Projeto supera desafios na pandemia e viabiliza capacitação on-line

2 de julho de 2021 | Notícias

jul 2, 2021 | Notícias

Quando o coronavírus se entremeou em cada canto do mundo, separando famílias e cancelando compromissos no calendário, as mudanças e as adaptações tornaram-se imperativas. No meio rural não foi diferente, e os impactos econômicos foram sentidos principalmente pelas populações mais vulneráveis.

Foi lidando com o distanciamento, a baixa qualidade da internet, com a força redobrada para se permitir aprender à distância e com tantos ajustes na própria rotina, que 94 profissionais, dentre eles técnicos (as) de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), nutricionistas, coordenadores, gestores municipais e docentes espalhados por 14 municípios do Pará, passaram pelos Programas CapGestão Amazônia e CapGestores.

Essas 94 vidas – que desde julho de 2020 se cruzaram pelas salas on-line – fizeram da distância uma oportunidade de crescer, ao abrirem espaço para receberem a bagagem dos colegas e dos facilitadores do programa, e para compartilharem o que traziam de suas experiências. Como destacou Fátima Ambé, uma das alunas do CapGestão e nutricionista em Pacajá, “minha mala está cheia de experiências boas, daquelas que conseguirei aplicar para ajudar tantos agricultores familiares.”

Os Programas CapGestão e CapGestores – promovidos pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com apoio do Instituto Humanize e em parceria com o Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, a Cooperação Alemã (GIZ) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – visam à qualificação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), públicos e privados, e dos gestores públicos de municípios paraenses com ênfase em gestão de empreendimentos de base comunitária e compras públicas da agricultura familiar, aprimorando a renda e a qualidade de vida dessa população.

“No Programa Capgestão, queremos que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de apoiar efetivamente a melhoria da gestão dos empreendimentos da agricultura familiar, a partir das técnicas aprendidas. Já no CapGestores, queremos ampliar as compras públicas da agricultura familiar para a melhoria na geração de renda destas famílias”, afirma a coordenadora do projeto e pesquisadora do IPAM, Erika Pinto.

Segundo a pesquisadora, na prática, isso significa o uso de técnicas para análise de cadeias de valor, maior sensibilidade para questões de gênero, apoio à regularização sanitária dos empreendimentos, conhecimento sobre mecanismos de diferenciação, elaboração de planos de negócio, dentre outros temas.

Plano B

Originalmente, os programas ocorreriam de maneira presencial, envolvendo 39 técnicos(as) das secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural, meio ambiente, entre outras, da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), empresas privadas de ATER, cooperativas, entre outras entidades que atuam no estado do Pará.

Sem mostrar sinais de retrocesso, no entanto, a pandemia causada pela Covid-19 fez moradia no país e escancarou a necessidade de traçar novas rotas. Para seguir com o projeto, a equipe do CapGestão/CapGestores teve que mudar os planos.

Após levantamento das condições de acesso à internet entre os participantes selecionados para a capacitação de cada município envolvido, foi definida uma nova metodologia no formato online e um conjunto de ferramentas para que os encontros virtuais fossem realizados.

Por meio da parceria estabelecida com a GIZ (Cooperação Técnica Alemã), junto ao Fundo Amazônia/BNDES, os participantes puderam utilizar a plataforma Capacitar para Desenvolver e assim, disponibilizar todo o conteúdo ministrado ao longo dos módulos oferecidos pelo programa.

Segundo a coordenadora pedagógica dos programas, Cláudia de Souza, adaptar o curso do modelo presencial para o virtual trouxe alguns desafios, como a necessidade de adequação do conteúdo e das atividades, além das dificuldades de acesso à internet.

“Ao mesmo tempo, a mudança para o formato on-line trouxe outros pontos positivos, como a participação de técnicos de 14 municípios e de convidados em cada módulo, além da realização de webinars extras e rodas de conversas semanais”, complementa a coordenadora.

No decorrer do processo, aulas on-line precisaram ser gravadas para atender àqueles que não podiam acompanhar ao vivo (ou quando a internet caía); rodas de conversa foram realizadas para integrar os grupos e assessorá-los na realização dos trabalhos; um grupo de WhatsApp foi formado para facilitar a comunicação, exclusivamente sobre os temas do curso; e os participantes puderam avaliar o programa constantemente por meio de formulários.

Os 12 meses de grandes desafios trouxeram também aperfeiçoamentos na página criada especialmente para o CapGestão e para o CapGestores no Facebook, chamada Aterbook, que traz fácil acesso a conteúdos bem divididos. Um ciclo de seminários foi realizado no final de 2020, abordando temas comuns ao projeto, e um site foi criado para abrigar todos os materiais utilizados em cada módulo dos programas. .

Abrindo as asas

O Programa CapGestão – que tem carga horária de 240 horas – foi realizado ao longo de um ano, entre julho de 2020 e junho de 2021, envolvendo 14 municípios do Pará, no âmbito do projeto “Fortalecimento de capacidades locais para a gestão de empreendimentos e ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar”, com o apoio do Instituto Humanize. Já o Programa CapGestores, com carga horária menor, de 40 horas, foi realizado entre maio e junho de 2021.

“Conseguimos superar os desafios impostos pela pandemia e, além de formar esses profissionais, agora temos uma metodologia e instrumentos que podem ser utilizados para capacitar pessoas em qualquer lugar da Amazônia”, comemora a diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM, Lucimar Souza.

A iniciativa segue voando e agora vai pousar no Cerrado. O IPAM, em parceria com o ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e a WWF (World Wide Fund for Nature), irá apoiar a implementação do Programa CapGestão para o público do Cerrado no âmbito do projeto Projeto Ceres – Cerrado Resiliente.

O Programa CapGestão Cerrado irá promover o fortalecimento de capacidades locais para a gestão de empreendimentos e ampliação da comercialização de produtos do agroextrativismo do Cerrado.

E assim o projeto segue criando pontes entre aqueles que dedicam uma parte de seu tempo para aprender, para colocar a mão na terra, para ouvir e para irradiar o conhecimento adquirido.

Confira o conteúdo programático de cada curso:

CAPGESTÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CAPGESTORES – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also