Não são números, são vidas! A ameaça da covid-19 aos povos indígenas da Amazônia brasileira

19 de junho de 2020

jun 19, 2020

Martha Fellows, Valéria Paye, Ane Alencar, Mário Nicácio, Isabel Castro, Maria Emília Coelho, Paulo Moutinho

O grave cenário de contaminação, mortalidade e letalidade que se revela entre os povos indígenas da Amazônia hoje é o prenúncio de uma situação que pode ser catastrófica se uma estratégia urgente e adequada para o tratamento destas populações não for colocada em prática na região. Nesse sentido, esta nota técnica visa a apresentar mais dados que auxiliam a dimensionar o problema, a fim de contribuir para que soluções sejam construídas de forma rápida e eficiente, para segurança de todos os povos indígenas da região.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Desenvolvimento Territorial – Diretrizes para a região da BR-163

Desenvolvimento Territorial – Diretrizes para a região da BR-163

Consiste em uma série de artigos acadêmicos produzidos no âmbito do Projeto Diálogos por pesquisadores membros das instituições que compõem o consórcio (WWF-Brasil, Instituto Centro de Vida (ICV), Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

Classificação fundiária e desmatamento

Classificação fundiária e desmatamento

Mapa mostra as categorias fundiárias: terras indígenas, unidades de conservação, florestas não destinadas e projetos de assentamentos. E apresenta as áreas desmatadas até 2016. As fontes são: Instituto Socioambiental (ISA), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).