Na Amazônia brasileira, os povos indígenas detêm uma parcela significativa das florestas da região. O conjunto de suas Terras cobre cerca de 110 milhões de hectares e agrega aproximadamente 30% do carbono florestal da região, o que corresponde a algo por volta de 13 bilhões de toneladas de carbono. As Terras Indígenas (TIs) amazônicas desempenham um papel fundamental na contenção do avanço do desmatamento na região. Por conseguinte, têm um papel extremamente relevante para a conservação da biodiversidade e para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) assumidas pelo Brasil através da lei que estabeleceu a Política Nacional de Mudança do Clima (PNMC, Lei nº 12.187/2009).
Ana Carolina Crisostomo, Ane Alencar, Isabel Mesquita, Isabel Castro Silva, Martha Fellows Dourado, Paulo Moutinho, Valderli Piontekowski
Baixar (sujeito à disponibilidade)
Download (subject to availability)


Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.
Veja também
See also
Manual para Restauração Florestal
Manual para Restauração Florestal
Manual voltado ao produtor rural interessado na recuperação de suas matas e na preservação das águas, tem por objetivo auxiliar na escolha das técnicas mais apropriadas às condições ambientais e financeiras, conforme a situação de sua propriedade. Além disso, traz sugestões de manutenção e monitoramento da área recuperada e estimativas de custos.
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: As Ferramentas Presentes no Mercado Internacional e o Desenvolvimento Sustentável
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: As Ferramentas Presentes no Mercado Internacional e o Desenvolvimento Sustentável
Monografia apresentada ao Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).