O auditório do Hotel Globo, em Altamira (Pará) ficou pequeno para receber as mais de 70 pessoas de instituições como Ibama, Incra, Serviço Florestal Brasileiro, Emater, sindicatos, secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de municípios da região, entre outras, que participaram da assinatura do Memorando de Intenções visando à criação de um acordo intermunicipal para a concepção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável baseado na redução do desmatamento e queimadas e na criação de um programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
O Memorando foi firmado dia 5 de maio, entre representantes das prefeituras de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Pacajá e Senador José Porfírio. O evento foi coordenado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e pela Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), com apoio da Embaixada Britânica e do Ministério do Planejamento, através do Projeto Brasil Municípios.
Nos próximos meses, haverá uma ampla discussão entre os municípios para decidir qual o melhor modelo jurídico para formalizar esta parceria, além da formulação de um plano de trabalho conjunto para definir as ações prioritárias.
Saiba Mais: Cinco municípios no Pará se unem contra o desmatamento
Leia também na biblioteca do IPAM:
– Fundamentos para um novo modelo de desenvolvimento rural: o exemplo da região Transamazônica