Onde tá a queimada? Noções de geoprocessamento para monitoramento de queimadas em Terras Indígenas

Os incêndios estão cada vez mais frequentes e rompem os ciclos naturais e tradicionais de manejo do fogo. Para enfrentar e combater as consequências dessas atividades, o uso de novas ferramentas e novos conhecimentos se faz necessário.

Pensando neste desafio, foi estabelecida uma parceria entre a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e o Woodwell Climate Research Center, com apoio da Fundação Moore, para fomentar e apoiar ações estratégicas e práticas para reduzir os impactos dos incêndios nos territórios indígenas amazônicos do Brasil.

Assim, essa cartilha se propõe a ser um material didático para todos os brigadistas e lideranças indígenas, bem como será o instrumento de apoio do curso “Onde tá a queimada?: Noções de geoprocessamento para monitoramento de queimadas em Terras Indígenas”. Neste curso, assim como na cartilha, serão apresentados e aprofundados conhecimentos sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o monitoramento territorial, combate e prevenção de incêndios, para fortalecer lideranças e brigadistas indígenas em seus trabalhos de monitoramento de queimadas em seus respectivos territórios.

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Woodwell Climate Research Center

Baixar documento

Download document

Veja também

See also