Bem-vindo ao Projeto Tanguro: onde a ciência encontra ação para o uso sustentável da terra!

No coração de Querência, Mato Grosso, Brasil, encontra-se a base de pesquisa do Projeto Tanguro, nosso ponto de apoio desde maio de 2004. Aqui, no meio da dinâmica paisagem do Arco do Desmatamento, testemunhamos em primeira mão a intricada dança da natureza com o impacto humano em nosso meio ambiente.

Ao longo dos anos, nossa dedicada equipe atualmente composta por cinco técnicos de campo, dois cientistas residentes, juntamente com mais de 40 pesquisadores, uma dúzia de estudantes, jornalistas e formuladores de políticas públicas de sete países, acompanham meticulosamente os efeitos das transições no uso da terra, intensificação agrícola e mudanças climáticas nos ciclos da água e do carbono, temperaturas locais, produção agrícola e biodiversidade.

Desde o papel vital das florestas ripárias na preservação do metabolismo dos cursos d’água e da biodiversidade até os impactos em cascata de incêndios, fragmentação, morte de árvores, espécies invasoras e secas nos ecossistemas florestais, desvendamos a complexa teia de interações que moldam nosso ambiente.

Mas não paramos por aí. Aprofundamos-nos nas consequências dos incêndios na dinâmica dos ecossistemas e na biodiversidade, na influência dos corpos d’água nas emissões de metano e na pegada das práticas agrícolas nos níveis de nitrogênio e fósforo em nosso solo.

Através de rigorosas investigações científicas, não apenas adquirimos valiosos insights sobre o presente e o futuro de nossas florestas, mas também descobrimos caminhos para projetar paisagens mais sustentáveis e garantir a contínua prosperidade da produção agrícola.

Agora, precisamos do seu apoio para continuar nosso trabalho crucial. Sua contribuição nos permitirá conduzir mais pesquisas, fornecer recomendações políticas e advogar pela preservação de nossos preciosos ecossistemas.

Junte-se a nós em nossa missão de proteger o meio ambiente, promover práticas sustentáveis de manejo da terra e abrir caminho para um futuro mais brilhante e verde. Juntos, podemos causar um impacto duradouro em nosso planeta.

Doe para o Projeto Tanguro hoje e faça parte da solução!

Obrigada por sua generosidade e comprometimento com nossa causa.

Com gratidão, Ludmila Rattis – Coordenadora do Projeto Tanguro