Guia para a extração de sangue de grado

27 de abril de 2008

abr 27, 2008

Kelceane Azevedo, Andréa Alechandre, Ádila Lima, Carlos Alberto Campos, Jozelice Costa, Maria Aparecida Pereira, Arthur Leite, Tadeu Melo, Amilton de Lima

Este guia técnico cumpre o importante papel de difundir informações sobre as boas práticas para extração sustentável da seiva do grado ou sangue de dragão (Croton lechleri) utilizado na medicina tradicional, onde o seu látex é recomendado no tratamento de úlceras, gastrites, infecções em geral e como cicatrizante.

Apesar de ainda ser pouco explorado no estado do Acre, onde foi realizado estudo que embasa este guia, o sangue de grado apresenta grande potencial econômico devido seu amplo uso como medicamento natural.

Azevedo, Kelceane; Alechandre, Andréa; Lima, Ádila; Leite, Arthur; Melo, T.; Costa, Jozelice; Pereira, Maria Aparecida; Campos, Carlos Alberto; Lima, Amilton de. Guia para a extração de sangue de grado (Croton lechleri Müll. Arg.): recomendações técnicas para a extração de látex de sangue de grado (sangue de dragão). Rio Branco-AC: USAID/IPAM, 2008. 28p. il.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Sugestões de aperfeiçoamento do Sicar para a implementação do Código Florestal

Esse relatório avalia se o sistema atende os quatro elementos destacados previamente para a boa gestão ambiental: transparência, coordenação com outros entes/bases, prevenção de fraudes e prestação de contas (accountability). Os dados foram coletados em duas reuniões com o SFB (março de 20153 e fevereiro de 2016) e na legislação aplicável ao tema. O relatório também apresenta, quando pertinente, prática de outros órgãos governamentais (na esfera federal ou estadual) em temas semelhantes. Os resultados são apresentados a seguir a partir de cada um dos temas elencados, com indicações de problemas e recomendações de melhoria.