Nota de pesar: Genisvan Melquior, do CIR, deixa legado de proteção territorial

18 de junho de 2025 | Luto

jun 18, 2025 | Luto

É com profundo pesar que o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) se despede de Genisvan Melquior André, parceiro do Instituto e técnico em Sistema de Informação Geográfica do CIR (Conselho Indígena de Roraima), onde atuou por 15 anos.

Do povo Macuxi, TI (Terra Indígena) Raposa Serra do Sol, em Roraima, Genisvan foi fundamental para a criação do sistema SOMAI-ACI (Sistema de Observação e Monitoramento da Amazônia Indígena e aplicativo Alerta Clima Indígena). As plataformas reúnem, registram e disseminam dados e informações sobre territórios indígenas da Amazônia.

“Foi uma pessoa que nos ensinou a pensar o etnomapeamento, entender como a tecnologia pode estar a favor dos povos indígenas. Seu conhecimento sobre monitoramento e proteção territorial deixa um legado para todos nós”, afirma Martha Fellows, pesquisadora do Núcleo de Estudos Indígenas do IPAM.

Seu talento não se resumia ao monitoramento territorial: foi membro da banda Caxiri na Cuia, da TI Raposa Serra do Sol, como tecladista. O grupo toca forró regional com letras sobre a cultura, lutas e conquistas dos povos indígenas de Roraima.

O IPAM agradece pela amizade e contribuições de Genisvan ao Instituto e presta sua solidariedade aos familiares, amigos e aos membros do CIR pela perda.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also