio, tem até 60 cm de comprimento e peso entre 3 e 7 kg. Sua coloração pode variar entre marrom, acinzentado ou avermelhado. De hábito diurno, vive tanto em áreas de Cerrado como de florestas. Alimenta-se principalmente de pequenos roedores e aves. Sua pegada tem quatro dedos e na maioria das vezes sem marcas de unhas, O comprimento varia de 3 a 4 cm e a largura de 2,5 a 3,5 cm. A almofada, em formato de coração invertido, é levemente afunilada e os dedos, ligeiramente afastados.

 

irara e suas pegadas

IRARA (Eira barbara)

Animal com até 1 m de comprimento, incluindo a cauda, pesa entre 4 a 5 kg. De hábitos diurnos e noturnos, é um animal solitário, mas que pode ser observado em par. Habitante das matas, alimenta-se de pequenos animais, principalmente ratos, insetos e aves, além de frutos e mel. A pegada da irara apresenta marcas de cinco dedos arredondados, próximos uns dos outros, com as marcas de unhas bem definidas. O comprimento da pegada traseira é de 8 cm e a largura de 5 cm, sendo menor que a dianteira. A almofada é bem definida e de forma alongada.

 

JAGUATIRICA (Leopardus pardalis)

A jaguatirica é uma espécie de médio porte com aproximadamente 80 cm de comprimento, pesando em torno de 11 kg. Animal solitário, vive principalmente em áreas de florestas. Possui hábitos noturnos e alimenta-se de pequenos roedores. Sua pegada apresenta almofada arredondada e quatro dedos sem as marcas das unhas, com comprimento variando de 4 a 5 cm e a largura de 4,5 a 5,5 cm. A pegada dianteira deste animal é maior que a traseira, assemelhando-se muito às marcas da onça-pintada, porém em tamanho reduzido.

 

lobinho e suas pegadas

LOBINHO (Cerdosyon thous)

É o cachorro-do-mato mais comum no Brasil, atinge comprimento entre 70 e 80 cm, e pesa de 7 a 8 kg. Alimenta-se de frutas, insetos e pequenos vertebrados. Essencialmente noturno, vive solitário ou em par. Habita áreas de florestas, cerrado e ambientes alterados pelo homem. Sua pegada apresenta quatro dedos levemente afastados medindo de 4 a 5 cm de comprimento e 4 cm de largura, com as marcas das unhas bem definidas. A pegada é levemente afunilada em direção às unhas, tanto na almofada palmar quanto nos dedos. Essa é a característica que a diferencia da pegada de um cachorro doméstico.

 

LOBO-GUARÁ (Chrysocyon brachyurus)

É o maior cachorro selvagem brasileiro: mede quase 1 m de altura e 1,5 m de comprimento. Seu peso chega até a 25 kg. Vive preferencialmente em áreas de Cerrado, mas ocupa áreas com florestas também. Alimenta-se de pequenos animais e principalmente dos frutos da lobeira. Vivem solitários ou aos pares e são ativos principalmente ao entardecer e a noite. A pegada exibe quatro dedos levemente afastados e com as marcas das unhas e de uma almofada pequena. A marca da pegada dianteira é maior que a da traseira. O comprimento da pegada varia de 7 a 9 cm e a largura de 5 a 7 cm.

 

ONÇA-PINTADA (Panthera onca)

A onça-pintada é o maior felino das Américas, medindo até 1,80 m de comprimento e pesando mais de 100 kg. Animal de hábitos solitários, é ativo durante o dia e a noite. Habita áreas de vegetação densa e com abundância de água, onde pode encontrar facilmente suas presas. Sua alimentação inclui uma grande variedade de animais de médio e grande portes. As pegadas da onça-pintada são grandes e bem marcantes. A dianteira, que mede de 10 a 12 cm de comprimento e 10 a 13 cm de largura, é maior que a pegada traseira (9 a 11 cm de comprimento e 9 a 10 cm de largura), com almofada grande e arredondada. Os dedos são arredondados e sem marcas das unhas.

 

onça parda e suas pegadas

ONÇA-PARDA (Puma concolor)

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil, pesando entre 30 e 60 kg. Habita os mais variados ambientes, incluindo áreas já bem alteradas pelo homem. É um animal solitário, com atividade diurna e noturna. Sua dieta é composta de aves, répteis e, preferencialmente, de outros mamíferos. A pegada de uma onça-parda mede de 8 a 9 cm de comprimento e 9 a 10 cm de largura, com almofada em formato triangular e ondulações voltadas para a parte interior. Os dedos dianteiros são mais alongados. Geralmente é uma pegada mais fina e comprida que a da onça-pintada.

 

paca e suas pegadas

PACA (Cunicullus paca)

A paca é o segundo maior roedor conhecido. Com 50 cm de comprimento e pesando até 10 kg, alimenta-se de frutos, sementes e brotos. De hábito solitário, passa o dia na toca, de onde sai ao entardecer e durante a noite. Vive em florestas, principalmente perto de rios e riachos. A pegada dianteira da paca mostra quatro dedos longos, arredondados e as unhas são bem marcadas, enquanto a pegada traseira apresenta apenas três dedos. Na trilha de pegadas deste animal é comum a sobreposição das pegadas dianteiras e traseira. O comprimento pode variar entre 4 e 5 cm e a largura entre 3 e 4 cm.

 

porco-espinho e suas pegadas

PORCO-ESPINHO (Coendou prehensilis)

O Porco-espinho tem em média 50 cm de comprimento, pesando até 5 kg. De hábito solitário e noturno, vive em áreas de florestas e também no cerrado. Alimenta-se de frutos, sementes, cascas de árvores e até folhas. A pegada do Porco-espinho possui almofada arredondada e as marcas das unhas são bem delineadas à frente da almofada. A pegada dianteira, com 6,5 cm de comprimento e 3,5 de largura, apresenta três dedos e é menor que a traseira, que apresenta quatro dedos e tem 10 cm comprimento e 5 cm de largura. A marca da pata traseira normalmente pode cobrir a marca da dianteira.

 

QUATI - Nasua nasua

QUATI (Nasua nasua)

O quati é uma espécie de tamanho mediano, pesando até 7 kg. Vive em bandos com até mais de 20 animais, preferencialmente em áreas florestadas, mas pode ser visto também em áreas de cerrado. Animal de atividade diurna, alimenta-se de frutos, ovos, insetos, larvas, minhocas e pequenas aves e serpentes. Sua pegada apresenta cinco dedos finos e alongados com marcas de unhas, variando de 4 a 11 cm de comprimento e 3,5 a 5 cm de largura. A pegada traseira é maior que a dianteira. Animais adultos apresentam marcas de unhas levemente curvadas para a trilha de pegadas do animal.

 

QUEIXADA Tayassu pecari

QUEIXADA (Tayassu pecari)

Animal de médio porte com até 45 kg de peso, vive em áreas de matas, mas é visto frequentemente em áreas abertas. Sua alimentação é à base de frutas, sementes, brotos, raízes, folhas e até de pequenos animais. Ativo durante o dia e ao entardecer, vive em grupos com até mais de 100 indivíduos. As marcas de pegadas da queixada são arredondadas e desenham cascos levemente separados. A largura do casco, em torno de 4 a 5 cm, é aproximadamente a metade do comprimento. Como a queixada vive em grupos grandes, é comum observar inúmeras pegadas juntas, formando uma trilha bem marcada.

 

TAMANDUÁ-BANDEIRA Myrmecophaga tridactyla

TAMANDUÁ-BANDEIRA (Myrmecophaga tridactyla)

Animal de grande porte, chega a pesar 60 kg e seu corpo alcançar 1,20 m, além da cauda de quase 1 m, resultando em 2,20 m o seu comprimento final. Suas patas dianteiras possuem garras muito desenvolvidas que são utilizadas para destruir cupinzeiros. O tamanduá-bandeira pode ser encontrado em florestas, campos abertos e cerrados, onde alimenta-se de formigas, cupins e larvas. Sua pegada dianteira é marcada por um círculo em forma de foice (garra) com cerca de 8 cm de diâmetro. A pegada traseira é semelhante ao de uma criança, com dedos bem definidos e seguidos de marcas das unhas, com 10 cm de comprimento e entre 6 a 7 cm de largura.

 

TAMANDUÁ-MIRIM (Tamandua tetradactyla)

Habitante de áreas de cerrado e de florestas, é um animal solitário que tem entre 85 e 140 cm de comprimento, pesando de 2 a 7 kg. É mais ativo ao entardecer e durante a noite. Suas patas dianteiras possuem forma circular, marcadas com um “dedo” curvo à frente (garra), que são usadas para obter alimento, escalar e se defender. A pegada traseira é semelhante a de uma criança, apresentando unhas finas e pequenas. O tamanho da pegada dianteira pode atingir cerca de 8 cm de diâmetro, a pegada traseira pode variar de 8 a 10 cm de comprimento e de 5 a 6 cm de largura.

 

TATU-CANASTRA - Priodontes maximus

TATU-CANASTRA (Priodontes maximus)

O tatu-canastra é o maior e mais raro tatu que existe, medindo mais de 1 metro de comprimento e com mais de 50 kg de peso. Habita áreas de floresta e de Cerrado. É solitário, tornando-se mais ativo ao entardecer e à noite. Alimenta-se de insetos (cupins, formigas), larvas, vermes e até cobras. Embora possua cinco garras na pata dianteira, as pegadas mostram apenas a marca de duas, sendo uma delas a da grande unha, que fica marcada para fora do eixo do deslocamento. A pegada traseira apresenta a marca de três dedos curtos e grossos. O comprimento da pegada varia de 6 a 8 cm e a largura de 7,5 a 9,5 cm. Ocasionalmente, observam-se marcas deixadas pela cauda.

 

TATU-GALINHA Dasypus novencinctus

TATU-GALINHA (Dasypus novencinctus)

O tatu-galinha mede cerca de 50 cm e pesa em média 4 kg. Sua carapaça é lisa, a cabeça é alongada, as orelhas grandes e a cauda comprida. Vive tanto em áreas abertas (Cerrado) como em áreas florestadas. De hábito solitário e noturno, pode ser visto pela manhã e no final da tarde. Sua alimentação é à base de frutos, raízes, fungos, insetos, pequenos vertebrados e ovos. A pegada traseira do tatu-galinha marca três dedos bem abertos e alongados e o terceiro é maior em relação aos demais. O rastro da pegada dianteira marca dois dígitos paralelos e próximos. O comprimento da pegada pode chegar a 3,5 cm e a largura é de 3 cm.

 

TATU-PEBA Euphractus sexcinctus

TATU-PEBA (Euphractus sexcinctus)

Esta espécie de tatu tem aproximadamente 50 cm de comprimento e pesa até 6 kg. Vive em áreas de vegetação variada, preferindo locais abertos e secos. Alimenta-se de plantas, insetos, pequenos vertebrados e até carniça. É um animal solitário e de hábitos noturnos. Ele passa o dia dentro da toca, de onde só sai de vez em quando. Na pegada dianteira do tatu-peba aparecem três dedos com as marcas de unhas. Na pegada traseira aparecem três dedos, com os dois internos unidos e voltados para dentro da trilha produzida pelo animal. O comprimento da pegada varia de 2 a 2,5 cm e sua largura é de 4 cm.

 

VEADO-MATEIRO Mazama Americana

VEADO-MATEIRO (Mazama americana)

Com mais de 40 kg de peso, o veado-mateiro mede cerca de 1 a 1,5m de comprimento. Habita as matas mais fechadas, evitando áreas abertas. Alimenta-se de gramíneas, frutos, flores e fungos. Vive solitário ou em casal, sendo mais ativo ao entardecer e durante a noite. O formato da pegada do mateiro é triangular, ocorrendo marca de dois cascos que podem aparecer unidos ou separados. O comprimento do rastro é de 4 a 4,8 cm e a largura é de 3 a 4,5 cm.

 

VEADO-ROXO Mazama nemorivaga

VEADO-ROXO (Mazama nemorivaga)

Animal de aproximadamente 1 a 1,2 m de comprimento, atinge peso de até 20 kg. O veado-roxo vive sozinho, normalmente em áreas de floresta mais abertas, podendo ser ativo as 24 horas do dia. Alimenta-se de frutos, brotos de arbustos, folhas e flores. O formato da pegada é muito semelhante a do veado-mateiro, mas quando marcada no solo deixa impressa a metade dos cascos voltada para dentro, evidenciando mais a ponta dos cascos.

* Conteúdo extraído do folder “Identificando mamíferos da floresta de transição Amazônia-Cerrado
*O tamanho dos bichos nos desenhos não corresponde à proporcionalidade real entre eles.

Baixar documento

Download document

Veja também

See also