Nota técnica sobre destinação de Áreas Públicas e Regularização Fundiária no sul do estado do Amazonas – mapeamento das demandas sociais

31 de janeiro de 2024

jan 31, 2024

Nota Técnica apresenta os resultados da oficina de trabalhos intitulada “Construindo soluções sustentáveis e coletivas sobre as áreas não destinadas do Sul do Amazonas”, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2023, na cidade de Manaus – AM. O objetivo principal da oficina foi o de trazer as demandas territoriais prioritárias sob a perspectiva dos Espaços Públicos Socioambientais1, a fim de apoiar a formulação de ações do Poder Público e sensibilizar para a urgência de ações efetivas no que diz respeito à destinação e regularização de territórios em oito municípios (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã e Pauini) situados na região sul do Estado do Amazonas. Para tanto, o evento contou com inúmeras lideranças socioambientais representativas (veja próxima seção) de oito municípios do sul do Estado que fazem fronteiras com os Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Pará e que estão sob influência das BRs 230 (rodovia Transamazônica), 317, 319 e 364. Cabe lembrar que a oficina realizada em Manaus é parte das articulações que o fórum “Diálogo Amazonas Regularização Fundiária Urgente” e a “Aliança para Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas” vêm realizando naquela região.

A pesquisa contou com a participação de cientistas do IPAM, IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), WCS (Wildlife Conservation Society), Idesam e Aliança para o Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas. Relatos dos moradores foram coletados durante a oficina “Construindo soluções sustentáveis e coletivas sobre as áreas não destinadas do Sul do Amazonas”, que mapeou as demandas focadas, principalmente, nas Florestas Públicas não Destinadas da região.

Baixar (sujeito à disponibilidade)

Download (subject to availability)

Veja também

See also

<!--:pt-->Código Florestal e a Ciência: o que nossos legisladores ainda precisam saber<!--:-->

Código Florestal e a Ciência: o que nossos legisladores ainda precisam saber

Nessa publicação foram organizados os resumos executivos de nove estudos técnicos e científicos sobre algumas das implicações do projeto de lei de Código Florestal. Mais de 54 pesquisadores e cientistas de alto nível em diversas áreas do conhecimento participaram dos estudos completos, cujos resumos estão aqui apresentados.

Amazon Highlights 8 – 10 reasons for zero legal and illegal deforestation in the Amazon

Amazon Highlights 8 – 10 reasons for zero legal and illegal deforestation in the Amazon

In regard to the reduction of Amazonian deforestation and its associated emissions, the established target must urgently be fulfilled much before 2030, and further to this: the end of legal removal of native vegetation of the region must be sought. This newsletter lists the top ten reasons for putting an end to the destruction of the world’s largest rainforest.