México – Entre 24 e 26 de setembro, representantes indígenas e organizações de camponeses de vários estados do México se reuniram com organizações da sociedade civil mexicana e internacional e com representantes indígenas de outros países em Felipe Carillo Puerto, capital da Zona Maya, para discutir direitos sociais relativos a políticas sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
Organizações da Sociedade Civil e de movimentos sociais do México, Estados Unidos, Bolívia, Brasil, Equador, Filipinas e Kenya estavam representadas no evento. Durante a reunião, organizada pelo Fórum Internacional sobre Globalização (IFG), ONGs mexicanas e organizações camponesas apresentaram o estado atual das políticas de pagamentos por serviços ambientais e de REDD no México. A discussão sobre garantia dos direitos dos indígenas e comunidades locais diante destas políticas foi enriquecida com exposições de representantes indígenas de outros países, tais como Victoria Tauli-Corpuz, das Filipinas e presidente do Forum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas, María Saravia (CIDOB -Bolívia) e Joseph Ole Simel do Kenya, apresentaram a situação de povos indígenas em seus países e no mundo.
Organizações da sociedade civil como IPAM, Conservation International (EUA) e Amigos da Terra (EUA) também contribuíram com apresentações sobre oportunidades, riscos e salvaguardas de REDD. Neste sentido, o IPAM colaborou com a exposição sobre os Princípios e Critérios Socioambientais de REDD +, elaborados por meio de consultas públicas com comunidades locais da Amazônia brasileira.
Todas as apresentações foram seguidas de ricos debates com intensa participação dos membros de movimentos sociais indígenas e camponeses do México. Ao final, com base nas apresentações e debates, foram elaboradas propostas e estratégias de intervenção de organizações da sociedade civil e dos movimentos indígenas e camponeses para a décima sexta Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP16), que será realizada em Cancun em dezembro.