Do chão ao céu, monitoramento territorial indígena e a primeira década da ferramenta SOMAI-ACI

30 de abril de 2024

abr 30, 2024

Ray Alves e Martha Fellows, Sinéia do Vale, Vanessa Apurinã, Patricia Pinho

A primeira edição do Boletim PROTEJA publicou dados do SOMAI-ACI sobre crimes ambientais em terras indígenas na Amazônia. Entre janeiro de 2021 e novembro de 2023, 761 atividades ilegais foram registradas em 46 terras indígenas, totalizando 33 milhões de hectares afetados. Os principais crimes reportados foram incêndios (20,8%), invasões (15,2%) e pesca ilegal (12,3%). 

Além de registrar ameaças, o SOMAI-ACI também permite o registro de usos tradicionais da terra, o que pode ajudar no manejo de recursos naturais e na proteção de áreas sagradas. Desenvolvido pelo IPAM com a contribuição de várias organizações indígenas, o SOMAI-ACI é uma ferramenta importante para monitorar e proteger territórios indígenas na Amazônia.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

O Imposto Territorial Rural como forma de induzir boas práticas ambientais

O Imposto Territorial Rural como forma de induzir boas práticas ambientais

Este trabalho, realizado para o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), tem como objetivo avaliar como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) favorece ou desfavorece o cumprimento da legislação ambiental prevista no Código Florestal e, na medida do possível, apresentar sugestões de aperfeiçoamento, que contribuam para compatibilizar a incidência do imposto com os objetivos da legislação ambiental.