Artigo: O círculo virtuoso do desmatamento zero

21 de dezembro de 2015 | Artigos, Notícias

dez 21, 2015 | Artigos, Notícias

por André Guimarães, diretor executivo do IPAM, e Paulo Moutinho, pesquisador sênior

Um estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) indica um aumento de 4°C a 6°C em áreas desmatadas ao redor do Parque Indígena do Xingu (MT), bloco de florestas equivalente a Alagoas, em relação às temperaturas em seu interior, afetando a umidade na região.

Este cenário, previsto para 50 a 60 anos, efeito das mudanças climáticas, está acontecendo em 2015.

Uma equação perversa surge: aquecimento global mais desmatamento igual a menos produtividade agrícola. Em contrapartida, o estudo traz outra conclusão: a floresta melhora a resiliência local e viabiliza plantações ao redor do parque. Por isso, parar de desmatar é o melhor a fazer para enfrentar o que vem por aí.

O desmatamento zero é inexorável e ele começa na Amazônia. Compradores internacionais de commodities o exigem dos fornecedores brasileiros. Ações na região buscam caminhos para a agricultura familiar produzir mais sem desmatar e testam o uso sustentável dos recursos florestais.

Hoje há incentivos financeiros, diretos e indiretos, para compensar quem abre mão do direito de desmatar. Pagamento por serviços ambientais, crédito condicionado a normas ambientais são exemplos, ainda incipientes. Outros, como o Imposto Territorial Rural e o Plano Safra, com ajustes, têm potencial de virar o jogo. Tal pacote verde compensatório criaria uma “legião de produtores de chuva”, viabilizando a produção e a geração de energia hidrelétrica na região, que pode ser afetada pelas mudanças climáticas.

O Brasil se comprometeu a zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Continuar o desmate, legal ou não, é ilógico pelo viés ambiental ou pelo econômico, seja na Amazônia, seja no Brasil. Cortar árvores para produzir soa démodé e não nos ajuda a cumprir o prometido.

Não estamos propondo salvar um peixe ou uma árvore. Indicamos como nos preparar para um futuro de mais seca, mais calor e com menos água para plantar e gerar energia. Repensemos os planos de desenvolvimento do Brasil, para que nossas crianças tenham as mesmas oportunidades que nós tivemos.

Artigo originalmente publicado no Blog do Planeta, da Revista Época.

Leia mais sobre desmatamento zero.

Veja também

See also