Amazônia em chamas: onde está o fogo

4 de setembro de 2019

set 4, 2019

Ane Alencar, Paulo Moutinho, Vera Arruda, Camila Balzani, João Ribeiro

A Amazônia brasileira continua em chamas. A temporada de fogo de 2019, que chamou a atenção do Brasil e do mundo nas últimas semanas, ainda não acabou. Continua sendo imprescindível a ação do governo nas esferas federal e estadual no combate ao fogo, assim como é fundamental coibir a fonte que o alimenta: o desmatamento, ou a região ainda conviverá com números altos de focos setembro adentro.

Mas, afinal, onde estão estes desmatamentos que alimentam tantos focos? Nesta nova nota técnica, apresentamos quais categorias fundiárias foram mais atingidas por focos e como eles estão relacionados com o avanço do desmatamento em cada uma destas categorias.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

Boletim "Tanguro em Pauta" – 3

Boletim "Tanguro em Pauta" – 3

Pesquisadores do Projeto Tanguro estudam desde 2008 os impactos da produ­ção agrícola no meio ambiente para entender como intensificar sem prejudicar a natureza. Confira na terceira edição do “Tanguro em Pauta” a impor­tância de manter a integridade das matas ciliares em um ambiente agrícola e os experimentos que investigam o comportamento de fertilizantes no solo.

O Imposto Territorial Rural como forma de induzir boas práticas ambientais

O Imposto Territorial Rural como forma de induzir boas práticas ambientais

Este trabalho, realizado para o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), tem como objetivo avaliar como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) favorece ou desfavorece o cumprimento da legislação ambiental prevista no Código Florestal e, na medida do possível, apresentar sugestões de aperfeiçoamento, que contribuam para compatibilizar a incidência do imposto com os objetivos da legislação ambiental.