Incentivos econômicos para a adequação ambiental dos imóveis rurais dos estados Amazônicos – Versão completa

9 de novembro de 2021

nov 9, 2021

Erika Pinto, Laura Braga, Marcelo Stabile, Jarlene Gomes, Gabriela Savian, João Paulo Mastrangelo, Denys Pereira, Catherine Claros, Luciana Lopes, Natália Moura, Gueldon Brito, José Julio do Espirito Santo, The Norwegian Agency for Development Cooperation (Norad)

Esta publicação, em sua versão completa, tem como objetivo contribuir para o debate sobre as oportunidades referentes à regularização ambiental das propriedades rurais brasileiras, visando fortalecer a atuação dos estados amazônicos em uma agenda integrada de desenvolvimento territorial sustentável e conservação de recursos naturais, ao mesmo tempo viabilizando a regularização ambiental dos imóveis rurais nos seus territórios.

Para isso, foi feito um levantamento dos incentivos econômicos com potencial de promover a agenda da regularização ambiental e, assim, a conservação e a recuperação florestal, conciliando produção rural sustentável e geração de renda. Também foi realizado um levantamento de iniciativas promovidas pelos estados amazônicos que têm contribuído nesta agenda, assim como os fundos existentes que direta ou indiretamente têm potencial de estimular esforços neste sentido.

Este trabalho foi feito no âmbito do projeto Observatório do Código Florestal: Fortalecendo o papel da sociedade brasileira nos esforços de redução do desmatamento e restauração de áreas degradadas, apoiado pelo governo norueguês e liderado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Com isso, o IPAM e o Observatório do Código Florestal (OCF) esperam subsidiar um debate qualificado e contribuir para que os estados sejam compensados pelos seus esforços em prol de uma economia de baixas emissões de carbono.

Clique aqui para conhecer um benchmark que inspira a formulação de parcerias público-privadas catalisadoras de diversos instrumentos e incentivos sobre arranjos alternativos para incentivo à regularização ambiental de imóveis rurais.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Fortalecendo a gestão ambiental municipal – Mecanismos financeiros e visibilização de boas práticas

Fortalecendo a gestão ambiental municipal – Mecanismos financeiros e visibilização de boas práticas

Tendo em vista que as gestões municipais frequentemente possuem escassos recursos humanos, econômicos, estruturais e informacionais para fazer frente a todas essas responsabilidades, essa cartilha busca contribuir para superação desses desafios, especialmente no que se relaciona a captação de recursos para a área ambiental. Essa publicação é resultado de um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (IPAM) em parceria com o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG-FGV).

De conceito e compromissos à ação – Implementando a abordagem jurisdicional para produção sustentável em Mato Grosso e Pará

De conceito e compromissos à ação – Implementando a abordagem jurisdicional para produção sustentável em Mato Grosso e Pará

Na última década, a taxa de desmatamento na Amazônia brasileira reduziu cerca de 65%, passando de 19.625 km2 (média de 1996 a 2005) para cerca de 6.947 km2 em 2017, o que equivale a uma redução de 4,88 Gt/CO2 e das emissões de gases de efeito estufa. Esse resultado...