Foi realizado no dia 7 de maio, em Anapu (PA), a 1° feira da produção familiar. Na ocasião produtores familiares do projeto de assentamento Bom Jardim, atendidos pelo contrato de assistência técnica rural estabelecido entre IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), além de agricultores participantes do Projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia (PAS), puderam comercializar produtos como abóbora, galinha caipira, macaxeira, plantas ornamentais, peixe, polpa de frutas, castanha-do-pará.
A feira foi realizada pela equipe do IPAM, em parceria com o Incra e a Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), além de diversos outros parceiros. O objetivo era incentivar os agricultores familiares a comercializarem seus produtos e promover a geração de renda nas propriedades rurais.
“A realização foi uma ótima iniciativa, por que a feira daqui de Anapu não é muito organizada e não tem tanta variedade de produtos”, afirmou a consumidora Leudiane Alves de Sena.
Marcio Costa Machado, representante do Incra, afirmou que, em sua primeira edição, a feira superou as expectativas. “Devemos trabalhar para dar continuidade a esse projeto, pois percebi que as pessoas gostaram muito, tanto a população como os agricultores”, disse Machado. “O sucesso dessa feira irá motivar outros agricultores a participarem e isso é bom, pois contribuirá para a diversificação de produtos oferecidos.”
Segundo o agricultor Antonio José Gomes da Silva, a feira é importante porque incentiva os agricultores a produzirem e comercializarem seus produtos. “É uma iniciativa que desperta as famílias do campo a plantarem e a produzirem mais para o seu sustento. Isso é importante para garantir um alimento saudável na mesa do povo da região e consequentemente gerar renda para os agricultores familiares.”
“Para mim essa feira foi ótima. Além de comercializar nossos produtos, também pudemos rever os amigos de outras vicinais, e isso é maravilhoso. A venda dos produtos foi ótima, se não tivesse a feira eu não ia conseguir vender minhas coisas com essa rapidez”, destacou o agricultor Raimundo de Jesus Félix.
Até o final deste ano está prevista a realização de mais doze edições da feira da produção familiar nos municípios de Anapu e Pacajá, ambos na região oeste do Pará (seis em cada município). A próxima acontecerá em Pacajá no dia 20 de maio.