Semana do Clima de Nova Iorque é teste final para a COP30, diz IPAM

22 de setembro de 2025 | COP30, Notícias

set 22, 2025 | COP30, Notícias

A Semana do Clima de Nova Iorque é o teste final para a COP30, afirma o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) em nota à imprensa divulgada nesta segunda-feira, 22. O evento vai até 28 de setembro, recebendo líderes mundiais, sociedade civil e empresas para discutir soluções para as mudanças climáticas.

“O papel dos governos e negociadores está se encerrando. O livro de regras do Acordo de Paris está pronto. A Semana do Clima de Nova Iorque é o último teste antes da COP30, pois agora é a hora do setor privado, da sociedade civil e de investidores fazerem a sua parte, atuando na mitigação e na adaptação. A ação multissetorial é chave para Belém sediar a COP da implementação e do diálogo, visando a consolidação de parcerias no rumo da sustentabilidade”, avaliou André Guimarães, diretor executivo do IPAM.

Segundo a organização do evento, a edição deste ano é a maior em 16 anos de história, com mais de mil painéis e atividades, além da maior participação de representantes de governos até então. Um dos pilares das discussões será o financiamento, tema que será levantado pelos especialistas do IPAM, presentes na Semana de Nova Iorque, em favor da valorização das florestas e da vegetação nativa viva e saudável.

“Pelo lado do IPAM, estamos muito esperançosos de ter, realmente, o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre) funcionando, o REDD+ Jurisdicional funcionando, e quaisquer outros mecanismos que a precisarmos para manter a floresta em pé”, comentou o diretor durante a programação do evento nesta segunda.

Guimarães, que é também enviado especial da Presidência da COP30 para a sociedade civil, ressaltou a necessidade de colocar em prática o Mutirão Global, conceito levantado pelo embaixador André Corrêa do Lago, para o enfrentamento à emergência do clima.

“Temos que trabalhar juntos: governos têm que parar de impor e construir soluções lado a lado com o setor privado, por sua vez, o setor privado deve parar de esperar benfeitorias e incentivos do governo para agir. Cada lado tem que ceder um pouco para podermos avançar coletivamente. Nesta altura, a COP da implementação tem como protagonistas o setor privado, os bancos e a sociedade”, concluiu.

A delegação do IPAM na Semana do Clima de Nova Iorque conta ainda com Ane Alencar, diretora de Ciência, e Gabriela Savian, diretora de Políticas Públicas.

Foto de capa: Abertura da Semana do Clima de Nova Iorque (Divulgação)



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also