Por Luiza Melo*
Dos dias 3 a 5 de abril, representantes da sociedade civil e do setor privado se reúnem no CDS (Auditório Cerrado do Centro de Desenvolvimento Sustentável) da UnB (Universidade de Brasília) para debater os impactos adversos da mudança do clima no curso de Fundamentos da Mudança do Clima. Nos dias 10 a 13 de abril, a capacitação será voltada aos servidores públicos do GDF (Governo do Distrito Federal), no auditório do Detran.
A iniciativa é uma parceria entre o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o Projeto CITinova e a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal) e tem como objetivo debater políticas públicas para o cenário climático nacional e distrital. Participaram da abertura representantes do Instituto e o secretário da SEMA, Antônio Gutemberg Gomes.
Durante o curso, os ouvintes têm a oportunidade de conhecer os principais conceitos relacionados às mudanças climáticas e explorar as bases científicas que norteiam as discussões ambientais. Com aulas teóricas e atividades dinâmicas, a capacitação apresenta palestras sobre diversos temas socioambientais, como, por exemplo, a atuação do setor financeiro e da indústria na implementação das políticas de clima e o papel da sociedade civil e da agricultura familiar para o meio ambiente.
Temáticas relacionadas diretamente ao clima do Distrito Federal também entram em pauta. Ao longo da capacitação, os principais cenários das mudanças climáticas serão discutidos e haverá apresentação do Plano Carbono Neutro. Ao final do curso será feito um teste online para avaliação dos participantes e serão emitidos certificados que estarão disponíveis no site da SEMA.
“É necessário que todos os setores da sociedade trabalhem em conjunto em ações de mitigação e adaptação à mudança do clima. Esse curso contribui para a ampliação desse conhecimento e promove um debate sobre o papel de cada setor para o enfrentamento desse problema”, afirma a pesquisadora de políticas públicas do IPAM Raissa Miriam.
Estagiária sob supervisão de Sara Raira Leal*