Feiras orgânicas e agroecológicas da Amazônia

14 de dezembro de 2019

dez 14, 2019

Coordenação: Erika Pinto, André Machado e Claudia de Souza. Equipe: Carolina Guyot, Alcilene Cardoso, Jarlene Gomes, Laércio Meirelles, Marcio Roberto, Cassia Di Paula e Karinna Matozinhos. Revisão: Gunter Viteri. Projeto visual: Thiago Oliveira Basso

A produção orgânica é reconhecidamente importante para a segurança alimentar e nutricional da população e para a promoção de um modelo produtivo sustentável. Os produtos orgânicos são cada vez mais consumidos no Brasil. Em 2018, o mercado brasileiro de orgânicos foi de R$ 4 bilhões, e vem crescendo 25% ao ano desde 2015 (BRASIL, 2019; ORGANICSNET, 2018).

Na Amazônia, 60% dos produtos certificados orgânicos provém do extrativismo sustentável orgânico (BRASIL, 2019a), colaborando para a manutenção, consolidação e recuperação de florestas (Fundo Amazônia/GIZ, 2012). Apesar de representar 10% da produção orgânica certificada no Brasil (BRASIL, 2019a), a Amazônia ainda é pouco estudada em termos de produção, certificação e consumo de orgânicos.

Apesar de poucos estudos, observa-se que os estados amazônicos possuem importantes redes de orgânicos, responsáveis por Sistemas Participativos de Garantia (SPG), e pela organização de feiras, muitas vezes os principais canais de comercialização de produtos orgânicos na região. Elas têm enorme importância no abastecimento alimentar e na geração de emprego e renda por meio de cooperativas ou associações da agricultura familiar. Estima-se que no Acre, Amazonas, Amapá e Pará existem atualmente 78 feiras, que ocorrem com regularidade, sendo 37 no Pará, 28 no Acre, 8 no Amazonas e 5 no Amapá (BRASIL, 2015). Deste total, estima-se que cerca de 23 feiras comercializam produtos orgânicos (BRASIL, 2015).

Considerando a importância destes espaços de comercialização e seu potencial de fortalecer a agricultura familiar gerando benefícios socioeconômicos e ambientais, o Projeto Mercado Verde e Consumo Sustentável promoveu a presente pesquisa objetivando gerar subsídios para a definição de estratégias capazes de contribuir para mudanças nos padrões de produção e consumo na região. O estudo foi realizado em 5 (cinco) municípios amazônicos: Rio Branco-AC, Manaus -AM, Macapá-AP, Belém-PA e Santarém-PA.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Amazon Highlights 8 – 10 reasons for zero legal and illegal deforestation in the Amazon

Amazon Highlights 8 – 10 reasons for zero legal and illegal deforestation in the Amazon

In regard to the reduction of Amazonian deforestation and its associated emissions, the established target must urgently be fulfilled much before 2030, and further to this: the end of legal removal of native vegetation of the region must be sought. This newsletter lists the top ten reasons for putting an end to the destruction of the world’s largest rainforest.