Esta publicação, em sua versão completa, tem como objetivo contribuir para o debate sobre as oportunidades referentes à regularização ambiental das propriedades rurais brasileiras, visando fortalecer a atuação dos estados amazônicos em uma agenda integrada de desenvolvimento territorial sustentável e conservação de recursos naturais, ao mesmo tempo viabilizando a regularização ambiental dos imóveis rurais nos seus territórios.
Para isso, foi feito um levantamento dos incentivos econômicos com potencial de promover a agenda da regularização ambiental e, assim, a conservação e a recuperação florestal, conciliando produção rural sustentável e geração de renda. Também foi realizado um levantamento de iniciativas promovidas pelos estados amazônicos que têm contribuído nesta agenda, assim como os fundos existentes que direta ou indiretamente têm potencial de estimular esforços neste sentido.
Este trabalho foi feito no âmbito do projeto Observatório do Código Florestal: Fortalecendo o papel da sociedade brasileira nos esforços de redução do desmatamento e restauração de áreas degradadas, apoiado pelo governo norueguês e liderado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Com isso, o IPAM e o Observatório do Código Florestal (OCF) esperam subsidiar um debate qualificado e contribuir para que os estados sejam compensados pelos seus esforços em prol de uma economia de baixas emissões de carbono.
Clique aqui para conhecer um benchmark que inspira a formulação de parcerias público-privadas catalisadoras de diversos instrumentos e incentivos sobre arranjos alternativos para incentivo à regularização ambiental de imóveis rurais.