Padrões de Sustentabilidade na cadeia de valor do Açaí

14 de julho de 2020

jul 14, 2020

Instituto Terroá, GIZ, Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renata Maria Guerreiro Fontoura Costa, Luís Fernando Iozzi Beitum, Terciano Beltrano, Thiago Oliveira Basso, André Machado, David Escaquete, Dolores Teixeira de Brito, Gabriela Campos Aguiar, Guilherme Augusto, Carminato Bircol, Gunter Viteri, Maria Luiza Benini, Mayara de Oliveira Biliati, Rogerio de Oliveira Corrêa, Fábio Vailatti, Geová Alves, José E. Oliveira Neto, Mariana da Silva Cavalcante, Raoni N. da Silva, Rubens Gomes, Taysa Faltz Macedo, Tiago André Silva

 

O objetivo deste estudo é apresentar Padrões de Sustentabilidade adotados atualmente na cadeia do açaí – com destaque para alguns dos esquemas de certificação mais utilizados – a partir de estudos de caso de associações, cooperativas e empresas certificadas atuantes no setor. O documento visa ainda provocar uma análise problematizadora, com o propósito de subsidiar novas intervenções que fortaleçam e promovam práticas ambientais e sociais responsáveis para esta cadeia de valor.

O presente estudo foi realizado pelo Instituto Terroá no âmbito do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), conduzido pelo consórcio Eco Consult / IPAM. É também um resultado engendrado pela iniciativa Diálogos Pró-Açaí.

O material faz parte do Módulo Laranja, chamado “Diferenciação de Mercados”, um dos sete temas  que compõem o Programa CapGestão Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also