Amazônia em Chamas 9 – O novo e alarmante patamar do desmatamento na Amazônia

2 de fevereiro de 2022

fev 2, 2022

Ane Alencar, Rafaella Silvestrini, Jarlene Gomes, Gabriela Savian

O desmatamento de florestas na Amazônia alcançou um novo e alarmante patamar nos últimos três anos. A perda de floresta entre 2019 e 2021 ultrapassou os 10 mil km² ao ano, número 56,6% maior que a média anual do período anterior – 2016 a 2018.

Apesar de uma porção considerável do desmatamento se localizar em terras públicas, principalmente federais, a governança ambiental na Amazônia carece de atuação em todos os níveis federativos e privados. As responsabilidades de atuação dos governos federal, estaduais e municipais, bem como da iniciativa privada na tomada de decisão pelo uso do solo tanto em terras públicas como em áreas privadas, são peças fundamentais para melhor planejamento e priorização de ações de comando e controle, a partir das áreas mais críticas que demandam ações urgentes.

Para isso, faz-se necessária a compreensão da distribuição geográfica do desmatamento nas principais categorias fundiárias, para que se possa contribuir, de forma efetiva e eficiente, na superação do atual contexto de perda desse patrimônio natural.

Nesta nota técnica, detalhamos os locais onde o desmatamento tem ocorrido nos últimos seis anos, com enfoque para um “antes e depois” da mudança do governo federal, segundo as diferentes categorias fundiárias no bioma Amazônia.

Nota técnica

Technical note



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Amazon Highlights 8 – 10 reasons for zero legal and illegal deforestation in the Amazon

Amazon Highlights 8 – 10 reasons for zero legal and illegal deforestation in the Amazon

In regard to the reduction of Amazonian deforestation and its associated emissions, the established target must urgently be fulfilled much before 2030, and further to this: the end of legal removal of native vegetation of the region must be sought. This newsletter lists the top ten reasons for putting an end to the destruction of the world’s largest rainforest.