O programa "Agricultura de Baixo Carbono” do Brasil: Barreiras para a sua implementação

11 de maio de 2012

maio 11, 2012

Marcelo C. C. Stabile, Andréa Azevedo, Daniel Nepstad

No cenário atual de aumento de preços de commodities, o país precisa se posicionar de forma que atrele a conservação de estoques florestais com o aumento de produção agropecuária. Isto só será possível com a melhoria da produtividade. Para tanto, o Brasil lançou o Plano “Agricultura de Baixo Carbono” e uma linha de crédito específica: o Programa ABC. A adoção desta linha de financiamento, contudo, tem se dado de forma lenta.

Para entender as causas desta morosidade, o IPAM aplicou mais de 40 entrevistas com diversos grupos do setor produtivo e do governo. Por meio destas entrevistas, identificamos barreiras para a implementação de práticas sustentáveis no âmbito do Programa ABC. Os resultados destas entrevistas estão apresentados neste documento.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

The Increase in Deforestation in the Amazon in 2013: a point off the curve or out of control?

The Increase in Deforestation in the Amazon in 2013: a point off the curve or out of control?

With the objective of reflecting on the causes that led to this deforestation and stimulating a reaction by the Brazilian Public Sector, IPAM, ISA and IMAZON, present in this document their reflections on the increase in deforestation that occurred in 2013 and put forth a series of recommendations for moving forward with reductions in rates of forest destruction in the Amazon.