Adicionalidade

Critério estabelecido pelo artigo 12 do Protocolo de Quioto, ao qual estão submetidos os projetos desenvolvidos por meio do mecanismo de desenvolvimento limpo. Sob este critério, uma atividade deve, comprovadamente, resultar na redução de emissões de gases de efeito estufa ou no aumento de remoções de CO2 de forma adicional ao que ocorreria na ausência de uma atividade de projeto. Tal critério tem como objetivo avaliar se a atividade proporciona uma redução real, mensurável e de longo prazo para a mitigação das mudanças climáticas.

Veja também

See also

Mudanças climáticas

Mudanças climáticas

Mudanças que possam ser, direta ou indiretamente, atribuídas à atividade humana, que alterem a composição da atmosfera mundial e que se some àquela provocada pela variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis.

Energia renovável

Energia renovável

É a energia derivada de fontes que não usam combustíveis esgotáveis (por exemplo, água - energia hidrelétrica; vento - energia eólica; Sol - energia solar; marés e fontes geotérmicas). Alguns materiais combustíveis como biomassa também podem ser considerados...