Pesquisadora do IPAM é citada na Lista Forbes das Mulheres Doutoras do Agro

16 de outubro de 2023 | Notícias

out 16, 2023 | Notícias

A pesquisadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) Fernanda Xavier entrou para a Lista Forbes das 100 Mulheres Doutoras do Agro, publicada no domingo (15). A relação foi divulgada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Rural. A revista dos Estados Unidos é voltada para negócios e economia.

Geógrafa, Fernanda é doutora desde 2014 em geociências e meio ambiente, com foco em geofísica aplicada a estudos de contaminações subsuperficiais. Trabalha no escritório do IPAM de Mato Grosso, em Cuiabá, desde o início de 2022, como pesquisadora de políticas públicas e desenvolvimento com foco nos impactos positivos nas florestas, comunidades e no ordenamento territorial.

“Esse é um reconhecimento importante e demonstra que há muitas mulheres qualificadas emprestando o seu conhecimento para contribuir com a sociedade e natureza, em uma paisagem que é tão diversa, tão complexa e tão importante quanto é a nossa”, diz a pesquisadora.

Segundo a publicação, o número de mulheres com doutorado tem crescido no Brasil. Os dados mais recentes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mostram que, em seis anos, entre 2013 e 2019, houve um crescimento anual de 61% no número de doutoras no país. No total, as mulheres passaram de 8.315 para 13.419, superando os homens, que foram de 7.336 para 11.013, no mesmo período.

O doutorado, também conhecido como Ph.D. (Doctor of Philosophy), é o mais alto grau acadêmico que uma pessoa pode obter em uma determinada área do conhecimento. O pós-doutorado é considerado um aperfeiçoamento. “Essas mulheres doutoras representam uma nova geração no campo, altamente especializada”, diz o texto.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2023/10/lista-forbes-das-100-mulheres-doutoras-do-agro/

Veja também

See also