Soluções para acabar com o desmatamento são tema do quinto ciclo do Amazoniar

2 de janeiro de 2023 | Notícias

jan 2, 2023 | Notícias

Por Lays Ushirobira*

O Brasil encerrou sua participação na COP 27 (27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas) com a urgência de acabar com o desmatamento para cumprir com o compromisso global de reduzir emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura média do planeta. A boa notícia é que propostas de soluções não faltam – o desafio agora é coordenar ações para implementá-las.

Com o objetivo de democratizar informações sobre as possíveis soluções na Amazônia e encontrar formas de mobilização coletiva para colocá-las em prática, o Amazoniar vai conectar a juventude com os especialistas do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) no quinto ciclo do projeto, que será lançado em dezembro deste ano. Para isso, a equipe conversou com jovens do Brasil e de outros países para entender suas percepções sobre os impactos do desmatamento; e com especialistas do instituto sobre o que pode ser feito para proteger a floresta.

Os diálogos trarão informações em vídeo sobre quatro propostas:
1. Destinação de áreas protegidas – publicação em 05/01
2. Políticas de conservação em áreas privadas – publicação em 19/01
3. Aumento da produtividade agrícola e pecuária – publicação em 03/02
4. Comando e controle – publicação em 16/02

“Nos ciclos anteriores do Amazoniar, aprendemos como a juventude está conectada com a Amazônia. Mais do que ver grandes mudanças em prol de um futuro sustentável, os jovens querem fazer parte dessa mudança, num esforço inclusivo e coletivo. Com isso em mente, para continuar levando a Amazônia para além de suas fronteiras, fomos às ruas de diferentes cidades para dialogar sobre o principal problema da floresta: o desmatamento”, diz Lucas Ramos, coordenador do Amazoniar.

“Encontramos pessoas interessadas com sugestões lúcidas, seja em cidades inseridas na região amazônica, seja em outras longínquas do outro lado do oceano. Neste novo ciclo, o Amazoniar se propôs a mediar diálogos entre essas vozes tão diversas e o conhecimento de cientistas do IPAM sobre como vamos solucionar esse problema de grandes proporções com a participação de todos”, conta Ramos.

Sobre o Amazoniar

O Amazoniar é uma iniciativa do IPAM para promover um diálogo global sobre a Amazônia e sua importância para as relações do Brasil com o mundo. Nos ciclos anteriores, foram organizados diálogos sobre as relações comerciais entre Brasil e Europa; o papel dos povos indígenas no desenvolvimento sustentável da região e sua contribuição para a ciência e a cultura; e o engajamento da juventude pela floresta e seus povos nas eleições de 2022.

Com a proposta de levar a Amazônia para além de suas fronteiras, o Amazoniar já realizou projetos especiais, como um concurso de fotografia, cujas obras selecionadas foram expostas nas ruas de Glasgow, na Escócia, durante a COP 26; uma série de curtas que compôs a exposição “Fruturos – Amazônia do Amanhã”, do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; além de uma publicação com informações-chave para que todos possam compreender melhor o atual contexto amazônico e algumas das possíveis soluções para seu desenvolvimento sustentável.

Inscreva-se na newsletter do Amazoniar!

 

*Jornalista e consultora de Comunicação no IPAM



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also