Lays Ushirobira*
Nesta terça-feira (24/09), o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e o Instituto Raoni se unem à Universidade Stanford em Palo Alto, nos Estados Unidos, para um evento que terá exibição do minidocumentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro”, seguido por um bate-papo com o cacique Raoni Metuktire.
Além do chefe da etnia Mebêngôkre (Kayapó), o painel contará com participação de Beptuk Metuktire, jovem liderança da etnia e coordenador no Instituto Raoni; Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM; Lucas Ramos, coordenador da iniciativa Amazoniar do IPAM; Arun Majumdar, reitor da universidade; e moderação de Rodolfo Dirzo, professor de Ecologia da Stanford.
O evento faz parte de uma série de diálogos tradicionalmente organizados pela universidade para sua comunidade de alunos, professores e parceiros. É possível acompanhar a sessão online aqui.
Sobre “O chamado do cacique: herança, terra e futuro”
Produzido pelo Amazoniar do IPAM, com apoio do Instituto Raoni, o documentário celebra a jornada do cacique Raoni em defesa dos direitos humanos enquanto destaca a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não indígenas. Ilustra também as histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos seus direitos e cultura. Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças das mulheres indígenas.
Dean’s Lecture Series: Voices from the Amazon
Data: 24 de setembro de 2024
Hora: Das 15h às 17h (hora do Pacífico) / 19h às 21h (hora de Brasília)
Clique aqui para acompanhar o evento online
*Consultora de comunicação do IPAM