O jantar oferecido na noite de ontem (6) pelo IPAM para parceiros e amigos foi o palco do lançamento do Programa Internacional e de uma reunião informal, quando o IPAM pôde falar sobre seu aniversário de 15 anos e suas conquistas recentes e ouvir de seus convidados os desenvolvimentos de seus projetos e possíveis sinergias futuras.
Devido à forte e constante atuação do Instituto na área climática e de florestas tropicais, o Programa Internacional nasce em resposta à crescente demanda internacional por atividades de pesquisa, análise de políticas e capacitação para um desenvolvimento rural de baixa emissão de carbono nos trópicos.
O Programa será coordenado por Daniel Nepstad, co-fundador do IPAM e cientista com mais de 100 publicações na área de clima e florestas tropicais. Daniel acomodará esse novo empreendimento do IPAM em escritório baseado em São Francisco, Califórnia.
Forest Day
No dia anterior ao jantar, Daniel Nepstad teve a chance de palestrar à quase 1200 pessoas presentes no evento Forest Day, pouco antes da fala do presidente mexicano Carlos Calderón. Daniel descreveu sobre o estado da ciência climática após um ano de ataques à credibilidade do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e sobre o estado da ciência climática na região Amazônica.