2011 foi eleito, pela ONU, o Ano Internacional das Florestas e para fechar esse ciclo a Organização irá anunciar os maiores protetores das florestas, de todo o mundo, no início de fevereiro.
A iniciativa faz parte do Forest Heroes Programme & Award (Programa & Prêmio Heróis da Floresta, em português), que durante todo o ano de 2011 selecionou pessoas de todos os cantos do planeta que trabalham de forma heróica para proteger e gerir nossas matas.
Ao todo, a ONU recebeu noventa indicações de heróis da floresta, de 41 diferentes países, e selecionou quinze finalistas para concorrer à fase final da premiação. Entre eles, dois brasileiros: o jornalista Felipe Milanez, que atua em sua profissão com a intenção de retratar a realidade dos povos da floresta e promover um debate público sobre a atual situação da Amazônia e Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia, do Greenpeace Brasil, que em 2001 liderou uma ação no bioma que resultou na proteção de 1,6 milhões de hectares de Floresta Amazônica.
Leia mais no site da National Geographic Brasil