É com profundo pesar que o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) recebe a notícia do falecimento de Michael Rosenauer, diretor nacional da GIZ (Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável) no Brasil.
Sociólogo de formação, a trajetória de Michael foi marcada pelo estudo robusto e respeitoso da América Latina e pelo seu empenho no desenvolvimento sustentável e justo de toda a região. Ao longo de sua carreira, que extrapola limites de fronteiras e áreas de pesquisa, inspirou a todos que acompanhavam sua missão de preservação e esperança.
Na GIZ, onde atuou de maneira brilhante por mais de três décadas, se destacou por sua capacidade de inovar e inspirar corações de diferentes gerações, que agora levarão em frente seu legado de cooperação e respeito. Através do seu conhecimento profundo da instituição e da região, foi peça fundamental para o sucesso de projetos com cooperação entre Brasil e Alemanha em áreas como energias renováveis, proteção da biosfera e mudanças climáticas.
A morte de Michael Rosenauer deixa um sentimento de imensa tristeza em todos aqueles engajados na busca de um mundo mais justo, sustentável e empenhados na construção de um futuro melhor.
Nossos profundos sentimentos de solidariedade e gratidão aos familiares e amigos pela perda.