Nosso apoio a Almir Suruí, mais um indígena intimado pela Polícia Federal

3 de maio de 2021 | Opinião

maio 3, 2021 | Opinião

Mais um líder indígena brasileiro, Almir Suruí, foi indiciado pela Polícia Federal em abril por questionar políticas federais voltadas às populações tradicionais. Tal qual a coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Sonia Guajajara, ele é acusado de difamação pela Funai – órgão que deveria proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil.

Suruí foi premiado em 2008 pela Sociedade Internacional de Direitos Humanos e reconhecido, em 2013, pelas Nações Unidas como “Herói da Floresta”. Ele tem longa trajetória na defesa da pauta indígena e do meio ambiente. Nos últimos meses, colocou-se a serviço da proteção de seu povo contra o novo coronavírus. A população indígena é uma das mais vulneráveis à pandemia de covid-19, situação que tem sido agravada pela subnotificação de casos e mortes, criando dificuldades para uma vacinação correta.

O IPAM manifesta seu apoio público a Almir Suruí, aos povos indígenas e a outras figuras públicas que têm sofrido questionamentos por críticas feitas ao governo federal. O uso da máquina do Estado para tentar cercear a liberdade de expressão e de opinião fere preceitos fundamentais da democracia e das liberdades individuais consagradas no Artigo 5º da nossa Constituição Federal, e fragiliza as ações de controle social das políticas públicas nacionais.

 

Veja também

See also