IPAM promove exposição sobre a Amazônia no metrô de São Paulo

5 de setembro de 2022 | Notícias

set 5, 2022 | Notícias

Ana Carolina Moraes*

A biodiversidade e a cultura dos povos originários da Amazônia estão retratadas em uma exposição do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) na estação Adolfo Pinheiro, na cidade de São Paulo. Durante o mês de setembro, os passageiros vão encontrar painéis informativos sobre a região para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Via Mobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás do metrô e 8 e 9 de trens metropolitanos.

Com o tema “Amazônia De Todos”, a exposição é composta por 20 telas sobre a região, com fotos e textos que mostram a importância da floresta para o clima, o ecossistema e a sociedade. Para isso, foram selecionadas fotografias feitas por colaboradores do instituto em visitas de campo. O objetivo é compartilhar informações sobra a região com o público da capital paulista. “A Amazônia é nossa potência econômica, ambiental e social. Preservar a floresta é a única alternativa para garantir o futuro desta geração e das próximas, tornando possível uma existência humana de qualidade neste planeta”, destaca o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães.

Presente em 58,9% do território brasileiro, a Amazônia Legal inclui os Estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. A floresta presta serviços ambientais e ecológicos essenciais para o bem-estar das pessoas no planeta: qualidade do ar, estoques de água e o equilíbrio do clima. Para a jornalista e responsável pela exposição, Ana Carolina Moraes, a iniciativa busca relacionar o que acontece na Amazônia aos impactos socioambientais e econômicos: “Nesta exposição estamos mostrando, de forma prática e visual, como estas realidades estão conectadas”.

A exposição “Amazônia de Todos” faz parte da Virada Cultural Amazônia de Pé, que reúne mais de 600 eventos gratuitos em todo o Brasil até 10 de setembro. A programação em cada Estado está disponível no site.

Serviço:
Exposição “Amazônia de Todos”
Até 30 de setembro na Estação Adolfo Pinheiro (Linha 5- Lilás) – sentido Chácara Klabin

*Jornalista e especialista em mídias sociais no IPAM

 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also