Caixa de ferramentas de gênero

12 de dezembro de 2010

dez 12, 2010

Cláudia de Souza, Gunter Viteri, Luciana Rocha, Alexander Rose, Mariana Bitencourt, Anelise Stumpf, Daniel Dias Moreira

Esta “Caixa de ferramentas de gênero – Ferramentas para o desenvolvimento de cadeias de valor sensíveis ao gênero” é parte do conjunto de materiais do “Programa de capacitação em gestão para técnicos/as de ATER – Programa CapGestão” implementado através do projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável.

O Projeto é promovido pelo Governo Federal Alemão através da Deutsche Gesellschaft für lnternationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o apoio do consórcio ECO Consult Sepp & Busacker Partnerschaft e IPAM Amazônia, em colaboração técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil.

O propósito desta Caixa de Ferramentas é servir à capacitação de profissionais que trabalham com:

  • Diferentes atores nas cadeias de valor;
  • Organizações que apoiam ou influenciam as cadeias de valor, como ONGs, Universidades e Centros de Formação e Pesquisa, governos, dentre outros;
  • Gestão de organizações econômicas de base familiar na região amazônica, integrando-se assim à concepção mais geral do Programa CapGestão.

Esta Caixa de Ferramentas foi concebida no âmbito da Fair & Sustainable Consulting, sendo a versão brasileira desenvolvida em colaboração com o Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável (GIZ/MAPA com o apoio do Consórcio Eco Consult/IPAM), para motivar e colaborar com os profissionais para integrar uma perspectiva de gênero no desenvolvimento de cadeias de valor, proporcionando ferramentas práticas.

O documento proporciona uma ideia geral do material disponível sobre gênero e cadeias de valor em vários países. As ferramentas foram selecionadas dos Manuais produzidos por USAID, SNV, GIZ, International Labor Organization (ILO), CARE e outras organizações da rede Agri-ProFocus “Gender in Value Chains”. A maioria das ferramentas pode ser encontrada na internet e seus links estão nos créditos após cada conteúdo. apresentado

Este material faz parte do Módulo Lilás, chamado “Gênero em Cadeias de Valor”, um dos sete temas que compõem o Programa CapGestão Amazônia, realizado pelo Consórcio Eco Consult e Ipam.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

REDD – The case of Brazil

REDD – The case of Brazil

Documento apresenta, em inglês, o papel do Brasil no cenário global às alterações climáticas e apresenta iniciativas locais de curso de REDD. Martins, Osvaldo S.; Rettmann, Ricardo; Pinto, Erika; França, Flavia Gabriela; Dieguez, Raquel. REDD – The Case of Brazil....